Black Friday 2022: dicas imperdíveis para o seu negócio.

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Black Friday 2022: dicas imperdíveis para o seu negócio.

11 de novembro de 2022
Designlab

A Black Friday é uma velha conhecida do comércio brasileiro. Originada nos Estados Unidos, ela é realizada na última sexta-feira do mês de novembro no mundo todo, criando várias oportunidades para atrair clientes e melhorar a performance de um negócio.

Neste post, vamos apresentar 12 Dicas Imperdíveis que te ajudarão a vender mais na Black Friday. E por fim, traremos uma SUPER DICA para você fechar as suas vendas com chave-de-ouro, confira!

Prepare o seu site:

Se você deseja vender mais na Black Friday, sua atenção precisa estar voltada para o desempenho do seu site, focando no aumento das conversões.

Vale ressaltar que falhas de comunicação com o servidor, problemas com o acesso em dispositivos mobile e a falta de capacidade para suportar um grande número de visitantes são os principais erros!

Um estudo feito pela Sofist, constatou dados que preocupam. Verificou-se que o varejo online brasileiro sofreu em 2021 uma perda de R$ 8,1 milhões em apenas 12 horas, entre a Black Friday.

O estudo contemplou o monitoramento de 116 lojas virtuais, entre 22h da quinta-feira anterior a Black Friday de 2021 até às 10h do dia 26 de novembro, o dia que o comércio celebra a data.

A Sofist indicou que a indisponibilidade pode ter ocorrido por erros técnicos e ter havido uma demora de mais de 45 segundos para carregar o site. Normalmente, algo acontece quando a página está sobrecarregada de acesso.

Então, não perca tempo nem dinheiro, prepare a sua loja virtual corretamente e evite dores de cabeça para poder se preocupar apenas em vender mais na Black Friday.

Promova Upsell para vender mais na Black Friday:

O upsell é uma estratégia para otimizar o ticket-médio do negócio, oferecendo uma nova oferta após a realização de uma compra.

Quando você vai em uma lanchonete de fast food, por exemplo,

há quase sempre uma oferta de um refrigerante ou uma batata frita maior, certo? Essa é uma prática utilizada por várias lojas, e não apenas os negócios digitais.

Agora, imagine que o seu cliente comprou um curso de jardinagem na Black Friday. Instantes depois da compra, você pode oferecer outro curso ou um e-book sobre as principais plantas que um jardim deve ter.

Apesar de ser um exemplo fictício, o upsell é uma boa tática para vender mais na Black Friday 2022 e possibilitar uma melhor experiência ao seu cliente.

Ofereça vários meios de pagamento:

Imagine a frustração de um consumidor ao colocar um produto no carrinho e não encontrar o meio de pagamento desejado, seja o boleto, ou a bandeira do cartão de crédito que ele tem.

Esses casos geram uma experiência negativa, que é péssima para a imagem da sua marca no mercado.

Assim sendo, ofereça diversos meios de pagamento em sua loja virtual. Você não precisa manter todas as opções durante o ano inteiro, mas é válido fazer esse esforço para vender mais na Black Friday.

Entre as principais opções para pagamento, são sugestões:

  • Paypal;
  • Pagar.me;
  • Moip.

E caso você note que um meio de pagamento novo foi bastante utilizado nesse período, considere mantê-lo em seu negócio.

Faça uma boa campanha de mídia paga:

As campanhas de mídia paga derrubam as barreiras para a comunicação entre empresas e consumidores. A partir delas, o seu negócio pode alcançar um público altamente segmentado, de acordo com os seus interesses nas redes sociais.

Hoje em dia, existem inúmeras plataformas para investir, como o Facebook Ads, o Instagram Ads e o Google Ads. Portanto, crie uma estratégia que atraia os consumidores ideais para o seu site.

E lembre-se: nunca foque os seus esforços em apenas uma plataforma e divida o seu investimento com sabedoria para poder vender mais na Black Friday divulgando sua campanha em todas as redes.

Reforce o seu estoque:

Como você já percebeu, a Black Friday movimenta milhões de reais. Desse modo, empreendimentos B2C (Business-to-consumer), como os e-commerces, devem reforçar os estoques, evitando a frustração do consumidor.

Antes de comprar de seus fornecedores, faça uma previsão de consumo durante a Black Friday e não compre mais do que o necessário. Além do mais, quem não toma esse cuidado, acaba gastando mais do que deve e não consegue ter bons lucros.

Respeite o consumidor:

Provavelmente, você já ouviu as expressões “Black Fraude” e “Tudo pela metade do dobro”, não é mesmo?

Saiba que existem sites que monitoram a variação de preços de inúmeros produtos na internet.

Com isso, os consumidores estão mais atentos aos falsos descontos.

Se você não quer sofrer consequências, como depoimentos no Reclame Aqui

ou postagens negativas sobre a sua empresa em redes sociais, é essencial respeitar o consumidor, oferecendo descontos verdadeiros, que realmente valem a pena.

Lembre-se que vender mais na Black Friday por meio de mentiras pode afetar sua empresa o ano todo.

Crie um senso de urgência:

Um simples contador regressivo de tempo em seus anúncios promove o gatilho da escassez

E aumenta o desejo de consumo dos visitantes. Por isso, crie um senso de urgência em suas campanhas.

Só não cometa o erro de colocar contadores regressivos mais de uma vez em um mesmo produto.

