Criação de sites e experiência de interface. Temos soluções customizadas.

Usabilidade Web e criação de sites precisam andar de mãos juntas.

Não adianta ser o fera da criação de sites se você ignora um dos conceitos mais importantes em marketing online: a usabilidade na web.

Muitas empresas possuem a consciência da importância de um bom ambiente virtual e de se fazer um bom trabalho, investindo pesado para criar seus sites. Encomendam templates sob medida, colocam toda a identidade visual da empresa e o site torna-se o novo queridinho. O problema é que é comum acabar esquecendo a experiência do usuário (UX – User Experience). Isso ocorre quando o site é feito somente seguindo as vontades e gostos de quem planejou.

Basta lembrar que, a usabilidade é a facilidade com que as pessoas utilizam a ferramenta, plataforma ou objeto. E isso significa que, caso seu site não tenha uma boa interface, ele pode ficar para trás. Afinal, existe algo mais frustrante na internet do que problemas de usabilidade em um site?

Veja abaixo algumas situações que deixam os usuários irritados:

  • Ele demora mais de 30 segundos para abrir
  • sites com sobreposições de cores que dificultam a leitura
  • Tamanho da fonte ( fonte 8 não dá né?)
  • Ausência de sinal de navegação no site
  • Sem possibilidade de contato com o dono do site
  • Ele utiliza a mesma cor do texto para os links

 

E isso, é apenas a ponta do iceberg. Afora esses, existem mais problemas na hora da criação do site. De novo lembre-se: A usabilidade do seu site é extremamente importante para sua credibilidade e para a experiência do usuário.

 

” Um usuário satisfeito é muito mais valioso do que três usuários infelizes.”

 

Criação de sites e experiência de interface (UI)

 

No que é preciso estar atento na hora da criação de sites?

Em primeiro lugar saber que a usabilidade na web significa a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo dentro do site. Vamos fazer um teste e descobrir se seu site passa?

 

1 – Acessibilidade – Quando o cliente visita seu site, ele lê mensagens de erro ou dizendo que o site está fora do ar? (caso sim, corrija. Você pode ter perdido muito mais do que um leitor)

 

2 – Lentidão – Ele precisa ser muito rápido! As pessoas na internet estão cada vez menos pacientes. Nessa regra vale a máxima do “se vira nos 08 segundos”.  E um outro problema ainda mais agravante: o tempo de carregamento também conta para SEO, afetando seu ranking no Google. Confira os dados abaixo:

  • 40% dos usuários abandonam um site se ele não carregar em menos de 3 segundos
  • Um segundo a mais para carregar um site pode resultar em um queda de 16% na satisfação do usuário
  • A cada um segundo para carregar, um site pode perder 7% em conversões

 

3 – Use Pop-Ups sem exageros – Muitas pessoas usam a janelinha de cara. Assim que a pessoa entra no site ela automaticamente vê a Pop-Ups.  Não que seja errado, mas pense: Você não pede a pessoa em namoro no primeiro encontro pede? Então porque ser tão intruso na primeira visita de alguém a seu site? É preciso ganhar a confiança do visitante e conhecê-lo melhor, para depois ofertar uma Newsletter ou algum desconto promocional.

Para enfrentar essa questão, nossa dica é usar o Optin Monster, ele permite uma boa segmentação para o pop-up será mostrado.

 

4 – Alt Tag? Hãm? – Calma, sem desespero! Poucos realmente sabem do que se trata. Alt Tag nada mais é do que o texto que diz do que se trata uma imagem e é importante pois, ajuda no SEO do seu site.

 

5 – (404) Not Founded Error – Um dos principais erros cometidos é não criar uma página personalizada para erro. Quando você não cria, você deixa de mostrar ao leitor possibilidades para ele voltar para a homepage  ou para a área de artigos do seu site.

 

Criação de sites e experiência de interface (UI)

 

6 – Conteúdo – Alguns sites simplesmente não deixam as informações claras já na home. As pessoas querem saber sobre o que o site é em poucos segundos, entenda isso! Você possui em torno de 8 segundos antes que um visitante deixe seu site. Portanto, se ele não descobrir rapidamente do que se trata sua página, irá deixá-la.

 

7 – Navegabilidade – Tudo começa no menu de navegação. Ele precisa ser bem pragmático e direto. O problema nesse item pode ocorrer de duas formas:

  • O site não possui um menu de navegação
  • O site possui vários menus de navegação

Nossa dica é limitar o uso do menu de navegação para os itens e as páginas mais importantes do seu site.

 

8 – Cadê o campo de busca? – O campo de pesquisa costuma ficar sempre no topo de um site, no menu de navegação principal. Entretanto, outros bons lugares para se ter um são: Sidebar
Rodapé (footer).  Nâo dar importância a esse campo é um tiro no pé. Solução: Tenha uma área exclusiva para o campo de pesquisa no menu de navegação do seu site.

 

9 – URLs bagunçadas – O endereço de destino precisa dizer para a pessoa para onde ela está sendo enviada. Por padrão, o WordPress, uma das ferramentas mais usadas, coloca as URLs de um site assim: http://www.site/?p=631. Vamos combinar que a parte “?p=631” não diz nada com nada e é aí que você pdoe perder visitantes. Edite e customize sua URL de acordo com o seu propósito.

 

Bem, vimos até aqui alguns erros cometidos na criação de sites. Na próxima matéria veremos sobre a união da usabilidade web + Design.
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