O futuro do marketing: esteja preparado para as mudanças.

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O futuro do marketing: esteja preparado para as mudanças.

21 de junho de 2023
Designlab

As mudanças e a ascensão de novas tecnologias estão ocorrendo de forma exponencial. Com isso, vemos que muitas pessoas estão se perdendo em meio a tantas mudanças e inovações.

A estratégia de marketing digital das empresas também sofrerá um grande impacto com essas alterações.

Bom, para aqueles que estavam recorrendo ao número de curtidas no Instagram para chamar a atenção do seu público, agora vai ter que mudar a abordagem.

A plataforma não irá mais mostrar quantas curtidas os posts possuem, dessa forma, os usuários tendem a curtir conteúdos por sua relevância e não por sua popularidade.

Porque estou falando sobre isso? Porque acho importante falarmos sobre como as pessoas se perderam, e começaram a valorizar demasiadamente os números, ao invés da qualidade.

Vale muito mais dez curtidas relevantes, do que 100 de pessoas aleatórias, que mal sabem do que se trata o seu negócio.

Quem entende isso, sabe que ocultar as curtidas do Instagram (ou qualquer outra rede) não é um problema.

O que eu quero te dizer com tudo isso é o seguinte: entenda o seu negócio, entenda o seu público, invista em conteúdo relevante, e mais do que tudo, foque nas suas conversões, nas REAIS conversões.

Daqui para frente, as coisas tendem a mudar de maneira ainda mais rápida, e isso serve tanto os avanços tecnológicos, como também o comportamento do consumidor.

Se você quer obter sucesso e seguir por um caminho próspero a sua primeira lição é entender que suas práticas não devem mudar, a essência do marketing é a mesma, a essência do consumidor é a mesma, o que muda é a abordagem.

Não estamos falando de mudanças, estamos falando de inovação.

Entenda um pouco mais sobre o que estar por vir e como essas mudanças podem impactar no futuro do marketing digital.

Inteligência artificial:

Se você acha que a IA é o futuro está muito enganado, ou melhor, desatualizado. A Inteligência Artificial é o presente e já está gerando impactos ao marketing e comportamento do consumidor. Essa tecnologia se tornou possível principalmente devido ao Big Data e aumento na capacidade de acessar e armazenar informações.

Machine learning:

A Machine Learning (ou aprendizado de máquina, em tradução livre), é uma das vertentes da IA, e permite analisar dados, identificar padrões e, em teoria, permite que máquinas realizem tarefas e tomem decisões com o mínimo de interferência humana.

Se por um lado essas tecnologias trazem possibilidades incríveis para as marcas, por outro, também são responsáveis pelo aumento de exigência do consumidor perante essas marcas.

E aí, você acha que essas tecnologias vieram para ficar?

Assistentes digitais:

Essa é outra possibilidade trazida pela IA. Quem aí já adotou o hábito de fazer pesquisas através de assistentes de voz? Já faz algum tempo que essa tecnologia está disponível, entretanto, essa prática tem se popularizado cada vez mais.

De que forma isso pode afetar o marketing digital? Faça uma reflexão: você fala da mesma maneira que escreve? É claro que não.

Esse novo hábito de pesquisa, tem impacto direto nas estratégias de marketing. Um exemplo bem simples são as campanhas do Ads, onde adicionamos palavras-chave com base naquilo que o consumidor está pesquisando.

Será necessário fazer novas pesquisas e aprofundar os conhecimentos nessa tendência para ter assertividade nas estratégias.

Geração multitelas:

Cada vez mais, torna-se primordial a adaptação de conteúdos para os diferentes dispositivos. Os sites necessitam ter uma navegação satisfatórias em todas as telas, além de proporcionar à audiência sempre a mesma experiência.

A percepções que ele tem sobre sua marca no computador, necessita se manter nos smartphones. Isso inclui facilidade de navegação, identidade visual, segurança, etc.

Além disso, não basta estar presente, é preciso ter uma presença impactante e padronizada.

Atendimento:

Você presta um atendimento de excelência? Pois então continue melhorando e inovando,

pois as ferramentas e as tecnologias estão invadindo as casas dos consumidores e deixando-os cada vez mais exigentes e ansiosos.

Hoje em dia, a rapidez com que você atende o potencial cliente pode ser sua porta de entrada (ou de saída).

Existem empresas investindo em ferramentas que os permite prestar atendimento 24h por dia. Portanto, antecipe-se e não meça esforços para aprimorar constantemente o atendimento prestado. Isso vale para o pré, durante e pós compra.

Sobretudo, lembre-se de criar um relacionamento estreito com o consumidor.

Público-alvo:

Conheça o seu consumidor de forma mais profunda possível. A era dos “achismos” já acabou, é necessário mapear a jornada de compra, acompanhar comportamentos e tendências e estar conectado o tempo todo com o seu público.