Atualmente, SEO é um dos assuntos mais debatidos nos diferentes níveis que permeiam uma estratégia on-line, sendo fundamental para o marketing digital e para a sobrevivência de negócios virtuais.
Sobretudo, o tema ainda é complexo para uma parte dos usuários, gestores e empreendedores que se aventuram a administrar um empreendimento na Internet.
No nosso ponto de vista SEO não é um projeto com começo, meio e fim, mas sim de otimização contínua, sendo planejado, estruturado e aplicado conforme os objetivos do seu negócio.
Portanto, leia esta matéria e saiba mais sobre o que é SEO e suas características.
O que é SEO e como funciona?
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca.
Esse termo compreende um conjunto de técnicas, estratégias, métodos, análises, processos e outros elementos que pretendem elevar o posicionamento, por reputação e relevância de um website ou blog nos resultados orgânicos dos sites de busca — como Google, Bing e Yahoo Search — colocando-o, de preferência, entre as primeiras posições.
Por regra existem boas práticas, mas, não existem estratégias prontas, elas se adaptam conforme esses motores de pesquisa implantam inovações, modificam algoritmos e sistemas que atuam na busca dos melhores conteúdos para serem exibidos.
Geralmente, sua aplicação é contínua, necessitando de tempo para que surjam os primeiros resultados positivos.
Ainda assim, é vital para obtenção de tráfego e a otimização de sites, melhorando seus posicionamentos.
De quais maneiras pode ser aplicado?
Para que ele seja aplicado corretamente, é preciso levar em conta alguns pontos, como:
- avaliação do conteúdo do site/blog;
- nicho de atuação;
- concorrência por termos-chave;
- estrutura do blog/site.
Além disso, é fundamental ter um bom serviço de hospedagem e alimentação contínua de dados e informações nas suas páginas.
Para que o trabalho surta o efeito desejado e não perca rankeamento nos resultados das buscas.
O SEO pode ser aplicado de diferentes maneiras, como nas 03 que separamos a seguir:
URL do site:
Colocar uma URL que facilite a compreensão do seu site, e também de cada página dele, é uma ação que gera confiabilidade e segurança nos internautas.
Assim, os usuários possuem maior certeza de que clicaram em links corretos.
Isso também colabora para que os (robots) robôs de busca encontrem os temas de cada uma das suas URLs de páginas mais facilmente — além de elas se tornarem mais autoexplicativas.
Para isso, é importante mencionar palavra-chave, título e tema no link.
Blogs:
A utilização de um blog em conjunto com o site é fundamental para otimizar ambos. Pois, além de aumentar os locais de contato com os internautas, dá maior prestígio e relevância para os conteúdos postados.
Ter uma estratégia de conteúdo com frequência de posts fará toda a diferença no seu posicionamento.
Palavras-chave e densidade:
É fundamental estruturar os artigos do seu site/blog com base em palavras-chave pesquisadas nos mecanismos de buscas, especialmente as principais de cada área. Para encontrá-las, existem ferramentas que ajudam, como o Google Keyword Planner.
Também é preciso ter cuidado para não exagerar ou mencionar pouco elas ao longo do texto. Portanto, priorize a fluidez do conteúdo e o acréscimo de forma natural.
O SEO precisa estar em conjunto com outras técnicas de marketing.
O SEO pode ser desmembrado em SEO técnico, que consiste na aplicação de alguns dos preceitos mencionados acima.
Focando só na parte básica, e no SEO estratégico, que é composto por planejamento, conteúdo, táticas de relacionamento, análise de interface web e uso de marketing digital nas estratégias de otimização de sites e blogs.
Isso significa que, para se ter resultados, é preciso também se atentar a outras ações de marketing digital. Visando a fortalecer a presença digital da sua marca, como Inbound Marketing, marketing de conteúdo, UX (User Experience) e mobile marketing.
Um fato que deve considerar é: Se você tem um portal rápido, fácil e relevante para o usuário, você está andando no caminho certo.
Vale destacar que as páginas que aparecem nas primeiras opções das pesquisas dos motores de busca conseguem aumentar — e muito — a porcentagem de cliques e acessos, o que influencia na visibilidade de seus conteúdos e nas vendas.
Portanto, investir em SEO e em marketing digital é fundamental para os negócios virtuais.