Algumas marcas se tornam as mais influentes em marketing digital. Veja o ranking da Ipsos.
Grandes marcas no Brasil só crescem. Elas impactam e entram na lista das mais influentes em marketing por aqui, principalmente as de tecnologia.
Esse estudo é feito desde 2012 pelo Instituto Ipsos, fundado na França em 1975.
O instituto hoje, é a terceira maior empresa de pesquisa e de inteligência de mercado do mundo.
De acordo com o levantamento do estudo “The Most Influential Brands”, novamente as empresas de tecnologia são as marcas mais influentes em marketing entre os brasileiros.
A partir de uma amostra de entrevistados o Ipsos divulga os resultados das marcas com maior poder de influência junto ao público local.
Sobretudo, o termo influência é tido pela Ipsos como “impacto na vida, opinião e comportamento dos consumidores”.
Em conclusão, o Most Influential Brands afirma que o grau de influência de uma marca envolve 57 atributos divididos em seis dimensões, são eles:
- Relevância;
- Liderança & appeal; (originalidade e inovação)
- Confiança & referência;
- Trendsetting;
- Interação social; (análise da capacidade de ditar tendências)
- Presença.
“A influência é realmente importante. É difícil de se conquistar, fácil de se perder”, afirma Steve Levy, Chief Operating Officer da Ipsos Canadá e idealizador do estudo.
Quais são as marcas mais influentes no Brasil?
Até o momento, no TOP 10 do ranking se encontram as empresas que reinam no setor de tecnologia além de também outros segmentos.
- Samsung
- Microsoft
- YouTube
- Netflix
- Nestlé
- Mastercard
- Havaianas
- Danone
A pesquisa foi realizada em 19 países. No Brasil, o levantamento foi feito via painéis online com 2.016 pessoas.
Em 2016, no Brasil, os drivers que tiveram o maior peso na influência foram respectivamente:
- Liderança e Inovação (37%)
- Responsabilidade Social (23%)
- Confiança (21%)
Além desses, com um peso menor, temos:
- Presença (11%)
- Engajamento (8%)
Em conclusão da pesquisa podemos afirmar que:
Os influenciadores digitais trabalham na internet para ajudar as empresas.
Por isso, você já parou para refletir como uma campanha afeta o seu jeito de pensar e interfere nas suas atitudes?
É mais notável que as marcas mais influentes alcançam esse posto porque os consumidores se identificam com elas e estabelecem uma relação emocional.
Isso acontece quando eles se veem representados pela marca e também através dos valores que ela passa.
O consumidor, portanto, passa a acompanhar fielmente na marca e constrói uma relação duradoura.
Como nasce essa relação?
#DicaValiosa: Aposte no Branding
Ele representa a construção e gestão da marca da sua empresa.
Por isso, falamos sempre sobre importância de construir um valor para a sua marca e sobretudo, sempre gerenciá-lo.
Assim, além de ganhar credibilidade e fidelização para a empresa, você também sabe em quem chegar e como chegar.
A credibilidade que eles passam ao público é alta e, por isso, depois de definir as estratégias de branding da sua empresa, basta procurar o influenciador digital que mais se encaixa com o nicho da marca e apostar nele.
É sucesso certo!