Criação de sites e experiência de usuário (UX) - Parte II

Criação de sites e Design também precisam andar de mãos juntas.

Na matéria passada sobre criação de sites, vimos os principais erros em questão de interface. Hoje veremos a importância do Design na navegabilidade.

Uma boa usabilidade Web costuma andar de mãos dadas com um bom design. É como a regra de que 1 + 1 são 2.

Criação de sites e a influência do design no sucesso de empresas

Pesquisas diversas já comprovaram a necessidade de criar um site bem elaborado, conciliando usabilidade + estratégia de marketing +  design. O primeiro trata de tudo que é relativo a operações de desenvolvimento web, já o segundo é responsável em posicionamento e destaque no Google e o último por toda a parte de concepção e transmissão de informações por meio de formas e imagens.

Nas próprias palavras de um dos maiores gênios:

“Design is not just what it looks like and feels like. Design is how it works. (Steve Jobs)”

Colocar um site no ar significa projetar e arquitetar um espaço virtual para o segmento contratante. Esse espaço precisa respeitar os valores e a identidade visual da empresa.  Muitas pessoas acham que um bom design trata apenas de alguns “traços bonitos” mas,  o design também está relacionado em como as coisas funcionam dentro do site. Afinal, ele precisa ser funcional.

Nossa agência acredita na enorme importância do Design aliado à programação de sites. O layout influencia no sucesso no sitre/blog.

Nem todo design serve para uma perfeita criação de sites. Por quê?

Por que de nada adianta a beleza se ela não trouxer praticidade. Definir uma apropriada identidade visual, que transmita credibilidade para o visitante, é uma das funções do design. Mais do que apresentar produtos, serviços e tornar o site atraente, o design torna a página intuitiva e de fácil navegação, além de aumentar chances de conversões.

Portanto, não vale a pena investir em um design que seja “bonito” se você dificultar a experiência do usuário.

Isso quer dizer que meu site será engessado? Não, nem um pouco.

Ao fazer um layout, um designer ou diretor de arte precisa estar atento em tudo o que acontece na esfera www. Seja tendências, hypes e elementos que possam agregar resultados positivos.  Você não precisa ter um site estilo template pronto para ter sucesso. Ele pode conter vídeos, animações, uma estrutura diferenciada e etc., desde que atenda as prioridades de usabilidade web.

Criação de sites e experiência de usuário (UX) - Parte II

#ALERTA1:

Sites repletos de cores e barras interativas, animações, e até mesmo o tão incansavelmente usado ‘degradê’ (vamos concordar que tem gente que se deixar, coloca degradê na fonte… Why?), podem ser realmente bonitos, mas também podem ser incômodos e mal sinalizados, causando a desistência e perda do interesse do usuário. É preciso saber dosar!

Ainda bem que abolimos o uso do Flash ( sério, por que as pessoas usavam isso?) Hoje em dia, ele iria pesar no carregamento, um outro fator que influencia MUITO na desistência.

Você pode usar essas opções acima, contanto que lembre-se de deixar prevalecer o design mais leve, mais clean, minimalista.

Não é preciso um site como os governamentais por exemplo, mas tanta pirotecnolgia cansa um pouco.  Cada passo no layout deve ser pensado e planejado para garantir a melhor experiência possível para o consumidor.

Criação de sites com música de fundo:

Aqui se aplica a mesma dica. Use música de fundo se realmente for necessária e pense beeeeeem na trilha, uma música insuportável pode espantar o visitante.

#ALERTA2:

Se colocar a música, não esqueça do botão VISÍVEL para o usuário desligar.

Cuidados na hora de unir design e desenvolvimento web.

A site de uma empresa é o cartão de visitas e dos seus produtos e serviços. Durante o processo de criação de site, o design deve estar sempre atrelado ao conteúdo (importantíssimo para os buscadores).

5 motivos para investir em design na criação de seu site

  • Um design bem elaborado valoriza o conteúdo do site e confere identidade visual para à marca
  • É necessário acompanhar as mudanças do mercado e do consumidor e reformular o design de um site, caso haja necessidade
  • É por meio do design como estratégia que um negócio se torna diferenciado no comércio eletrônico
  • Site que se destaca e transmite credibilidade agrega um valor positivo à imagem da marca e, consequentemente, cativando e fidelizando clientes
  • Usabilidade: a navegação deve ser simples, com informações acessíveis e bem localizadas. O design entra em cena também nesse momento, tornando o site excelente para a experiência do usuário

 

Somos uma agência de criação de sites especializada em comunicação e estratégia voltada para o digital. Temos como foco o desenvolvimento de soluções de web, com a facilidade de uso de seus produtos.

Nossa equipe é formada por profissinais de larga vivência nas áreas de gestão de projetos,usabilidade, soluções web, design gráfico, programação, conteúdo qualificado, práticas de SEO e estratégias de marketing digital.

Na última parte dessa matéria veremos as melhores escolhas na hora da criação de sites de sucesso!

 

Conheça Nossos Serviços

Copyright © 2016 Designlab. Todos os direitos reservados.