Como a transformação digital chegou até as empresas.

Especialistas comentam a força que a transformação digital terá dentro das organizações nos próximos anos.

Que a transformação digital seria a protagonista no futuro das empresas ninguém duvidava, no entanto, ao longo de décadas muito se especulou sobre, quando e de que forma isso ocorreria.

Tivemos alguns erros e acertos durante esse período e por mais que nós quiséssemos viver em um mundo rodeado de robôs autônomos e que atendem aos nossos comandos apenas ao som de nossas vozes, ainda precisamos dar um pouco mais de tempo para que as tecnologias amadureçam a esse ponto.

Contudo, trazendo essa perspectiva para um campo mais tangível dentro das empresas, é possível perceber a tecnologia fazendo grandes transformações organizacionais em dois departamentos específicos dentro das corporações.

É a era da transformação digital!

Marketing e TI são as novas “cartas na manga” das empresas que já estão se preparando para o futuro.

A transformação digital que esses departamentos estão criando dentro de suas áreas começam a se ramificar para toda a empresa em forma de:
– Melhor desempenho dos setores;
– Alcance ampliado em comunicação e prospecção;
– Melhor resultado em áreas estratégicas.

Como a transformação digital chegou até as empresas.

A pirâmide estrutural das empresas sempre priorizou mão de obra em larga escala produzindo a maior parte dos insumos. E quanto mais perto do topo, consequentemente do afunilamento, mais se encontrava os cargos técnicos e especializados.

Hoje em dia essa pirâmide possui base menor, falo das empresas de nichos mais específicos e com proporções além das regionais, aonde os cargos voltados a tecnologia (seja a manipulando diretamente ou fazendo uso dos dados que ela oferece) ganham proporções maiores e logicamente maior importância dentro do processo.

O fluxo de dados é grande e saber proporcionar a troca desses dados, o armazenamento, a continuidade, a coleta, a velocidade e abrangência na troca de informações e sobretudo a interpretação correta desses dados, é o que faz com que os departamentos de Marketing e TI sejam as novas áreas promissoras dentro das empresas.

Vivemos a era da informação!

 

E junto a essa enorme quantidade de dados manipulados de forma correta e pelos profissionais certos, os benefícios começam a aparecer. São eles:
– Redução de custos;
– Melhoria nos processos;
– Atendimento personalizado;
– Surgimento de novos cargos.

Essa transformação digital segue silenciosa, produz reflexos estrondosos, pois segundo pesquisas mais de 1 bilhão de empregos são gerados a partir dessa mudança de comportamento nas empresas e decorrente dessas transformação digital a economia mundial movimenta cerca de 14 trilhões.

Uma pesquisa feita com executivos ao redor do mundo aponta que mais de 80% deles acredita que suas empresas passarão em breve por essa transformação digital e que ela será responsável pelo crescimento de no mínimo 50% da produtividade nos setores.

Como a transformação digital chegou até as empresas.

Dentro desse panorama se destacam algumas tendências:
– Automação;
– Maior participação dos millenials;
– Funcionários com mais autonomia dentro do workplace digital;
– Inteligência artificial consolidada como parte do processo;
– Tecnologia multi-cloud.

O que você acha dessas mudanças e desse novo panorama organizacional dentro das empresas?

A sua empresa está atenta a esse comportamento do mercado? Já é possível notar alguma mudança?

Somos uma agência focada na transformação digital e com estratégias de marketing que impactam no cenário geral da sua empresa.

Copyright © 2016 Designlab. Todos os direitos reservados.