Marketing de relacionamento para uma união saudável e positiva.

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Marketing de relacionamento para uma união saudável e positiva.

28 de fevereiro de 2018
Designlab

Dentre os diversos benefícios do Marketing de relacionamento, destacamos a proximidade com o cliente.

MARKETING DE RELACIONAMENTO NA ERA DIGITAL.

Não basta só ter um site bonito, atrativo, ser o “engajadão” nas redes sociais e vender bem. É preciso saber manter seus clientes por perto.

Manter essa proximidade é fundamental para uma relação mais direta com o público-alvo, seja ele um potencial novo cliente, ou seja, ele um cliente antigo, porém afastado.

A estratégia do Marketing de Relacionamento tem como objetivo criar e manter esse contato e isso envolve principalmente, falar frequentemente com seu público alvo.  Essa relação precisa ser contínua. Quando a estratégia é bem aplicada, é possível obter resultados excelentes para a empresa/marca.

A ideia dessa tática é fazer com que o público passe a conhecer novos produtos/serviços da marca em questão. Além disso, é esperado que falem positivamente sobre a própria experiência como usuário (UX) do produto ou serviço,

– gerando uma espécie de feedback, que possibilita escalar o negócio e atingir novos clientes.

Garantir um bom atendimento mesmo após a compra é o primeiro passo para a construção de um bom relacionamento.

Aliás, já fica aqui uma dúvida bem colocada: O que falam da sua empresa/marca?

Se você não acompanha o que dizem sobre seu negócio, está fazendo tudo errado. Não é preciso dizer que isso é muito importante. Hoje em dia a internet facilita muito esse tipo de busca e o acesso a essas informações estão espalhados pela World Wide Web (www). É essencial buscar esse feedback, se possível acompanhar em tempo real. Sejam críticas negativas ou positivas, pense em todas elas como algo construtivo.

O grande objetivo de uma estratégia de marketing de relacionamento é gerar clientes fiéis que acreditam e confiam nas soluções que sua empresa propõe.  A partir daí, seu público já conquistado, passa a atuar como defensor da marca. Recomendando para amigos e conhecidos e até mesmo a defendendo em algumas situações de tretas nas redes sociais.

Através das redes sociais, as empresas projetam “sua voz” para um universo com um alcance cada vez maior. Por isso as marcas possuem a necessidade de uma posição positiva nos meios digitais. Afinal, falamos de uma esfera de imediatismo, de ações instantâneas com potenciais positivos. Se alguém falar mal da sua marca/empresa nas redes sociais, isso pode ser um perigo e até algo destrutivo.

 

DEU TRETA, COMO RESOLVER?

Tenha em mente algo RELEVANTE: Nem sempre reclamações são pontos negativos.

Portanto, com jogo de cintura, é possível mudar a imagem ruim que um cliente tem da sua empresa oferecendo a solução de que ele tanto precisa. Em caso de problemas, insatisfações, não hesite em fazer contato com esse cliente.

Por isso, mostre para ele que a sua empresa é capaz de se retratar e de resolver o que for necessário para continuar a relação de fidelidade.

 

“OI SUMIDO!”

Corre atrás do crush sim! Nesse caso, o crush é o seu cliente.

Quando existem casos assim, de clientes afastados da empresa, vale lembrar que eles só precisam de atenção para retomar a relação e lembrar o quanto são fãs dos seus produtos/serviços.

Portanto, mostre que eles fazem falta e aproxime-os novamente, é uma excelente alternativa para recuperar a relação de Compra x Venda que um dia existiu.

#ATENTOS –> Para reconquistar esse cliente não vale nudes.

Aposte na nutrição de leads, com conteúdos atualizados e interessantes, que vendem positivamente a imagem da empresa.

De modo que os contatinhos sumidos sintam-se motivados a permanecer.

Marketing de relacionamento para uma relação digital saudável e positiva.

COMO OCORRE ESSA APROXIMAÇÃO?

Um dos primeiros passos para fazer valer essa estratégia de marketing de relacionamento, veja a melhor forma de se comunicar com o seu público.

Trace o perfil dessas pessoas, isto é, elabore uma persona.  Parece clichê mas é verdade: sua marca precisa falar a língua do público que pretende atingir. Por isso, se você é uma empresa hype, que segue tendências e defende um ponto de vista, seu comportamento pode ser mais solto, usando memes, menes, gírias e bordão ex: “Lacrou, Pisa menos, ahazô, nunca nem vi entre outras.”

Se a sua empresa é direcionada a um público mais seleto, “engessado”, tradicional ou que sejam clientes B2B, é preciso um cuidado maior na hora de acertar a comunicação, para não virar uma modinha que foge dos seus propósitos.

 

O marketing de relacionamento é vital para toda empresa/marca que deseja captar clientes novos e fidelizar clientes antigos. Se for isso que você busca, não hesite em falar conosco.