Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?
Design é tudo Como nasceram as logos famosas

Se você se interessa por design, especialmente pelas histórias associadas a marcas de sucesso, você vai amar essa matéria.

 

Sabe quando você está vendo um filme, uma série e aparece na abertura a logo da produtora? Ou quando você é impactado por uma empresa por conta do design? Pois bem. Depois de anos olhando as logos famosas é hora de descobrir como elas surgiram.

Você pode achar que as marcas são um fenômeno recente, nascido no início do século passado. Na verdade a história das marcas famosas (ou não) é muito antiga! Existem indícios de elementos que deram origens ao conceito de marca há mais de 2 mil anos.

Resolvemos reunir uma lista com 10 logos famosas — e as histórias por trás do design e da sua criação. Veja a seguir:

 

1 – WWF

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

A logo acima pertence a World Wide Fund For Nature — ou Fundo Mundial para a Natureza —, e, além de ter um enorme apelo visual, a imagem desperta o lado emocional do público. Isso porque o urso que compõe a logo foi inspirado em um animal real, a famosa panda gigante Chi-Chi, que viveu no zoológico de Londres de 1958 até sua morte, em 1972.

 

 

2 – Samsung 

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

 

O nome do grupo com sede em Seul, na Coreia do Sul, em coreano significa “três estrelas”. Tanto que, antes de a companhia adotar a logo atual — que traz o nome do grupo dentro de uma forma ovalada azul com uma rotação de aproximadamente 10° sobre seu eixo —, a marca trazia as estrelas incorporadas. Veja a evolução a seguir:

via GIPHY

 

3 – DreamWorks

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

O logo da DreamWorks pretendia mostrar um homem sentado na lua pescando. O designer que o desenhou, Robert Hunt, decidiu fazer uma pequena modificação e ilustrar um menino ao invés de um homem e esta versão adaptada dele foi a escolhida. A parte que poucos sabem é que Robert usou como inspiração o seu filho (na imagem acima) para criar as características do tão conhecido menino na lua.

 

4 – Subway

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

Se você prestar atenção no design da logo da Subway, vai notar que tanto a primeira letra como a última, ou seja, o “S” e o “Y”, contam com setas, e elas representam a entrada e a saída do metrô — lembrando que “subway” é a forma como os norte-americanos chamam esse sistema de transporte. Além disso, a imagem simboliza a ideia de que os alimentos vendidos nas lanchonetes podem ser consumidos enquanto as pessoas seguem seus caminhos.

 

5 – Paramount

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

Para o logo da Paramount, o artista William Hodkinson desenhou uma montanha muito similar com a Ben Lomond localizada em Utah, onde ele cresceu. Na versão original, criada em 1914, existem 24 estrelas: o número de atores que assinaram um contrato com o estúdio, no entanto a nova versão possui apenas 22 estrelas e ninguém sabe o motivo.

 

6- Nike

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

Embora tenha um formato que lembra o sinal de “visto” ou de “correto”, o design da logo da Nike foi inspirado na mitologia grega. O símbolo representa uma das asas da deusa da vitória chamada Nice, que, em grego, é conhecida pelo nome de Nike.

 

7 – Pepsi 

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

Criada em 1893 pelo americano Caleb Bradham, farmacêutico da Carolina do Norte, a Pepsi originalmente chamava-se Brad’s Drink, em referência ao nome de seu criador.A invenção começou sendo vendida como xarope: além de ser revigorante, ajudava na digestão. Foi só em 1898 que Bradham passou a comercializá-lo como bebida, com o nome de Pepsi-Cola.

Em 1950, a marca ganhou também a cor azul, e em 1962, perdeu a palavra “Cola”, ficando então conhecida somente por Pepsi.

 

8 – Bluetooth

A palavra Bluetooth foi inspirada no sobrenome de um rei dinamarquês do século 10 chamado Harald blátonn Gormsson, responsável por unificar a Noruega e a Dinamarca em um só reino. Acontece que o monarca não devia ter um sorriso muito saudável, pois foi apelidado de “Bluetooth” — ou “dente azul”, em tradução livre. Já a logo foi influenciada pelas runas nórdicas que se assemelham à letra “H” (que se chama Hagall) e a “B” (chamada Bjarken), e o símbolo estilizado trazendo as duas letras combinadas representa a conexão que o Bluetooth estabelece entre dois dispositivos eletrônicos.

 

A palavra Bluetooth foi inspirada no sobrenome de um rei dinamarquês do século 10 chamado Harald blátonn Gormsson, responsável por unificar a Noruega e a Dinamarca em um só reino. Acontece que o monarca não devia ter um sorriso muito saudável, pois foi apelidado de “Bluetooth” — ou “dente azul”, em tradução livre.

Já a logo foi influenciada pelas runas nórdicas que se assemelham à letra “H” (que se chama Hagall) e a “B” (chamada Bjarken), e o símbolo estilizado trazendo as duas letras combinadas representa a conexão que o Bluetooth estabelece entre dois dispositivos eletrônicos.

 

9 –  Warner Bros.

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?
Esse logo aparenta ser bem direto: um escudo com a inicial dos fundadores, os irmãos Warner. Porém, o que poucos sabem é que existe um significado”subliminar” por trás disso, uma vez que esse não era o sobrenome real deles. Os familiares dos donos dos estúdios na realidade eram imigrantes do império Russo e o sobrenome real deles era na verdade Wonskolaser.

 

10 – Walt Disney

Design é tudo! Como nasceram as logos famosas?

O logo do estúdio de animação mais famoso do mundo sempre foi visto como um castelo de algum conto de fadas. Entretanto originalmente a inspiração para ele foi o castelo Neuschwanstein, na Alemanha. Como todos já acreditavam que na verdade se tratava de um castelo de conto de fadas em 2006 ele foi substituído pelo castelo da Cinderela que foi construído na Disneyland em Paris.

Saiba Mais Sobre Nossas Estratégias

Copyright © 2016 Designlab. Todos os direitos reservados.

Seja nosso próximo case de sucesso!

Form Avançado
Até R$ 4.000