Ferramentas de marketing digital que são 🔝 Planejamento estratégico

Ferramentas de marketing digital são essenciais na hora do planejamento estratégico.

As ferramentas de marketing digital te ajudam a organizar suas tarefas, principalmente na hora de otimizar as ações online e isso agiliza os resultados .

Um bom trabalho precisa de bom planejamento estratégico. Aliás, para tudo na vida é preciso se planejar. Pense na sua rotina pessoal: “Planejar o dia, planejar a semana, planejar o mês, planejar o ano…e etc.”

No âmbito do marketing digital é a mesma coisa. O planejamento das ações, campanhas, produtividade e das estratégias precisam ser bem alinhadas para que os efeitos positivos comecem a surgir.

Mas atingir metas é só o final de um processo! Antes é preciso definir como traçar caminhos para transformar ideias em resultados.

O método muda e as ferramentas mudam, mas o objetivo é sempre o mesmo: focar a energia e a atenção para apresentar os frutos aos clientes. Essa é a função do Planejamento Estratégico.

Nesta matéria vamos falar sobre as estratégias digitais e sobre as ferramentas de marketing digital que apressam os processos internos.

1. Google Analytics
Campeã em disparada. Essa é a ferramenta mais utilizada para medições dos sites, pois ela faz uma radiografia incrível das visitas e dos visitantes. O Analytics mostra todo o caminho que o usuário percorreu no site, de onde veio (rede social, buscador), localização, de onde está acessando (mobile, desktop), quais páginas acessou, quanto tempo ficou em cada etc. A partir desse rastreio minucioso, é possível medir o ROI e analisar quais estratégias têm funcionado (ou não) para aumentar o tráfego no site.

2. Sistema de Gerenciamento de conteúdo e SEO 

Para sites e empresas na área dos negócios, o sistema de gerenciamento de conteúdo é indispensável. Um bom conteúdo atrai um público segmentado e mais propenso a se aproximar da sua empresa/marca, afim de consumir seus produtos/serviços. Para que serve? Aproximar e estreitar o relacionamento entre empresa X público, posicionar bem o site nos buscadores de forma orgânica, criar conteúdo que atenda a uma demanda já existente, através de palavras-chave ou por meio de plugins e análises. Principais ferramentas CMS: Blogs, WordPress, Yoast SEO.

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3. E-mail marketing 

O e-mail marketing é opção para consolidar um relacionamento de confiança com os clientes, seja pela oferta de conteúdo relevante, promoções exclusivas e para resolver qualquer falha de comunicação entre empresa X público. Sem contar no principal ativo de uma campanha digital: reunir contato de pessoas interessadas no seu produto ou serviço. A plataforma mais usada pelas empresas hoje é o Mailchimp, onde você pode-se criar diversas campanhas personalizadas e, ainda, obter dados das análises de desempenho e mensuração dos resultados dos seus disparos.

4. Mídias Sociais

Com tantas redes sociais para gerenciar e diversas estratégias de marketing para adotar, como horários para postagens e tipos de conteúdo, é extremamente importante ter uma ferramenta para gerenciar todo o trabalho. Contudo, a maioria das agências e empresas ainda não usa nenhuma ferramenta para esse monitoramento. Essas ferramentas estimulam a produtividade por meio do pré-agendamento de postagens, acompanhamento das menções à marca, avaliação do engajamento e maior interação com o público. Principais ferramentas de SM: Hootsuite, Postgrain, GrowSocial, Mlabs, RD Station.

5. Landing Pages 

As landing Pages são páginas de captura. Atrair o visitante para o site é importante, mas não é o suficiente. Além da atração, é preciso oferecer uma boa recepção e captar os dados pessoais primordiais do visitante como: Nome, endereço de e-mail e contato telefônico. Para outros fins, faz-se necessário coletar dados sobre a empresa em que ele trabalha e o que ele busca no seu site. Mas lembre-se de oferecer algo. Boa parte dos visitantes preenchem os dados em troca de conteúdo relevante ou algum tipo de serviço gratuito.

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6. Gestão de tarefas  

As tarefas e responsabilidades precisam ser prioridades em nosso dia a dia. Quando você não c0onsegue fazer suas tarefas de trabalho, significa que você não está focado como deveria. A organização pessoal no ambiente de trabalho, agrega diversos benefícios como:
-Aproveitar melhor o tempo;

-Organizar ideias;

-Lembrar do que é importante na hora certa;

-Priorizar com inteligência suas tarefas e projetos;

-Realizar mais e alcançar suas maiores metas.

Alguns gerenciadores de tarefas que ajudam na rotina: Trello, Google Keep, TodoIst, ASANA, ContentTools.

É para resolver esse problema que existem as ferramentas para organizar tudo e, consequentemente, melhorar sua produtividade e lhe trazer mais tranquilidade.

 

CONCLUSÃO:

Sem a utilização dessas ou demais ferramentas de marketing digital, ficaria muito mais difícil alcançar resultados relevantes.

Essas plataformas também tornam mais fáceis descobrir onde você está acertando e onde está errando em uma campanha em curto espaço de tempo, são imprescindíveis para consertar o que não está bom e descartar o que não dá certo, fundamental para manter-se vivo no mercado atualmente.

 

 

 

 

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