Conversão é um dos termos mais citados quando o assunto é Marketing digital.
Sabe aquelas vezes em que você entrou em uma loja para dar uma olhadinha e acabou levando alguma coisa? Esta é, basicamente, a lógica de conversão no marketing digital.
A diferença é que no meio digital existem diversas maneiras de aumentar o índice de pessoas que estão apenas dando uma olhadinha em seu site e resolvem ligar para pedir um orçamento, cadastrar o e-mail para receber promoções ou comprar, caso seja um e-commerce.
Na loja física dá para colocar um cartaz chamativo em frente ou atrair as pessoas por meio de um promotor, mas a estratégia de conversão no Marketing Digital varia de acordo com o objetivo.
Este objetivo precisa ser atingível e mensurável. Pois assim se avalia a estratégia de conversão.
Portanto, antes de qualquer coisa, defina seu objetivo. Abaixo listamos os mais comuns para que você possa se inspirar:
- pedidos de orçamento via site;
- ligações;
- solicitação de mais informações;
- baixar e-book;
- cadastrar o e-mail para receber novidades;
- preencher o formulário de fale conosco;
- colocar o nome em uma lista de espera;
- compartilhamento de posts e materiais da sua empresa de forma espontânea no perfil pessoal;
- efetivação de compra.
Planejar:
Após definir o objetivo, você planeja as chamadas para a ação CTAs (os meios que usuários se deixarão ser “pescados” por você).
Uma boa opção são banners e botões dinâmicos em seu site que acabam atraindo a atenção da pessoa enquanto ela navega.
No exemplo a seguir, podemos considerar que toda vez que um usuário clicar em um destes botões teremos uma conversão.
Aliás, vale a pena ler este post para conhecer as melhores maneiras de utilizar pop up para atrair leads (prospects).
Outro meio de gerar conversão no Marketing Digital é por meio de campanhas de e-mail marketing.
Munido de bons argumentos e de um mailing qualificado você pode conquistar muitos cliques para seu site ou landing page.
Investir em campanhas de Google Adwords e Facebook Ads também pode trazer conversões de qualidade para seu negócio. Neste caso, conte com um serviço especializado de Inbound Marketing.
Mensurar:
Por fim, é necessário avaliar os dados para descobrir o que precisa ser revisto e mantido. A taxa de conversão pode ser calculada do início ao fim do funil de vendas e traz um diagnóstico de onde está o ponto fraco da estratégia e, consequentemente, onde devemos atuar.
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