Quando o tempo se esgotar, o preço deve retornar para o valor normal.

Como nada foge dos olhares dos consumidores na internet, essa tentativa, se mal implementada, pode mais atrapalhar do que vender mais na Black Friday.

Treine os seus funcionários:

Como o fluxo de clientes é maior durante essa época, é preciso ter atenção redobrada no atendimento.

Caso algo de errado aconteça no seu site, como problemas na hora de finalizar a compra, alguns consumidores podem ficar de ânimos esquentados.

Nessas horas, a central de ajuda do seu empreendimento deve estar qualificada para contornar a situação o mais rápido possível.

E os benefícios dos treinamentos de funcionários não param por aí:

quando um consumidor é atendido corretamente em uma situação problemática,

ele se sente mais confortável e confiante para retornar e comprar mais.

Portanto, descubra quais são as maiores dores dos seus consumidores,

treine a sua equipe e seja preciso tirar dúvidas e solucionar problemas durante a Black Friday.

Crie landing pages otimizadas com SEO:

Ter uma landing page própria para a Black Friday é uma boa maneira de segmentar o seu público e aumentar as conversões. Ao criá-la com antecedência, você pode perguntar ao seu nicho:

  • como os avisos de promoções devem ser enviados (Ex.: email ou SMS);
  • quais mercadorias eles desejam comprar (Ex.: livros ou cursos online);
  • quanto eles estão dispostos a gastar.

Com essas informações em mãos, é possível criar campanhas mais precisas e focadas no desejo de cada cliente.

Não se esqueça de utilizar as cores preto e vermelho, a fim de atrair a atenção do visitante também.

Utilize um call-to-action (CTA) para que os clientes se sintam importantes e fiquem sabendo primeiro dos descontos, como nestes exemplos:

“Ficar sabendo antes de todo mundo” ou “Receber promoções em primeiro lugar”.

Monitore o seu desempenho:

Muitos compradores ficam alertas para comprar mercadorias no primeiro minuto da sexta-feira. Alguns sites focam os seus esforços nos momentos iniciais, visando o aumento das conversões — e não há nada de errado nisso.

Contudo, o seu planejamento pode não acontecer como esperado e o número de vendas não alcançar as metas esperadas nas primeiras horas.

Desse modo, é muito importante que você acompanhe a performance de sua loja na Black Friday.

É possível, por exemplo, programar promoções, disparos de emails e outras campanhas de marketing durante o decorrer do dia inteiro.

Lembre-se de que você também pode criar preços especiais para quem comprar algo em sua loja mesmo após a Black Friday.

Algumas lojas chamam esse período de “Ressaca de Black Friday”. A partir disso, você consegue atrair novos consumidores depois da data também.

Faça uma análise prévia dos preços dos concorrentes:

Se você oferece um produto com um valor desproporcional ao mercado, as suas chances de vender mais na Black Friday serão pequenas.

E, apesar de não ser novidade, situações desse tipo são bem comuns no mercado. Por isso, para não errar e ter sucesso nessa data, confira e analise como está o preço de seus concorrentes.

A ideia é agir com antecedência de modo a facilitar a definição de preços e a decisão das estratégias para chamar a atenção do consumidor com um preço atrativo.

Uma dica de boa prática nesse sentido é avaliar o valor de frete e o prazo de entrega dos principais concorrentes. Além do preço, estes dois fatores são os mais considerados pelos consumidores do comércio eletrônico.

Afinal, não adianta ter o melhor preço e perder vendas por frete alto ou prazo de entrega longo, não é mesmo?

Respeite os prazos indicados para a entrega:

Não é preciso dizer que a Black Friday é uma das principais datas de atração para novos clientes, né? Portanto, que momento mais é importante para aproveitar e fidelizar esses consumidores?

Nesse cenário, você não pode marcar bobeira! E, para isso, uma das principais estratégias é cuidar para que a entrega seja feita dentro do prazo!

Portanto, evite reclamações e entregue um serviço de ponta. Pode ter certeza que isso elevará a imagem do seu e-commerce junto ao público.

Muitas empresas atrasam o envio dos produtos nessa época. Você seguindo a data estabelecida já estará à frente da concorrência e, claro, deixará a sua clientela satisfeita e esperando por uma nova oportunidade para comprar com você.

Além disso, oferecer o preço mais barato já não é um diferencial para se destacar. O aumento do número de vendas depende de uma série de fatores, como:

  • capacidade de atendimento dos funcionários;
  • landing pages otimizadas;
  • estoques adequados às expectativas de consumo;
  • oferta dos meios de pagamentos mais utilizados pelos clientes;
  • site com design responsivo e capaz de suportar grande quantidade de acessos.

Como você pode perceber, qualquer ação de marketing demanda tempo para gerar resultados e isso não é diferente quando estamos falando do meio digital.

Então, não deixe para realizar um planejamento, tanto de estratégias de venda, quanto de campanhas em cima da hora. Faça tudo isso com uma antecipação mínima de 30 dias.

Dentro desse panorama, você também pode analisar a sua base de clientes. Se você trabalha com e-mail marketing ou WhatsApp, uma estratégia eficiente é a segmentação.

Portanto, não perca mais tempo, busque logo colocar em prática as dicas deste post e você verá como é possível obter bons resultados e melhorar a performance do seu negócio na Black Friday.

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