Em 2017 foram muitos acontecimentos no mundo do marketing. Agora é hora de descobrir as tendências digitais para 2018.
Na primeira parte da matéria falamos sobre as novidades e tendências digitais pro Facebook e Instagram. Na segunda parte, vamos abordar sobre planejamentos de comunicação e marketing.
Ao pensar em um plano de comunicação, seja ele para interagir com clientes ou captar um novo público, é preciso saber quais canais serão utilizados para divulgar o conteúdo. Escolher ferramentas que apresentam um ótimo desempenho no mundo digital, pode não ser o ingrediente principal para que a coisa dê certo.
Cada canal possui características próprias e elas devem ser levadas em consideração. Deve ser analisado qual canal será mais adequado para cada público, seja interno ou externo e o que se pretende alcançar.
VAMOS FALAR DE ALCANCE?
O alcance é o item que talvez seja a mais negligenciada na hora de decidir um canal. Mas o que poucos sabem é que ele é primordial pois, é necessário se pensar em como a comunicação chegará até o receptor da mensagem. Sim, esta questão é muito IMPORTANTE!
Portanto, faça uma pesquisa (Bench) e descubra opções no mercado que apresentem uma solução fantástica de integração e colaboração. Isso fará sua comunicação ser mais eficaz e mais ágil.
COMO DEVO FALAR COM MEU PÚBLICO?
Nao adianta só falar bonito, é preciso um conteúdo atraente, que mostre que a empresa fala a mesma língua com quem ela deseja se comunicar. Por isso, usar um discurso genérico, que busca servir para falar com todo mundo do mesmo jeito, mostra um desinteresse em se aproximar das pessoas.
Entender e falar a mesma língua do seu público é fundamental.
O QUE VEM POR AÍ NAS TENDÊNCIAS DIGITAIS?
1 – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:
Isso não é bem uma novidade. Você já deve ter visto ou interagido com algum App AI. Até porque, uma fatia de aproximadamente 57% dos profissionais de marketing já utilizam. Com o avanço da tecnologia, a ideia é que o uso de AI também cresça na mesma porporção da fatia citada acima.
2 – CONSUMO DE VÍDEO:
Só vai aumentar cada vez mais. Todo mundo quer um pedaço do Facebook Live. Quem não gosta de assistir vídeos, sejam eles de pessoas, fatos, bichinhos, dicas e etc.? Na verdade, 80% dos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler uma postagem no blog, de acordo com o próprio Facebook. Um post audiovisual recebe 3x mais visualizações que qualquer outra postagem. E mais um detalhe SUPER importante viu, em 2018, o consumo de vídeo através do mobile deverá crescer em 25% (e o consumo de vídeo deve diminuir em laptops e computadores de mesa pela primeira vez).
3 – UX TAMBÉM SOBE:
A experiência do usuário será um dos carros chefes do ano. Ele cuida para que o cliente tenha uma boa experiência com o seu produto ou serviço. Por isso, mais de 60% dos profissionais de marketing focados na experiência do cliente. Ressaltamos que os clientes vêem sua empresa ou marca como a soma das experiências que tiveram com você. Por isso, cuide bem do seu público.
4 – É A VEZ DO LINKEDIN:
O LinkedIn tem se mostrado uma rede bastante útil para engajamento e comunicação entre profissionais.
Principalmente da área B2B (Business to Business). A recente adição do recurso de vídeos mostra que a rede social está correndo pra não ficar atrás dos seus concorrentes. Deve ocorrer uma expansão mais agressiva da rede e o surgimento de novas abordagens para quem a usa. No Brasil, a rede já ultrapassa 29 milhões de pessoas conectadas.
Apesar de ser difícil apontar as principais tendências digitais e novidades, alguns tópicos estão (e devem continuar) em alta.