Você sabe usar as #hashtags em seu conteúdo digital?

+55 (21) 99955-5453

Hashtags: saiba como elas ajudam o seu conteúdo digital

14 de fevereiro de 2022
Designlab

As hashtags devem ser usadas de forma coerente e eficaz.

A produção de conteúdo digital é uma das estratégia que o marketing tem para educar, informar e se relacionar com clientes por meio de ideias e argumentos.

Nesta matéria, veremos como utilizar as # com sucesso!

O que é a hashtag?

Acreditamos que todo mundo sabe o que é uma # né? #pelamordedeus digam que sim!

Para quem não tem certeza se “lembra” o que significa uma hashtag, sem pânico, nós explicamos:

“É um composto de palavras-chave, ou de uma única palavra, que é precedido pelo símbolo cerquilha (#).

Também conhecido como tralha, jogo da velha, sustenido, entre outros.

Portanto, as Tags significam etiquetas e, quando associadas ao símbolo #, se tornam hashtags.

Elas são amplamente utilizadas nas redes sociais, em especial no Twitter e Instagram, onde a adesão delas se tornaram indispensáveis.

Ainda que não seja necessário colocar hashtags em todas as postagens no Instagram, usar uma pode ajudar a deixar sua publicação mais popular.

Também se usam hashtags específicas para certas notícias que os interessados podem buscar em tempo real:

“Pode até ser o prêmio Nobel ou momentos intensos de um debate presidencial ou um acontecimento importante.

O hashtag é uma ferramenta essencial na estratégia de conteúdo digital de sua empresa nas redes sociais.

Por isso, apesar de ser usada em apenas 24% dos posts no Twitter, por exemplo, o engajamento nestes posts é o dobro.

Geralmente essas hashtags tornam-se links indexáveis pelos mecanismos de busca.

Isso permite que os demais usuários possam clicar nelas ou procurá-las e visualizarem todas as informações, imagens, vídeos etc relacionados a elas.

Será que todos sabem como usá-las de forma correta?

Será que as pessoas levam em consideração o impacto e resultados positivos que as hashtags podem trazer?

Ou será que têm noção das consequências do uso indevido dessa ferramenta?

Como resultado, por meio das hashtags é possível que pessoas e empresas alcancem um público maior com as informações que divulgam nas redes sociais.

Também, devido a utilização delas, é mais fácil conseguir mensurar e também ter mais controle sobre o que está sendo publicado sobre um determinado tema.

Em que mídias devo usar as hashtags?

Twitter:

Rede social em que a hashtag continua sendo usada em alto volume para indicar os assuntos mais comentados.

Portanto, quando você olhar nos “Trending Topics” perceberá quais as hashtags (ou assuntos) mais discutidos naquele momento.

Instagram:

Como não existe o compartilhamento de posts no Instagram, a hashtag é a única forma de você expandir seu público no Instagram.

Sobretudo, se você usa esta rede social focado em imagens e vídeos, sabe que ao usar, por exemplo, as hashtags:

  • #instafood
  • #instapet
  • #love

Receberá curtidas de pessoas que você não conhece.

Facebook:

Apesar de sua utilização ser semelhante ao Twitter ou Instagram, ainda não são muito utilizadas nas plataforma.

A razão é que no Facebook as pessoas tem o padrão de simplesmente passar pela sua Timeline e relacionar-se com as pessoas ou empresas que seguem.

Pinterest:

Plataforma em que o uso de hashtags é extremamente importante!

Pois o comportamento padrão das pessoas nela é procurar, através do campo de busca, imagens dos assuntos que as interessam.

Quando você coloca uma hashtag na descrição de sua foto, aumenta a possibilidade de ser encontrado e ter seu post “pinado” por mais pessoas.

Cuidado com o uso excessivo de hashtags!

Com a popularização das #hashtags, os usuários das redes sociais sabem exatamente quando uma pessoa ou empresa está colaborando para a discussão sobre o tema em questão.

Ou quando ela busca se aproveitar de um tópico atual para fazer marketing descarado de seus produtos e serviços.

Por isso, somente utilize hashtags que tenham a ver com o conteúdo que você está postando.

Caso contrário, a rejeição da comunidade pode ser um tiro no pé na sua estratégia de conteúdo digital.