Marketing de resultados: Estrategia digital gerando dinheiro - DesignLab

Marketing de Resultados: Ferramentas, estratégias e dicas.

Os maiores sites que temos hoje no mercado não são os visualmente mais agradáveis. Por exemplo, Google, Facebook, Youtube, Amazon. Esteticamente, são quase horrorosos. Mas já passou pela sua cabeça como eles fazem para ter tanto sucesso? E ainda, por qual motivo eles acabaram se tornando parte do cotidiano de bilhões de pessoas?

Vamos te responder, mas com um desafio… Tente comparar o desempenho de mercado destes sites, com alguns dos sites vencedores de prêmios de publicidade, arte e design internacionais mais recentes. Não só o desempenho, compare seus valores de mercado e, principalmente, suas performances de marketing e vendas.

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Mas o que é Marketing de Resultados?

Marketing de Resultados é o conjunto e a ligação de estratégias voltadas para conversões. Nele, estão incluídos uma série metodologias conhecidas, como o Inbound Marketing, SEO, nutrição de Leads e muitas outras ações. No entanto, não é isso que o torna único, mas sim a maneira como ele é trabalhado. Diferente de outras vertentes do marketing, o Marketing de Resultados não é só fazer barulho, mas sim usar disso, em conjunto com outras metas, para aumentar as chances de venda.

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Antes de começarmos a falar de todas as ferramentas e estratégias, você precisa entender que sua empresa precisar ter um site. Sem ele, não é válido pensar em Marketing de Resultados. Uma página no Facebook, ou qualquer outra Rede Social, não substitui a importância de se ter um site, pois você precisa de ranqueamento nos buscadores.

Agora que você sabe definir o que é Marketing de Resultados e sabe a importância de ter um site, vamos ao que interessa, 5 passos para elaborar uma estratégia de Marketing de sucesso.

1) Software de Automação de Marketing e Vendas

É uma ferramenta que oferece tudo o que você precisa para fazer a gestão dos visitantes, gerar mais Leads, se relacionar, e registrar o seu processo de Vendas. Ela será a sua central de comando do funil de vendas no Inbound Marketing. O fundamental é você escolher a ferramenta conforme a sua capacidade de investimento, uma ferramenta completa que você consiga usar.

2) Produção de conteúdo

Será através do conteúdo que teremos o que atualizar nas Redes Sociais, o que disponibilizar nas Landing Pages, assuntos para email Marketing, para Nutrição de Leads, etc. O conteúdo é a base de qualquer estratégia.

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3) Publicidade Online

Aqui, você precisara alugar a audiência, do Google, do Facebook, ou de onde for, para dispor anúncios estrategicos de modo que aumente os visitantes qualificados. O mais importante quando falamos de Ads, de publicidade online, é entender que já que o custo é direto (CPC – Custo por Clique – na maioria dos casos), o mais importante é que sejam de visitantes qualificados. O que isso quer dizer?

Invista no público mais próximo da sua identidade, que potencializam os resultados em oportunidades comercial.

 

 

4) Gestão de Inbound Marketing

Um vez que você tem um site, um software de Automação, Marketing de Conteúdo e Ads, você tem um conjunto de ações para administrar. Você precisa trazer visitantes, converter em Leads, se relacionar e repassar oportunidades para vendas, além, lógico de avaliar os resultados.

 

 

5) Gestão de Processo de Vendas

Com o processo de Inbound bem “redondinho”, é muito provável que sua empresa esteja no estágio de gerar leads de qualidade. Aqui, entra o elemento chave e final do processo, que é a gestão da força de vendas. Em outras palavras, o processo de Inbound irá gerar dois tipos de Leads, o MQL e o SQL.

  • MQL (Marketing Qualified Leads) significa o lead que é a sua persona, está apaixonado pelo seu marketing, mas ainda não solicitou um atendimento comercial.
  • SQL (Sales Qualified Leads) é também a sua persona, mas já solicitou contato comercial.

Entender esses dois casos, abordar de modo personalizado, fará com que o crescimento em Leads e Oportunidade, resulte realmente no aumento em Vendas.

 

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