05 benefícios do marketing digital para sua empresa

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05 benefícios do marketing digital para sua empresa

27 de abril de 2018
Designlab

Conheça 05 benefícios do marketing digital que podem fazer sua empresa decolar!

A internet chegou para transformar a vida de todo mundo! Hoje em dia é possível fazer compras sem sair de casa, conhecer pessoas e fazer reuniões de trabalho.

As empresas também não ficam de fora desse avanço da tecnologia. Para acompanhar as mudanças, é preciso inovar.

Por isso, elas precisaram adotar novas ferramentas, formatos e canais. O marketing digital pode te ajudar nisso!

Conheça agora, então, os 05 principais benefícios do marketing digital, especialmente para pequenos negócios:

1. Ter um perfil online:

Ao ter contato com alguma marca, muitos consumidores já pesquisaram diretamente pelo seu site ou redes sociais.

A verdade é que eles são curiosos, e por isso, querem conhecer a identidade da marca, saber informações e sentir confiança antes mesmo de comprar.

Por isso, é preciso ter uma presença online consistente, em diferentes canais, para que o consumidor encontre a sua empresa na internet.

Com esse grande avanço da tecnologia, a maioria dos consumidores estão sempre na internet para se informar e interagir.

Então, é necessário que você também esteja por lá para estar sempre na lembrança deles. Caso contrário, outras empresas vão ocupar o seu lugar.

2. Segmentar o público:

Embora o potencial de alcance da internet seja enorme, e esse é também um dos benefícios do marketing digital, o seu grande diferencial é o poder de segmentação do público.

Na internet  também é possível falar com um público muito específico, que esteja interessado no seu produto ou serviço.

A segmentação é possível desde o primeiro contato do público com a marca, através de anúncios nas redes sociais, por exemplo.

Isso faz com que toda a experiência de compra seja ainda mais satisfatória e crie um sentimento positivo no usuário.

Esse usuário vai receber apenas conteúdos direcionados ao seu perfil, comportamentos e interesses.

A segmentação também pode ser usada para oferecer ofertas e conteúdos de acordo com as etapas da jornada de compra.

Dessa forma, um envio de e-mail marketing só é realizado quando a empresa identifica que o usuário já está na etapa desejada.

A internet permite que o próprio usuário forneça informações sobre ele mesmo de duas formas:

  • Seja por conta própria (ao preencher um formulário, por exemplo);
  • Seja por meio dos cookies do seu navegador (que rastreiam seus passos na web).

Assim, as empresas analisam esses dados sobre os consumidores e elaborar estratégias segmentadas para cada tipo de público.

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3. Fidelizar os clientes:

Mesmo depois de finalizar uma venda, é importante as empresas manterem contato com o cliente.

Isso ajuda a estimular uma recompra ou uma recomendação da marca para outras pessoas.

Essas estratégias de marketing, que fazem parte da fidelização de clientes, valem muito mais a pena que o processo de aquisição, que pode ser mais caro e trabalhoso.

Na internet você tem diversas ferramentas e canais para não perder o contato com o cliente.

Um exemplo disso são os conteúdos de blog: eles podem nutrir o relacionamento com a empresa e despertar o interesse em uma nova compra.

Outro exemplo: ofertas personalizadas por e-mail podem sugerir produtos complementares à última compra do cliente.

O importante é conhecer bem o perfil e os interesses de cada pessoa para fazer as ofertas certas, pois ela precisa se sentir notada e valorizada pela sua empresa para voltar a comprar. Por isso, também é bom oferecer vantagens para quem já é cliente.

4. Competir com maiores empresas:

Muitas vezes uma empresa pequena tem receio de iniciar uma estratégia de marketing digital por acreditar que estará em desvantagem em relação aos concorrentes de grande porte.

Porém, essa diferença é muito mais gritante no marketing offline, que na maioria das vezes exige investimentos mais robustos.

Anunciar na TV, no jornal ou no rádio é inviável para a maioria das pequenas e médias empresas, por isso, acaba tendo espaço apenas para quem tem mais verba.

Já o ambiente online oferece melhores condições de equiparação dessa diferença.

Com publicações consistentes em um blog corporativo e nas redes sociais, por exemplo, já é possível atrair interessados e engajar a audiência.

E, caso uma pequena empresa queira investir em mídias pagas, pode começar com uma verba pequena e também ter ótimos resultados.

O importante é que as estratégias sejam focadas no público certo e que as técnicas sejam executadas profissionalmente — com eficiência e qualidade —, mesmo que os recursos sejam limitados.

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5. Ter resultados de longa duração:

O marketing digital oferece meios pagos e orgânicos para divulgar sua empresa e se relacionar com seus clientes.

Entre os orgânicos, estão o marketing de conteúdo e a otimização para buscadores (SEO) que, oferecem resultados duradouros.

IMPORTANTE: Lembre-se sempre de fazer a revisão do conteúdo, é muito importante.

Uma boa estratégia de conteúdo gera lucros para a empresa, que continuará obtendo resultados com aqueles posts ao longo do tempo.

Mesmo com o passar do tempo, o blog ainda pode ser acessado, continuando a gerar acessos e conversões.

 

Ps: Preste atenção, você deve sim ir atrás de novos clientes, mas não deixe os clientes que são de sua empresa de lado, sempre entre em contato com eles, procure saber se precisam de algo, mostre que você realmente se importa com eles.

Ps²: Investir nestas estratégias é o ideal para alavancar os seus negócios e engajar seu público-alvo e seus clientes online.

Está esperando o que para começar a produzir conteúdo e crescer no mercado digital? Fale conosco e traga sua empresa para a Designlab.