Endomarketing: adote esse método no seu negócio

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Endomarketing: adote esse método no seu negócio

12 de julho de 2021
Designlab

Endomarketing é um conjunto de estratégias benéficas que melhoram a visão que os colaboradores têm sobre sua empresa.

Isso acontece a partir de ações que otimizam a comunicação das equipes, as políticas do negócio, os incentivos aos profissionais e até a cultura organizacional do ambiente.

O RH e o marketing são os responsáveis pela criação e implementação do endomarketing. Isso também é chamado de marketing interno, e devem trabalhar em parceria para que as ações sejam adotadas fielmente.

Além disso, enquanto o RH visa a cultura da empresa e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, o setor de marketing traça estratégias de comunicação para a companhia.

Quando ambos setores unem suas forças para engajar o público interno, o endomarketing surge, focando na experiência e no relacionamento do profissional com a sua empresa.

Você conhece os 6 benefícios do endomarketing?

Esses benefícios abrangem os profissionais dos diversos setores da sua empresa.

Unindo as equipes e otimizando a visão que possuem da sua empresa, o que torna o endomarketing uma vantagem competitiva no mercado pelos seguintes motivos:

Motiva os colaboradores:

O marketing interno promove uma série de ações.

Busca o engajamento e a motivação dos colaboradores, que é resultado de um conjunto de estratégias elaboradas pelo RH e marketing.

Todavia, quando os seus profissionais sabem que a empresa se preocupa em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e que promova bem-estar, eles se sentem mais engajados com o negócio.

Otimiza a produtividade:

A produtividade é maximizada quando há adoção do endomarketing, tanto pela motivação dos colaboradores quanto pelas boas estratégias de engajamento.

Além disso, os profissionais se tornam mais proativos e trazem melhores resultados para sua empresa.

Diminui o turnover:

Uma das grandes questões que o RH lida são com as altas taxas de turnover, certo?

Por isso, quando há a motivação e profissionais satisfeitos não existe motivo para se preocupar com a rotatividade dos colaboradores.

Um ambiente de trabalho que faz com que eles se sintam acolhidos tende a ser bem valorizado, o que reduz drasticamente o turnover.

Envolve os profissionais com a demanda da empresa:

Se sua empresa se preocupasse com suas necessidades pessoais e sugestões, você se tornaria mais leal à ela e cumpriria suas demandas?

Ademais, quando a empresa tem um toque mais humano, ela impacta seus profissionais de forma positiva. Tornando-os leais e comprometidos com o que é determinado para o negócio.

Alcança um clima organizacional saudável:

Nós sabemos da importância do clima organizacional para o andamento da companhia, não é mesmo? Ele é importante para que haja uma união entre os colaboradores e um fluxo constante das atividades.

Quando o endomarketing, o bem-estar e a qualidade de trabalho são levados em consideração.

Tornando os benefícios relacionados à esse clima mais visíveis, afetando positivamente o desempenho da equipe e os resultados alcançados.

Aumenta o bem-estar dos colaboradores e a qualidade de trabalho:

Não há como discordarmos que trabalhar pode ser estressante em alguns momentos. E é por isso que trouxemos esse último benefício:

o bem-estar dos seus profissionais e a qualidade de trabalho que é alcançada com o endomarketing.

Sua empresa se preocupa, por exemplo, com a saúde dos colaboradores? Deveria!

Para conquistar um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e agradável é preciso que o marketing e o RH elaborem estratégias de endomarketing que incentivem o bem-estar dos profissionais, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a saúde mental das equipes.