10 dicas para divulgar a sua empresa com Marketing Digital

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10 dicas para divulgar a sua empresa com Marketing Digital

9 de setembro de 2020
Designlab

Confira dicas para divulgar a sua empresa com Marketing Digital

Não há dúvidas de que a estratégia para sua empresa deve ser o marketing digital. Se não completamente, ao menos uma grande parte dela. Afinal, a concorrência já percebeu essa necessidade.

Segundo a pesquisa Content Trends, mais de 70% das empresas adotam o marketing de conteúdo, que é uma das formas possíveis de gerar autoridade e capturar leads. Afinal, consumidores e empresas estão quase sempre online.

Portanto, se você quer alcançá-los, observar seu comportamento e descobrir onde eles gastam mais tempo, aproveite esta lista com 10 dicas de marketing digital e elabore as suas ações para fazer seu negócio crescer de forma saudável.

1. Definida sua persona

Antes de tudo, você precisa se perguntar: será que minhas ações estão direcionadas para as pessoas certas?

Tanto para as estratégias de marketing tradicional quanto para o marketing digital, você precisa saber com quem está dialogando.

As melhores estratégias de marketing digital são baseadas em personalidades detalhadas do seu consumidor. Dessa forma, seu primeiro passo é criá-las.

Seu grupo de pesquisa deve incluir uma mistura de clientes, clientes em potencial e pessoas fora do seu banco de dados, mas que se alinham com o público-alvo.

Aliás, é importante notar que essa informação deve ser baseada em dados reais.

Fazer suposições pode levar sua estratégia de marketing à direção errada.

Informações como localização, cargo, renda, hobbies, objetivos e desafios devem ser levadas em consideração na construção de suas personas.

2. Tenha presença online

Com a revolução dos micro-momentos, sua empresa precisa ter presença virtual forte para se manter ativa no mercado.

Como as pessoas tendem a pesquisar na internet produtos ou serviços antes mesmo de sair de casa, você necessita ser encontrado por elas.

Sobretudo, possuir um site corporativo ou uma loja virtual, é interessante identificar as redes sociais que seus clientes mais utilizam e ter um página ativa nelas.

3. Tenha um site atualizado

Quando você ouve falar de um novo produto ou uma nova marca, uma das primeiras coisas que faz é pesquisar por ela na internet? Esse já virou um hábito frequente para muitas pessoas.

Neste contexto, o site da sua empresa é a representação virtual do seu negócio ou loja física e, muitas vezes, o primeiro contato do consumidor com ele.

Por isso, ter um site com o conteúdo sempre atualizado é essencial para conseguir captar a atenção desse possível cliente.

Ao mesmo tempo, pode fazer com que ele navegue por mais páginas do site, a fim de conhecer mais sobre a empresa e criar uma identificação com ela.

4. Seja mobile first

Com os smartphones, podemos dizer que tivemos o início da era mobile.

Os consumidores estão cada vez mais tomando decisões e fazendo compras pelos próprios celulares.

Mas o que muitas empresas ainda não aprenderam é que a chave do sucesso para atingir esses consumidores é, justamente, proporcionar uma experiência de uso positiva para os dispositivos móveis.

Dessa forma, o primeiro passo é deixar o seu site com o design mais responsivo possível.

Esse cuidado permite a visualização adaptada a qualquer tamanho de tela.

Além disso, pensar em versões AMP das suas páginas é, cada vez mais, outra exigência.

Afinal, as pessoas tendem a abandonar uma página quando o carregamento dela leva tempo demais.

5. Tenha um bom plano de marketing

Além de saber aonde se quer chegar, é preciso ter um planejamento detalhando as estratégias necessárias para isso.

Para que qualquer campanha seja bem-sucedida, um bom plano de marketing precisa estar por trás dela.

É ele que irá orientar a empresa para seguir pelo melhor caminho identificado através de pesquisas de mercado e outras ferramentas.

Lembrando que esse é um documento flexível, ou seja, é possível alterá-lo sempre que necessário ao notar que algo não está funcionando como desejado.

6. Tenha um blog

Segundo uma pesquisa do Hubspot, quase de 55% dos profissionais de marketing dizem que a manutenção de um blog é a principal prioridade da suas estratégias de inbound marketing.

Ter um blog é fundamental para a melhor classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando mais tráfego.

Ademais, é uma boa maneira de responder as dúvidas do seu público de forma natural, mostrando que sua empresa tem autoridade no assunto.

7. Produza conteúdos de qualidade

Produzir conteúdo de qualidade é a sua melhor aposta se deseja um crescimento sustentável.

Você pode fazer de tudo para levar as pessoas ao seu site, mas é um completo desperdício de tempo se não consegue mantê-las atraídas pelo que leem.

O Google segue aperfeiçoando seus algoritmos para melhorar a experiência dos visitantes.

E isso se reflete nos resultados que ele apresenta como sugestão às pesquisas feitas pelos usuários.

Ou seja, acaba forçando as empresas a criar conteúdo que envolva as pessoas para, assim, conseguirem uma boa classificação e serem encontradas na web.

8. Não esqueça do SEO

Este é um ponto um pouco mais técnico, mas nem por isso deve ser ignorado.

As boas práticas de SEO são um dos elementos que mais influenciam no tráfego orgânico.

Quando o assunto é SEO para postagens do seu blog, a otimização deve ser uma estratégia contínua.

E isso inclui:

  • usar palavras-chave na URL da postagem;
  • usar palavras-chave de cauda longa ao longo do texto;
  • incluir material multimídia no seu conteúdo (fotos, diagramas, vídeos, etc.);
  • incluir links com outros conteúdo relevante, do próprio blog ou de sites parceiros;
  • adicionar botões de compartilhamento social.

9. Invista em redes sociais

Hoje é difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos alguma rede social.

Por isso, ter o perfil nos canais mais utilizados por sua audiência é essencial para criar um vínculo com ela.

Isso possibilita a divulgação do conteúdo produzido e uma comunicação muito mais direta e humanizada entre a empresa e o cliente.

Só não vale deixar o cliente esperando muito tempo por uma resposta.

Além disso, com as ferramentas certas, você consegue monitorar o que dizem sobre sua empresa nas redes sociais e, assim, tentar reverter situações negativas.

10. E-mail marketing

Juntamente com as redes sociais, o e-mail marketing é um excelente canal de comunicação com os clientes.

Graças às ferramentas disponíveis no mercado, é possível personalizar a mensagem de tal forma a criar um sentimento de exclusividade para o cliente e estreitar a relação entre vocês.

Além disso, o método é ótimo para divulgar novidades do blog através de newsletter,

enviar ofertas exclusivas e nutrir os leads até o momento de conversão através da automação de marketing.