Integração de canais ajudam a fortalecer campanhas!

Conteúdos relevantes e integrados são fundamentais para efetividade nas campanhas

Estudo ADReaction 2018 traz dicas de como obter sucesso nas campanhas com conteúdos relevantes e integrados.

A adaptação do conteúdo para diversos canais e sua integração são um dos cinco princípios básicos para uma campanha multimídia de sucesso, garante a nova edição do ADReaction – A Arte de Integração da Kantar Millward Brown. O estudo aponta que as campanhas com conteúdo adaptado para os canais são quase 60% mais funcionais se comparados com campanhas se alguma integração.

O estudo mostrou que os consumidores estão conscientes da fragmentação das mídias e aponta que hoje em dia, mais de 80% dos brasileiros consegue identificar publicidade aparecendo em mais lugares, do que em três anos atrás. E 45% diz que campanhas publicitárias em mídias distintas os ajudam ainda mais a lembrar da marca.

A última edição do estudo buscou entender como ampliar o impacto de marcas e campanhas multicanais sobre o princípio básico de cinco princípios chave: integração, ideia, criatividade, canais e customização.

Integração:

Os profissionais de marketing precisam ter atenção entre ter uma ideia e se isso vai gerar uma percepção clara. Quase 90% dos profissionais de marketing afirmam estar desenvolvendo campanhas integradas, sendo que menos de 80% dos brasileiros percebem essa integração. Em escala global, menos de 60% dos consumidores tem percepção sobre a integração. Uma das dicas para uma melhor percepção da marca é combinar elementos criativos como o mesmo logotipo, celebridades, mesmo locutor, mesma hashtag etc. Isso ajuda a marca a ter mais impacto na campanha.

Ideia:

Campanhas com uma criatividade forte são quase 65% mais eficientes, se comparadas com campanhas sem conteúdos criativos. Por isso, é essencial para a arte de integração uma plataforma sólida, investir no desenvolvimento criativo das peças publicitárias.

Integração de canais ajudam a fortalecer campanhas!

Criatividade: 

O estudo comprovou uma alta correlação entre a relação total de uma campanha e uma média de agradabilidade entre o total de uma campanha e todos os seus criativos testados – o que significa que cada criativo em uma campanha conta para que essa mesma campanha seja de fato eficiente para gerar uplift de marca.

Mesmo com um a forte integração e uma ideia genial, campanhas podem falhar no seu engajamento com o consumidor. Porém, aplicando elementos criativos, a campanha tem mais chances de ser positiva.

Canais:

Todas as mídias podem atingir objetivos na construção da marca, por isso, definir o papel de cada mídia – de forma que o canal trabalhe com agilidade para a marca – desde o estágio do planejamento da campanha é essencial para maximizar o ROI.

Customização:

Campanhas com quatro ou mais canais, integradas e customizadas individualmente em cada canal, foram 26% mais eficientes em gerar Uplift da marca. Mídias ajudam a aumentar a eficiência da campanha se os canais trabalharem juntos e forem customizados e integrados.

O estudo ainda revelou que mesmo que todas as mídias se beneficiem da integração do conteúdo com o mix de mídia, TV e Online Vídeo acabam trabalhando ainda melhor para a marca quando bem integrados e com uma criação customizada.

Na integração entre os canais, estamos falando na concentração das ações desenvolvidas em marketing de performance – desde o acesso aos indicadores e gestão das campanhas até o seu planejamento.

Isso permite identificar o caminho traçado pelo cliente até a conversão, afinal, é preciso deixar claro que nem sempre a compra acontece na primeira interação com a marca, por isso ter um visão geral vai te ajudar a encontrar formas de manter o cliente em constante contato com a marca. O maior problema da falta de interação dessas pontas é a dificuldade que empresas pouco preparadas têm em analisar com precisão dados dispersos e traçar metas sem um escopo global definido.

A integração no marketing e vendas torna o controle da empresa mais ajustado, otimizado e fornece gráficos de performance muito mais úteis para a criação de estratégias de mercado.

 

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