Marketing: Aprenda com filmes e séries - DesignLab

+55 (21) 99955-5453

Marketing: 10 filmes que todo publicitário precisa ver

25 de agosto de 2017
Designlab

10 filmes e séries sobre marketing e aprenda o assunto de forma divertida.

Uma das melhores formas para aprender, além da teoria, é ver e aplicar na prática.

Ainda mais quando falamos de marketing.

Portanto, é muito importante estudar cases de sucesso para saber o que dá certo ou não.

Através de obras de ficção é possível compreender como o marketing funciona e também aprender técnicas para o dia a dia.

Confira agora o top 10 de filmes e série para aprender a fazer marketing.

marketing

10. O Senhor das Armas (2005)

Após ficar desiludido com a vida e com o trabalho, jovem ucraniano, residente dos EUA, começa a trabalhar no tráfico de armas.

Não é bom exemplo, mas o filme mostra como selecionar um nicho e desenvolver um trabalho de “sucesso” nele.

Duração: 123 minutos.

09. O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Conta a história do gerente geral do Oakland A’s, time de basebol norte-americano.

Após perder um jogo importante e vários jogadores, ele decide montar uma estratégia analítica para criar um time de sucesso.

Por isso, é uma ótima inspiração para gerentes de produto e profissionais de marketing.

Duração: 113 minutos

 

08. Cidadão Kane (1941)

Filme obrigatório para todos que trabalham com comunicação.

Mesmo feito em 1941, a história ainda é referência.

O filme conta como um ótimo exemplo de storytelling e de como construir uma narrativa convincente.

Duração: 119 minutos

07. Lemonade (2016)

Esse documentário mostra a vida de um publicitário recém-desempregado.

Por isso, esse filme pode um choque de realidade os que vivem apenas no glamour.

Especialmente relevante para aqueles que idealizam ser publicitários e profissionais do marketing.

Duração: 35 minutos

 

06. O Lobo de Wall Street (2013)

Estrelado por Leonardo Dicaprio, em primeiro lugar, conta a história de vida de Jordan Belfort.

Ele é um dos corretores da bolsa de valores dos Estados Unidos.

Apesar de não expor situações vividas por um profissional de marketing, mostra estratégias de vendas além de trabalhar com metas.

Tudo sob muita pressão.

Duração: 180 minutos

05. Scandal (2012)

A série de Shonda Rhimes conta a história pessoal de Olivia Pope e também o dia a dia na sua agência de gestão de crise, a “Pope & Associates”.

Devido a meios pouco ortodoxos, a série mostra como é ter que lidar com crises políticas e empresariais, ocultando sobretudo o que não pode cair na boca da mídia.

Temporadas: 6 (até o momento)

 

04. Obrigado Por Fumar (2006)

Esse é um dos filmes mais famosos sobre a temática e que mostra o quanto o trabalho do publicitário e do profissional de marketing podem ser usados para o “mal”.

Na história, o porta-voz de uma grande empresa de cigarros precisa manipular informações para diminuir as falas sobre o risco dessa droga lícita e alavancar as vendas.

Além de aprender sobre publicidade, o personagem precisa se apropriar de algumas práticas do marketing para que o seu plano vingue.

Duração: 92 minutos

 

03. Selfie (2014)

Selfie conta a história de uma jovem que, mesmo após ter um vídeo seu viralizado na internet, contrata um publicitário para mudar a sua imagem nas redes sociais.

Como resultado, a série ainda assim, ensina sobre marketing pessoal no universo online.

Temporadas: 1

 

02. The Crazy Ones (2013)

Essa série mostra sobretudo a relação entre Simon Roberts, um talentoso publicitário e dono de uma agência, e sua filha.

Oposto do pai, ela é totalmente focada e também a responsável por livrar a empresa das enrascadas devido a Simon.

Por isso, The Crazy Ones mostra a realidade de uma moderna agência de publicidade com um tom mais leve.

Temporadas: 1

 

01. Mad Men (2007)

Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é a melhor série sobre o mundo do marketing e da publicidade.

A história se passa nos anos 60 e conta o dia a dia dos funcionários da Sterling Cooper, uma agência de publicidade que tenta vender a ideia do “sonho americano”.

Temporadas: 7

 

Gostou das séries e dos filmes escolhidos e está a fim de aprender mais sobre marketing? Assista e nos dê sua opinião!

Sabe de mais alguma série ou filme que possa ajudar a entender o mundo do marketing e que não está na lista?

Compartilha com a gente aqui nos comentários ou nas redes sociais!