Como aumentamos as vendas online de nossos clientes.

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Como aumentamos as vendas online de nossos clientes.

14 de fevereiro de 2023
Designlab

Case de sucesso: Como aumentamos as vendas online de nossos clientes.

Pensando em aumentar suas vendas online? Marketing Digital nada mais é do que uma série de ações implementadas por uma pessoa ou organização com intuito de gerar mais negócios para uma determinada marca.

Ele pode até ser considerado um fenômeno recente, mas o marketing digital revolucionou a comunicação entre as marcas e seus consumidores.

Atualmente, é impensável ter um negócio e não investir em uma estratégia de marketing digital.

Mais do que administrar a presença online das marcas, o marketing digital é um conjunto de técnicas elaboradas e executadas através de mídias digitais.

Além disso, ele busca fixar e expandir uma marca, gerar novos negócios e construir um relacionamento com seu público-alvo, com o objetivo de transformá-los em clientes fiéis.

Há muitas maneiras para o marketing digital impulsionar um negócio:

  • inbound marketing;
  • gerenciamento de redes sociais;
  • geração de Leads;
  • SEO.

Enfim, as possibilidades são quase infinitas.

O mais importante é saber que assim como a internet pode alavancar o seu negócio, ela também pode arruinar uma reputação em questão de minutos e com danos irreparáveis.

Então, não é a toa que o marketing digital tem crescido e assumido posições de destaque no plano de negócio de muitas empresas.

Porque o marketing mudou?

A resposta é simples: porque o comportamento do consumidor mudou.

Muito se fala que o marketing tradicional está morto, mas a verdade é que enquanto os canais offline sobreviverem e tiverem alguma audiência, o marketing tradicional também sobreviverá.

Porém, só que com menos força e sem o mesmo protagonismo de antes!

Se pararmos para pensar em quantas vezes mudamos nossas necessidades e desejos de consumo ao longo dos anos e o que influencia essas mudanças, não é difícil entender do que estamos falando.

Se antes o que víamos na TV fazia nossa cabeça e as grandes marcas nos moldavam através de propagandas massivas, agora o poder de escolha e a diversidade de ofertas está em nossas mãos!

E mais: cada vez mais nos atraímos por marcas e produtos que nos façam sentir únicos.

Por que tal evolução?

O marketing tradicional foi moldado pela revolução industrial, onde se produziam produtos em larga escala e a publicidade era responsável por educar o grande público a consumi-los em massa.

O novo marketing foi moldado pela era digital que literalmente empoderou o público, dando escolha a ele.

A internet deu acesso ilimitado à informação, o que transformou os consumidores em protagonistas do mercado.

Outra mudança no perfil do consumidor é o modo como ele gasta o seu tempo.

Se antes era ouvindo rádio ou assistindo televisão, hoje as pessoas passam boa parte do tempo conectadas na internet através de seus laptops e smartphones.

Portanto, a internet é o lugar certo para quem quer encontrar potenciais clientes de forma assertiva, diferente do marketing tradicional, onde a abordagem partia do vendedor, no marketing digital o foco é atrair as pessoas até o seu negócio, invertendo o fluxo.

As principais vantagens do Marketing Digital:

A internet, assim como as novas tecnologias não mudaram somente o comportamento do consumidor,

mas também a forma como as empresa fazem marketing para se adaptarem ao novo cenário.

Com o tempo as empresas descobriram que o marketing digital tem muitas vantagens,

fazendo com que ele se tornasse não só uma alternativa, mas sim a principal opção.

Conheça algumas vantagens:

1.Comunicação Interativa

A principal vantagem em termos de comunicação é a interatividade.

Isso porque, ao contrário do marketing tradicional, o digital é uma via de mão dupla, ou seja, um canal aberto de comunicação entre as marcas e seu consumidor.

Se antes tudo que restava à audiência era a passividade, agora é possível interagir com o conteúdo produzido pelas empresas,

facilitando a comunicação, que graças a internet pode acontecer a qualquer hora.

E permitindo a construção de um relacionamento rico, que será positivo para ambas as partes:

para a empresa, que através do feedback do consumidor poderá construir audiências fieis e falar diretamente com o seu público-alvo;

e para o consumidor, que será ouvido pela empresa e terá como retorno produtos e serviços melhores.

2. Segmentação

Uma das grandes limitações do marketing tradicional era a falta de ferramentas que permitissem criar uma segmentação clara e objetiva do seu público-alvo ideal.

Para captar dados de uma determinada audiência, que nem sempre eram tão específicos,

na maioria das vezes era preciso encomendar pesquisas, o que levava tempo, mobilizava muitas pessoas e custava caro.

Hoje, com o marketing digital é possível captar dados dos usuários através do seu comportamento online,

como pesquisas nos motores de busca e perfis nas redes sociais, o que facilita muito a segmentação de campanhas.

Dessa forma, a probabilidade de você impactar o público certo no lugar certo e na hora certa são muito maiores.

Afinal, a comunicação é sempre mais fácil quando você sabe com quem está falando.

3. Mensuração

Outra vantagem, que faz toda a diferença, é a mensuração.

Na internet, tudo pode ser medido, analisado e transformado em indicadores de desempenho.

Se com o marketing tradicional era preciso esperar suas ações se converterem em vendas para saber se deu certo ou não

(e mesmo assim não era possível ter certeza se o resultado estava realmente ligado a uma determinada campanha),

no marketing digital é possível analisar diversas métricas, fazer testes e ter insights a qualquer momento,

sabendo exatamente para onde está indo o investimento, qual o canal mais eficaz e se as suas campanhas estão dando o retorno esperado.

4. Eficácia

Enquanto um anúncio em uma revista não pode ser mudado depois de impresso e nem um vídeo na TV pode ter seu roteiro reescrito depois de veiculado, na internet tudo pode ser ajustado de maneira muito mais prática, o que consequentemente aumenta as chances das campanhas serem mais eficazes.

Nas plataformas online, é possível fazer diversos testes, mudar a linha de comunicação e até o planejamento inicial, desde que com bom senso, é claro.

5. Custo-benefício

A combinação de todas essas características torna o custo-benefício do marketing digital muito vantajoso, ainda mais quando comparado aos custos bastante consideráveis de ações off-line.

Além disso, o marketing digital democratizou a comunicação entre as empresas e seus consumidores,

tornando o mercado muito mais competitivo, principalmente para as empresas de médio e pequeno porte.

Hoje, com uma conexão com a internet, as ferramentas certas e muita criatividade é possível criar campanhas com pouco investimento e ótimos resultados.