Seu blog de marketing digital precisa daquele “empurrãozinho”.
Muitos blogs possuem um desenvolvimento bem delineado. Bons textos, boa organização de conteúdo e agendamento de posts.
Porém há algo negativo: é fácil perceber a falta de investimento estratégico em redes sociais.
As mídias sociais são singulares, tendo cada uma sua desenvoltura e público alvo.
Por isso, você precisa saber qual a estratégia ideal para o seu blog.
Listamos alguns fatores que seu blog pode colocar em prática para gerar mais visibilidade:
Seu blog precisa das redes sociais.
Um blog de marketing digital deve contar com fácil acesso de conteúdo.
Seu blog precisa ter a cara da sua agência de marketing digital e conter algo que instigue o leitor.
Para mais facilidade e praticidade, uma boa solução é seu blog conter botões de compartilhamento à mostra, o que facilitará a vida do leitor, trazendo mais acessibilidade, e assim, trazendo positividade para seu blog.
Você precisa fazer com que seu blog mantenha presença em algumas redes sociais, “chamando” o leitor a conhecer esses canais e, oferecendo motivos para que esse leitor também o siga nessas outras redes.
Uma boa estratégia é manter sempre um conteúdo próprio em cada um dos canais.
Estratégias para o Twitter:
O Twitter é mais usado para divulgar informações rápidas ou para conteúdo informativo. O Twitter jamais deve ficar sem atualização e deve contar com uma personalidade própria.
O conteúdo do blog é compartilhado na rede em um número muito inferior, transformando-se mais em uma plataforma de serviço do que um local de jabá.
O tempo de publicação deve ser algo decidido por você, assim como o uso de hashtag, edição dos tweets e posicionamento que o blog terá nesses ambientes, como uma postura mais informal ou mais formal.
O ideal é que um blog de marketing digital tenha uma linguagem diferenciada em cada uma das Redes Sociais, afinal, se for a mesma coisa postada no Facebook, pra que segui-lo no Twitter?
Dica: seguidores só irão aparecer se o seu conteúdo ali compartilhado for atraente.
Estratégias para o Facebook:
A principal força do Facebook é o acesso ao uso de imagens, textos e links. Procure oferecer aos seus leitores algo além do conteúdo do blog e do Twitter.
Pesquise assuntos que possam chamar mais a atenção, escolha uma imagem chamativa e elabore textos curtos, inserindo um link.
A ideia é dar uma notícia mais contextualizada do que a notícia inserida no Twitter, pois é fácil perder uma publicação no Twitter, o que é difícil acontecer com o Facebook, pois na maioria das vezes, você acaba visualizando alguma imagem compartilhada pelos seus amigos (por isso é a importante escolher uma imagem atraente).
A identidade de cada canal deve ser bem delineada, formando uma espécie de estratégia, envolvendo o seu leitor em diversos ambientes e cenários.
Estratégias para outras redes sociais:
YouTube, Intagram, Pinterest ou Tumblr também podem ser usados para gerar branding ou acesso para o blog. Porém só usando essas redes sociais é que você irá ter noção se vale a pena ou não para sua agência de marketing digital.
Apenas evite replicar material nesses locais, pois isso faz com que seu blog se torne redundante demais.
Tumblr e Pinterest também são redes muito segmentadas e variáveis conforme o ramo de atuação.
O que vale é criar e desenvolver de forma efetiva uma linha de atuação, para que o blog de marketing digital tenha presença em diversos canais e com diversos diferenciais.
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