8 questões que todo cliente deveria responder antes de contratar uma agência de Marketing Digital
Todo cliente está em busca de resultados surpreendentes, por isso, é necessário escolher a agência de marketing digital que traga resultados surpreendentes e ainda proporcione o crescimento que você precisa.
Para não errar na hora da escolha, veja 8 questões para responder antes de contratar uma agência de Marketing Digital:
1. Preciso de uma agência ou uma consultoria?
Primeiramente, precisamos entender a diferença entre as duas:
- Agências analisam e executam;
- Consultores analisam e orientam.
Sendo assim, o consultor avalia o contexto, identifica o problemas e propõe soluções. Ele pode ser uma figura importante na hora de conectar as equipes de marketing e de vendas, ajudando a identificar as ferramentas necessárias para sua empresa crescer e apontando um rumo a seguir.
Você precisa avaliar suas atividades e de seus funcionários! Por isso, se você acredita que é necessário treiná-los para se tornarem independentes, um consultor é uma boa escolha. Por outro lado, se você prefere que alguém cuide de tudo para você, a agência de Marketing Digital é a escolha certa.
2. Quais serviços uma agência pode me oferecer?
Umas prestam serviços para clientes grandes, outras para pequenas e médias empresas.
Algumas agências nasceram online. Outras adaptaram se adaptaram para o digital recentemente.
Se por um lado, agências que tem uma grande abrangência de serviços e trabalha em várias frentes pode trazer um conhecimento maior no geral, existem também agências com um nicho de especialização.
Entender a capacidade de uma agência, a partir dos serviços prestados, é pensar até aonde vocês poderão ir juntos.
3. A proximidade física é importante?
O que é mais importante para você: Reuniões presenciais ou conferências em Skype ou Google Hangouts?
O serviço que a agência irá prestar é a produção de materiais para o seu negócio. Por isso, é preciso saber se a produção de conteúdo e o envio dos materiais para aprovação pode ser feito com ou sem reuniões presenciais.
Entender o gerenciamento de comunicação dessa agência é crucial antes do fechamento.
4. E os cases de sucesso?
Cases de sucesso demonstram o conhecimento que a agência possui dentro do mercado que você atua. Isso pode fazer uma enorme diferença na relação entre vocês.
Cases de sucesso podem ser o melhor argumento de venda de uma empresa!
Portanto, examine com calma os cases de sucesso de agências para perceber quais soluções de qualidade eles trouxeram para outros clientes.
5. Qual o nicho de especialização da agência?
Se você possui um negócio e pensa em contratar uma agência de Marketing Digital, tente reparar nos clientes do mesmo segmento.
Com certeza, agências que já mostraram que sabem e conseguem fazer um bom trabalho com websites focados no seu nicho, sairiam na frente.
A DesignLab possui muitos clientes com diferentes nichos. Desde clientes de geração de energia, até clientes voltados para saúde e bem estar.
6. Qual tamanho a agência precisa ter?
Tamanho não quer dizer qualidade. Dependemos da necessidade geral da contratação.
Você espera uma agência que tenha uma dedicação intensa para seu negócio? Ou uma agência que consiga distribuir os serviços?
Se por um lado, agências maiores tem uma capacidade produtiva maior, mas por outro lado, agências menores podem te garantir exclusividade.
7. Qual o ticket para a contratação?
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que investir em Marketing Digital é, com certeza, sair na frente dos concorrentes ou, no mínimo, igualar-se aos poucos.
Portanto, quando procuramos por uma agência precisamos entender o que esperamos dela, e consequentemente o que vamos pagar por isso.
Se entendemos que essa agência faz parte da estratégia de crescimento do nosso negócio, temos que dar um peso maior para isto, afinal assim conseguimos obter o resultado esperado.
8. E o prazo do contrato?
É necessário procurar a agência com seu objetivo traçado.
Se queremos realizar uma ação de dia das mães, por exemplo, temos que ter a noção que o evento terá uma data limite.
Porém, se queremos usar Inbound Marketing para gerar oportunidades de vendas para capitalizar o negócio, não podemos deixar de pensar no longo prazo.
As agências normalmente trabalham com um tempo de contrato, que será delimitado para que as ações comecem a trazer resultados.