Design pode ajudar os negócios no marketing digital.

Explicamos como o design pode ser uma ferramenta de marketing digital poderosa para as empresas. Vamos conferir?

A importância do Design no Marketing Digital.

Muito além da questão estética, o design é essencial para a identificação do público com o seu produto. O design é capaz de impactar diretamente na hora da decisão de compra.

Quando falamos em design, as pessoas geralmente pensam em objetos ou peças gráficas premiadas. Sabemos que, elementos clássicos do design visual, como cores, tipografia e grafismos, reunidos num bom layout, desempenham um papel importante sob os consumidores.

Entretanto, o design pode ir muito além disto.

Um designer, pode mudar a forma como as empresas desenvolvem produtos, serviços, processos e estratégias. O que chamamos de Design Thinking. Digamos que essa abordagem reúne o que é desejável pelo público ao que é tecnicamente e economicamente viável.

Muitos gestores e donos de empresas mais velhos, estão acostumados com outras técnicas, digamos que, antepassadas, e não dão importância para essa parte. Muitas vezes, deixam de lado a identidade visual por acreditar que o Design é supérfluo, responsável apenas por deixar as coisas mais “bonitas”. Mas na verdade, o design é um elemento essencial para criar um diálogo com o seu lead, gerar reconhecimento e identificação com o seu produto.

Transformação do Marketing Digital

Já que citamos no páragrafo acima os gestores mais “atrasadinhos”, precisamos falar sobre a transformação digital e os motivos pelos quais é importante acompanhar o ritmo do mercado e da tecnologia. Vamos recodar grandes nomes que se lascaram, equivocaram, ao prestarem tais afirmações:

Em 1877, Ken Olsen presidente da DEC falou: “Não há motivo algum para que as pessoas queiram ter um computador em casa”.

Há pouco mais de 20 anos, Robert Metcalfe, co-inventor da Ethernet, disse: “A internet vai, em breve, se tornar uma espetacular supernova e em 1996 entrará em colapso catastroficamente.”

Em 2007, Steve Ballmer, ex-presidente executivo da Microsoft chegou a falar: “Não existe nenhuma chance de que o iPhone se torne um sucesso de mercado.”

Sabe o que isso significa? Que pessoas inteligentes, com acesso às informações mais atuais durante seu período de gestão, foram incapazes de prever o que viria logo a seguir.

De nada adianta você ser CEO, Presidente, Gestor ou Co- alguma coisa, se seus conhecimentos limitam-se ao passado.

Ainda que o impacto do avanço das tecnologias seja tão evidente no nosso dia a dia, algumas empresas ainda subestimam o poder do digital.

O design como uma ferramenta de captação. 

O foco no comportamento e personalidade do consumidor, da concepção da ideia à implementação de um produto/serviço, é fundamental para a entrega de uma identidade visual coesa.

O design compõe a linha de frente de uma campanha e produto: são esses dois elementos combinados que fazem a interface produtor-comprador funcionar. Uma identidade visual e um texto com o qual você o consumidor se identifica, influencia na decisão de compra.

Já foi comprovado que as pessoas tendem a se identificar visualmente com produtos, por isso é tão importante investir na apresentação da mesma forma que nos preocupamos com a qualidade.

Design pode ajudar os negócios no marketing digital.

Identidade visual que criamos para o cliente Volt Fit

5 dicas fundamentais da Designlab sobre design thinking no marketing digital:

  • Entenda o problema e urgência do seu cliente – Normalmente o problema apresentado é só a ponta do iceberg. Observe-o sobre diferentes pontos de vista para ter uma visão holística.
  • Abrace as diferenças – Viva a criatividade. Agregue pessoas de áreas diferentes, com diferentes experiências, aproxime ideias que a princípio pareçam desconexas.
  • Compreenda – Pesquise. Fale com o consumidor. Crie um roteiro de entrevistas para entender o que ele pensa, sente, fala e faz. Então, identifique nas respostas deles, suas principais dores e necessidades.
  • Valores e relações – Associe valores a coisas tangíveis. Estreite as conexões entre as Empresa X Pessoas criando engajamento emocional.
  • Otimize – Estabeleça metas de curto prazo e teste suas ideias. Quanto mais rápido você descobrir o que está dando errado, mais rápido vai ter sucesso.

Outros pontos fundamentais sobre design no marketing digital:

  • Pesquise por referências
  • Seja coerente
  • Tenha cuidado com o que chama atenção
  • Seja original em sua abordagem
Design pode ajudar os negócios no marketing digital.

Identidade visual criada para o cliente Tyent Brasil

DICA BÔNUS:

O design é seu aliado!

Apesar de não ser o único fator que influencia na decisão de compra, o design é muito importante para o marketing digital. Ele e a copy (texto que acompanha a arte) são os elementos que traduzem o que é o seu produto, além de promoverem o diálogo entre o produtor ou afiliado e o consumidor.

 

 

 

 

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