As principais tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023

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As principais tendências de marketing digital para ficar de olho em 2023

29 de março de 2023
Designlab

Você sabe quais são tendências de marketing digital para 2023? Sabemos que o universo do marketing digital muda rapidamente.

Afinal, novos formatos de conteúdo ganham espaço, ferramentas e redes sociais são criadas e, também, o comportamento das pessoas passa por mudanças constantes.

Por isso, para te ajudar nessa missão, selecionamos as melhores tendências de marketing digital 2023 que merecem maior destaque.

Diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental:

Uma grande tendência de marketing para 2023 é a de trabalhar cada vez mais com a diversidade, a inclusão e a responsabilidade social.

Esses são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir se deseja manter-se em alta, destacar-se no mercado e conquistar novos seguidores e clientes.

E como colocar em prática esses três pilares? Levando em consideração algumas questões como:

  • Legendar os vídeos da marca, garantindo que eles possam ser vistos/entendidos por um maior número de pessoas.
  • Criar campanhas que sejam ilustradas por pessoas reais e de diferentes etnias, origens, cores, gêneros, orientações sexuais, capacidades, entre outros. Porém, mais do que criar campanhas que ressaltam a diversidade, também é importante que ela faça parte do dia a dia da empresa. Ou seja, que a diversidade esteja presente na gestão, no quadro de funcionários e no desenvolvimento de produtos da marca.
  • Posicionar-se e defender causas relacionadas à responsabilidade ambiental. É hora de entender que sustentabilidade não é apenas “separar o lixo reciclável”, mas sim assumir um compromisso de produção sustentável em todos os processos da empresa. Esse cuidado com a sustentabilidade deve transparecer para o público — e é nesse cenário que o marketing entra, para reforçar os valores que a marca defende e a imagem que deseja passar.

Vale ressaltar que uma empresa diversa e inclusiva conquista não apenas consumidores, mas também admiradores e defensores da marca.

Experiências híbridas (on e offline):

Existem algumas mudanças que vieram para ficar. E, dentre elas, as experiências híbridas omnichannel, ou seja, que mesclam experiências on e off-line merecem destaque.

Nas empresas, o modelo de trabalho híbrido já vem sendo adotado. De acordo com uma pesquisa feita pelo Google entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, 44% das empresas brasileiras responderam que já tinham aderido ao modelo híbrido. Em geral, os profissionais veem esse formato com entusiasmo (51%) e confiança (47%).

Além disso, outro estudo, dessa vez feito pela Deloitte, revela que 75% dos executivos globais pretendem investir mais em experiências híbridas nos próximos anos. E eles farão isso motivados pelas possibilidades de personalização, inovação, conexão com o cliente e inclusão.

Assim sendo, a experiência híbrida é uma grande tendência de marketing para 2023. Por isso, é importante que as marcas invistam em infraestrutura e tecnologia para acompanhar essa demanda.

Marketing de influência:

O marketing com influenciadores e “garotos propaganda” é algo que existe há anos. Entretanto, sua forma de ser feito está mudando com o passar do tempo. Isso porque, hoje, os influencers de uma marca não são apenas “garotos propaganda”, mas sim, tornam-se verdadeiros embaixadores da empresa.

Por isso, é cada vez mais importante tomar cuidado na hora de definir quem serão os porta-vozes da sua marca.

Assim sendo, é essencial fechar parcerias e contar com embaixadores que tenham valores que fazem sentido para a sua marca – e, é claro, que o influenciador também sinta que faz sentido para a sua própria imagem.

Os vídeos são uma grande tendência de marketing para 2023:

A utilização de vídeos na estratégia de marketing digital não é algo novo. Entretanto, esse formato de conteúdo ganha cada vez mais força com o TikTok, o Instagram e o YouTube.

Ademais, vale ressaltar que as estratégias de vídeos mudam conforme cada plataforma. Enquanto o YouTube permite e valoriza conteúdos mais longos, explicativos e com descrições maiores, no TikTok e no Instagram fazem sucessos os vídeos mais curtos e objetivos.

Neste cenário, é importante avaliar quais formatos de vídeo fazem sentido para a sua empresa.

Profissionais de marketing digital cada vez mais tecnológicos e antenados:

Por último, mas não menos importante, dentre as tendências de marketing digital 2023, destaque para os profissionais que atuam na área.

Afinal, para construir uma carreira de sucesso no marketing, é essencial que o profissional esteja sempre atento às novidades, seja heavy user de redes sociais, conheça as principais tendências, saiba como planejar e organizar as melhores estratégias para a empresa, entre outros.

Ademais, além da criatividade na hora de produzir conteúdos relevantes, é preciso que o profissional atual de marketing também saiba analisar dados e, assim, tenha um perfil cada vez mais completo para entregar materiais qualificados.

Não à toa, muitas empresas optam pela contratação de uma agência especializada em marketing digital para desenvolver suas estratégias e ações. Afinal, essa é uma área que engloba muitas funções.

Inclusive, essa pode ser uma excelente solução para a sua marca acompanhar as principais tendências de marketing em 2023.

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