Marketing de influência: aumente as vendas em sua loja virtual.

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Marketing de influência para aumentar as vendas em sua loja virtual

24 de julho de 2024
Designlab

Quer entender o que é marketing de influência e como usar essa tendência no seu e-commerce? Confira as dicas que preparamos sobre influência digital e como você pode aplicar esse recurso no seu negócio.

Cá entre nós, é muito provável que você já tenha comprado algum produto só porque outra pessoa recomendou (nem precisa de uma bola de cristal para adivinhar a resposta), hein?

Isso é o marketing de influência!

Essa estratégia vem ganhando cada vez mais força nas empresas e marcas, afinal o público quer acompanhar influenciadores digitais nas redes sociais.

E claro, os números não deixam mentir, uma pesquisa do Opinion Box mostra que 67% das pessoas seguem influenciadores no Instagram e, além disso, 55% já compraram algo que foi indicado nas redes sociais.

Mas afinal, o que é marketing de influência e como criar uma estratégia de influência digital para sua marca?

Separamos as principais dúvidas de quem quer começar a fazer ações com influenciadores digitais e para esclarecê-las, criamos um conteúdo descomplicado com tudo o que você precisa saber sobre o marketing de influência.

Continue a leitura e descubra como ter resultados incríveis no seu negócio usando essa estratégia do marketing digital.

O que é marketing de influência?

Do inglês “influencer marketing”, o termo marketing de influência é uma estratégia de divulgação que usa a credibilidade e audiência de um digital influencer (também chamados influenciadores digitais) para conquistar pessoas.

Sem rodeios, o marketing de influência é uma forma orgânica de se comunicar com a sua audiência e se baseia em dois pilares: confiança e engajamento.

Como assim confiança e engajamento?

É simples, se você confia na opinião e na experiência de alguém, essa pessoa te influencia. Certo?

O mesmo acontece no marketing de influência.

Essa pode ser uma ótima estratégia de divulgação para alcançar ainda mais clientes no seu e-commerce, e principalmente para chegar mais perto de seu público-alvo, de uma forma muito mais atrativa e menos invasiva.

O marketing de influência é uma forma orgânica de vender e se comunicar com a sua audiência.

E digital influencer, o que é isso?

Os influenciadores digitais (ou digital influencer) são pessoas reconhecidas na internet,

com milhares de seguidores e um público fiel, que estão cada vez mais presentes na vida de empresas e consumidores.

Trabalhar com influenciadores digitais é criar uma conexão entre a marca e o público, o que vai causar um impacto positivo na sua estratégia de marketing digital.

De acordo com uma pesquisa da QualiBest, influenciadores digitais são a segunda maior influência na tomada de decisão de compra, perdendo apenas para indicação de amigos, que alcançaram 57% das respostas.

Ainda resta alguma dúvida de porque é importante entender como eles podem se encaixar na sua estratégia de marketing digital?

Como funciona o marketing de influência?

Na prática, o marketing de influência funciona com ações de marketing feitas por pessoas influentes na internet e nas redes sociais. O objetivo é simples, criar conexão entre a marca e o público, e assim:

  • gerar valor e confiança para a marca;
  • conquistar novos clientes;
  • reter clientes já existentes;
  • influenciar na decisão de compra.

A sensação de proximidade que os seguidores têm com influenciadores digitais faz com que queiram se vincular com marcas e produtos aprovadas por eles.

3 vantagens do marketing de influência para a sua marca:

Pessoas comuns dão mais credibilidade, concorda?

Imagine que você quer comprar um novo produto de cabelo. Você pode até ter visto uma pessoa famosa falando bem numa propaganda na TV, mas será que você vai confiar só nessa opinião? Provavelmente, não.

O mesmo vale para a estratégia de divulgação da sua marca.

Outra vantagem do marketing de influência é conseguir criar uma comunicação de um jeito mais sutil e eficiente,

já que você não interrompe a jornada do usuário, nem se torna invasivo ao mostrar anúncios, por exemplo.

1. Segmentar a sua audiência:

influenciadores digitais criam uma relação próxima com seus seguidores ao criarem conteúdos frequentes e autênticos, que geram afinidade com quem visualiza.

Se sua empresa vende maquiagem, por exemplo, pode investir em influenciadores digitais de moda e beleza para conversar diretamente com o público interessado.

2. Identificação com o público:

um dos critérios que influenciam na decisão de compra é a identificação de consumidores com os valores e propósitos das empresas e marcas.

Por isso, é importante estar próximo de influenciadores digitais que tenham sintonia com seus objetivos para não correr riscos e ter bons resultados para o negócio.

3. Possibilidade de avaliar resultados:

a internet e as redes sociais permitem analisar o impacto das campanhas em tempo real,

acompanhando resultados como aumento de seguidores, vendas e engajamento.

Para as marcas, isso é fundamental para garantir ainda mais assertividade, clareza e confiança nas operações.

Pesquisas mostram que o marketing de influência já se consolidou nas estratégias de grandes e pequenas empresas, e só tende a crescer.

Como usar o marketing de influência e alcançar o público certo no seu e-commerce:

Usar o marketing de influência na sua estratégia de divulgação não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas pode ser algo que desperte dúvidas, principalmente para quem está começando.

Por isso, separamos algumas dicas e boas práticas para colocar em ação e usar essa estratégia da melhor forma possível no seu negócio:

Crie um planejamento — um ponto super decisivo para começar a usar o Marketing de Influência é construir um planejamento para as ações de marketing digital. Inclua, por exemplo, os principais objetivos da sua estratégia, seja aumentar seguidores, impulsionar vendas ou tornar a marca mais popular.

Com essas informações e conhecendo sua audiência, é possível escolher os formatos e plataformas mais adequados para alcançar suas metas.

Aproveite as datas comemorativas: 

A sazonalidade pode dar um gás a mais quando o assunto é marketing de influência.

Dependendo do seu nicho de mercado, é possível priorizar datas tradicionais no calendário de vendas. Como Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal, por exemplo, ou focar nas datas específicas do seu nicho.

Esses são momentos de maior movimento do comércio, portanto, mais oportunidades de vendas.

Além disso, é possível fazer envio de produtos para divulgação nas redes sociais,

investir na presença em um evento da marca, seja ele presencial ou on-line, realizar campanhas específicas e até co-criação de conteúdo.

Seja transparente:

A confiança é a base das relações, inclusive em ações com influenciadores digitais. Por isso, é importante que as suas parcerias deixem claro que o conteúdo produzido com sua marca é uma publicidade paga, ok?

Uma forma bastante reconhecida pelo público é usando a hashtag #publi. Além disso, a transparência também é lei:

o artigo 36 do Código de Defesa do Consumidor determina que as publicidades devem ser facilmente identificadas pelos consumidores.

Mais credibilidade para sua marca:

Usar o marketing de influência ajuda a melhorar a visibilidade e das marcas no mercado.

Por exemplo, quando um digital influencer posta nas redes sociais sobre uma boa experiência que teve ao usar o produto da sua loja, isso vai despertar a curiosidade e o interesse de seguidores. Afinal, a audiência dessa pessoa confia em sua opinião.

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