Como aumentar seu alcance nas mídias sociais em 5 passos.

+55 (21) 99955-5453

Como aumentar seu alcance nas mídias sociais em 5 passos.

7 de fevereiro de 2023
Designlab

O engajamento nas mídias sociais é imprescindível e deve ser considerado como um dos objetivos principais do planejamento de marketing. A busca para atingi-lo é frequente e representa o sucesso no relacionamento entre empresa e clientes.

Portanto, para chegar a esse nível de envolvimento é preciso colocar em prática algumas ações nas suas mídias sociais. Algumas estratégias garantem que o cliente estará sempre com a sensação de pertencimento ao seu público. Confira!

O que significa engajamento nas mídias sociais?

Antes de qualquer coisa, engajamento significa uma relação de confiança e empatia. O consumidor, nesse contexto, gosta da sua marca, se identifica com o tom utilizado nas postagens, gosta do produto e tende a ser um cliente a longo prazo.

O engajamento nas redes sociais acontece quando o usuário se comunica com sua marca por meio de curtidas, comentários e respostas de qualquer solicitação. Isso representa um nível interessante de envolvimento entre a marca e o consumidor.

No marketing digital, números são importantes, mas eles podem ser vazios se não utilizados da melhor forma. Do que adianta ter muitos seguidores se eles simplesmente não interagem ou visualizam suas publicações?

É importante que haja essa proximidade, já que a interação é o ponto de partida para o consumo.

Como aumentar o engajamento nas mídias sociais?

Na prática, aumentar o engajamento nas mídias sociais é algo que se obtêm com atitudes simples, mas que fazem toda diferença. A seguir, veja as 6 principais estratégia para aumentar o engajamento da sua empresa nas redes sociais.

Conheça seu público:

Como se comunicar adequadamente e oferece o melhor conteúdo sem conhecer a fundo seu público? O primeiro passo é entender com quem você fala, e isso envolve questões básicas e fundamentais como:

  • gênero;
  • faixa etária;
  • região geográfica;
  • classe social.

Essas características amplas são avaliadas, e então é possível definir a buyer persona, que é um cliente modelo da empresa. As personas reúnem as principais características do público da marca e facilita o direcionamento da comunicação nas mídias sociais.

Uma vez que sua empresa tem esse conhecimento, tudo pode ser direcionado com mais precisão. Por isso, você usará o melhor tom, saberá explorar as principais redes sociais e estará capacitado a oferecer conteúdo altamente relevante.

Produza e compartilhe conteúdo relevante:

Os usuários das mídias sociais estão em contato com uma enorme quantidade de conteúdos durante uma simples rolagem na linha do tempo. Entre tantas opções, se destacar depende diretamente da qualidade do que você posta.

Considerando o seu público, trabalhe em conteúdos autorais e que fortaleçam a imagem do seu negócio nas redes sociais. Portanto, revise-os com atenção antes de publicar entenda eles realmente se comunicam como o conceito da sua empresa.

Vincular conteúdos relevantes ao perfil da sua buy persona é essencial para conseguir aumentar o engajamento nas redes sociais da sua marca e mantê-lo no topo.

Incentive a interação:

Atualmente. há diversas maneiras de estimular a interação nas mídias sociais. No Facebook, por exemplo, posts simples podem trazer questionamentos que geram comentários.

Já no Instagram, as enquetes são uma ferramenta ainda mais objetiva para conseguir isso.

Desenvolva cada publicação pensando sobre como as pessoas serão estimuladas a interagir.

É preciso que os conteúdos sejam amigáveis e acessíveis, responder os comentários também é uma ótima forma de obter engajamento nas redes sociais, já que o público se sente ainda mais próximo da empresa.

Capriche no visual das publicações:

O conteúdo visual tem grande força no engajamento das redes sociais, e é muito mais bem aceito pelo público.

A maioria das empresas sabe disso, então seu negócio precisa se esforçar para trazer vídeos, GIFs e fotos de qualidade que realmente se destaquem nas mídias sociais.

Outra opção é combinar boas imagens com textos. Esse tipo de post tem um desempenho 323 vezes melhor do que publicações sem ilustrações visuais.

Você capta a atenção do usuário e consegue transmitir a mensagem com sucesso, sem precisar oferecer algo cansativo.

Os vídeos merecem destaque nesse ponto. Boas produções autorais podem render um grande alcance, e claro, engajamento.

Seja constante nas publicações:

É fundamental se fazer presente ao seu público. O engajamento nas redes sociais depende do contato frequente e constante com quem acessa suas páginas. Como marcar e fazer a diferença se você pouco aparece na linha do tempo de quem curte ou segue sua página?

Mantenha uma regularidade nos posts, sempre planejando alimentar as páginas diariamente. Organize um agendamento, de preferência para que alguns conteúdos sejam disparados automaticamente. Isso otimiza o trabalho e garante que as páginas sejam alimentadas.

Dessa forma, o cliente se acostuma com as publicações diárias da página e se fideliza. Elas se tornam parte de suas rotinas e fazem diferença na experiência de navegação. O sucesso pode ser tanto que, se sua empresa deixar de postar, seu cliente vai sentir falta.

Como mensurar os resultados das estratégias de engajamento?

O monitoramento do resultado das estratégias se faz totalmente necessário. É preciso mensurar esses números e entender o que está por trás das métricas geradas em todas as campanhas e ações.

A primeira forma de fazer isso é observando as interações. Comentários e compartilhamentos são ótimos indicadores de engajamento. Se as respostas forem positivas, sinal de que sua empresa está obtendo sucesso nas estratégias. Quanto mais comentários e interações, maiores as chances de engajar nas mídias sociais.

Há também algumas métricas para ficar de olho que têm grande relação com o engajamento nas redes sociais. O índice de alcance mostra o quanto suas publicações estão chegando ao público. Quanto maior, mais gente visualizando e maiores chances de conversão.

A taxa de rejeição ajuda a entender o que não foi bem aceito. Essa métrica é de extrema importância para evitar erros e não insistir em estratégias que geram bloqueios, ocultações e outras ações negativas.

O engajamento nas redes sociais é uma busca imprescindível e que deve ser constante. Essas 6 estratégias possibilitam ótimos resultados e clientes mais envolvidos.