Como usar estratégia nas redes sociais? Uma agência de Inbound Marketing pode ajudar.
Perante o cenário que busca acompanhar o dinamismo do mundo digital, uma agência de Inbound Marketing surge como a luz no fim do túnel.
Nas redes sociais, a comunicação deixa de ser unilateral e passa a ser também uma via de mão dupla.
Por isso, elas também são uma forma fantástica de proximidade com os consumidores.
As tais personas no mundo do Inbound Marketing, já tem voz, nome, fotos, amigos e muito mais.
além disso, para acertar diretamente esse público, você pode contar com ferramentas como o Facebook para empresas.
Através de estratégias de marketing, é possível construir verdadeiras comunidades de fãs.
Devido a isso, pode-se saber exatamente o que as pessoas esperam de sua marca (serviço ou produto).
Até aqui, fizemos um resumo da matéria passada, agora daremos continuidade e vamos ao que interessa:
– Como utilizar as redes sociais na estratégia de Inbound Marketing?
Sobretudo é preciso entender que, o conceito de IM consiste em compartilhar o que o público realmente quer saber!
E não o que a sua empresa quer falar, geralmente sobre ela própria.
Portanto, esqueça tudo o que você conhece de propagandas agressivas e interruptivas.
Nada de empurrar seu produto ou serviço goela à baixo das pessoas.
Uma agência de Inbound Marketing ajuda a potencializar também o alcance do conteúdo por meio de qualificação desses assuntos e ideias.
Fazendo com que o seu Target (público alvo) sinta-se cada vez mais interessado em consumir o que você produz nas redes sociais.
Aí, vemos a famosa técnica da panfletagem de rua acontecer, é como uma conta básica de matemática:
Dessa forma, utilizar as redes sociais seguindo a estratégia de Inbound Marketing faz você obter resultados ainda mais promissores.
Consequentemente, conquistando seus clientes antigos e também gerando novos clientes.
Exemplo de um direcionamento sem estratégia:
“Um anúncio no Facebook atingir uma mulheres de 35 anos com interesse em empreendedorismo, mas deveria atingir adolescentes que estão iniciando a faculdade.”
Nesse exemplo, você deixa de se conectar com seu público e gasta dinheiro atingindo um Lead não qualificado, que não vai se interessar pela sua oferta.
Mas então, como devo fazer?
✔ Tenha sua persona definida:
Ao criar sua persona, junte informações pessoais e profissionais do visitante potencial de seu blog ou página, porque ele pode se tornar um lead.
Aborde temas de acordo com os anseios desse público, converse com ele, crie envolvimento e o mantenha como fiel seguidor de suas postagens.
As personas são o pilar de toda estratégia de IM, por isso, representam o consumidor ideal com o qual sua marca deve falar.
Escolha a rede social para se comunicar:
Não, sua empresa não deve possui um perfil em todo canal de mídia.
Cada rede social possui suas características e objetivos e, engana-se quem pensa que estará alcançando mais pessoas e, com isso, possivelmente gerando mais vendas.
Se todo conteúdo gerado deve ser direcionado para interagir com a persona identificada, sua marca deve estar onde essa persona está.
✔ Divulgue seu conteúdo:
Depois de escolher as redes sociais que vai utilizar, é hora de usar todo esse poder para compartilhar seu conteúdo.
Divulgue cada blog post, vídeos, artes para posts e Landing Pages.
Não se esqueça de fazer uso de calls to action específicos para estimular a interação.
✔ Acompanhe seus resultados:
É fundamental depois de compartilhar seus conteúdos, acompanhar as métricas e o seu desempenho em cada rede social.
Responda a todos os comentários e menções que surgirem.
Pois eles são uma fonte fiel do que sua persona sente ou precisa e, consequentemente, uma ótima referência de conteúdos a serem criados.
– Qual é a verdadeira finalidade de uma agência de Inbound Marketing para as redes sociais?
Planejar e elaborar metas específicas e realistas para alcançar o principal: Resultados. Marketing sem planejamento é um tiro no escuro.
A programação de conteúdo começa ao traçar os objetivos de negócio.
Nesse momento, é imprescindível que a agência de Inbound Marketing sente-se com você para definir tais objetivos.
As redes sociais são essenciais em todas as etapas do funil, especialmente na atração e conversão.
Outro serviço prestado por uma agência de Inbound Marketing é colocar a sua marca em evidência.
Para isso muitas vezes é preciso fazer o redesign da logomarca e tornar o site da empresa mais digital.
O que é primordial para um bom posicionamento.
Lembre-se: Para se conectar com seu público é preciso aparecer para eles.
Aproveite o poder de difusão das redes sociais para entregar conteúdo qualificado. É a fórmula para o sucesso!