Endomarketing é um conjunto de estratégias benéficas que melhoram a visão que os colaboradores têm sobre sua empresa.
Isso acontece a partir de ações que otimizam a comunicação das equipes, as políticas do negócio, os incentivos aos profissionais e até a cultura organizacional do ambiente.
O RH e o marketing são os responsáveis pela criação e implementação do endomarketing. Isso também é chamado de marketing interno, e devem trabalhar em parceria para que as ações sejam adotadas fielmente.
Além disso, enquanto o RH visa a cultura da empresa e se preocupa com o bem-estar dos colaboradores, o setor de marketing traça estratégias de comunicação para a companhia.
Quando ambos setores unem suas forças para engajar o público interno, o endomarketing surge, focando na experiência e no relacionamento do profissional com a sua empresa.
Você conhece os 6 benefícios do endomarketing?
Esses benefícios abrangem os profissionais dos diversos setores da sua empresa.
Unindo as equipes e otimizando a visão que possuem da sua empresa, o que torna o endomarketing uma vantagem competitiva no mercado pelos seguintes motivos:
Motiva os colaboradores:
O marketing interno promove uma série de ações.
Busca o engajamento e a motivação dos colaboradores, que é resultado de um conjunto de estratégias elaboradas pelo RH e marketing.
Todavia, quando os seus profissionais sabem que a empresa se preocupa em proporcionar um ambiente de trabalho seguro e que promova bem-estar, eles se sentem mais engajados com o negócio.
Otimiza a produtividade:
A produtividade é maximizada quando há adoção do endomarketing, tanto pela motivação dos colaboradores quanto pelas boas estratégias de engajamento.
Além disso, os profissionais se tornam mais proativos e trazem melhores resultados para sua empresa.
Diminui o turnover:
Uma das grandes questões que o RH lida são com as altas taxas de turnover, certo?
Por isso, quando há a motivação e profissionais satisfeitos não existe motivo para se preocupar com a rotatividade dos colaboradores.
Um ambiente de trabalho que faz com que eles se sintam acolhidos tende a ser bem valorizado, o que reduz drasticamente o turnover.
Envolve os profissionais com a demanda da empresa:
Se sua empresa se preocupasse com suas necessidades pessoais e sugestões, você se tornaria mais leal à ela e cumpriria suas demandas?
Ademais, quando a empresa tem um toque mais humano, ela impacta seus profissionais de forma positiva. Tornando-os leais e comprometidos com o que é determinado para o negócio.
Alcança um clima organizacional saudável:
Nós sabemos da importância do clima organizacional para o andamento da companhia, não é mesmo? Ele é importante para que haja uma união entre os colaboradores e um fluxo constante das atividades.
Quando o endomarketing, o bem-estar e a qualidade de trabalho são levados em consideração.
Tornando os benefícios relacionados à esse clima mais visíveis, afetando positivamente o desempenho da equipe e os resultados alcançados.
Aumenta o bem-estar dos colaboradores e a qualidade de trabalho:
Não há como discordarmos que trabalhar pode ser estressante em alguns momentos. E é por isso que trouxemos esse último benefício:
o bem-estar dos seus profissionais e a qualidade de trabalho que é alcançada com o endomarketing.
Sua empresa se preocupa, por exemplo, com a saúde dos colaboradores? Deveria!
Para conquistar um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e agradável é preciso que o marketing e o RH elaborem estratégias de endomarketing que incentivem o bem-estar dos profissionais, diminuindo os níveis de estresse e aumentando a saúde mental das equipes.