E-mail Marketing: Opção de publicidade on-line rentável e econômica, que podem gerar tráfego para o site de sua empresa.
Ao contrário do que muitos pensam a respeito de E-mail Marketing, a ascensão de outros canais no Marketing Digital não tira a importância da ferramenta de e-mail, que continua sendo um canal muito importante, principalmente para a comunicação no meio corporativo.
Por isso, a utilização do E-mail Marketing por um lado pode aprimorar o relacionamento com o cliente, e por outro pode alavancar as conversões.
Sobrtudo é um canal onde a interação não se perde, ou seja, suas informações estarão sempre arquivadas se você não deletá-las.
O que não acontece nas redes sociais, por exemplo, onde a dispersão é maior e também não há registro prévio.
Mas, para você acompanhar, vamos definir o que é, quais os benefícios, o porque de usar e como gerenciar uma das ferramentas pioneiras do Marketing Digital.
O que é?
O E-mail Marketing simplesmente é a utilização do e-mail como ferramenta intensa de marketing, que impacta diretamente quem recebe a mensagem.
Consequentemente, também pode ser utilizado como meio informativo, isca, para engajar a audiência e, principalmente, para vendas!
Porque eu devo apostar em um E-mail Marketing?
1) Visibilidade
O e-mail serve de base para o acesso de todas as outras mídias.
Por isso, se uma pessoa se conecta à internet, pelo menos um de seus processos passará pelo e-mail, seja cadastro em redes sociais, lojas virtuais ou também serviços de assinatura.
Além de ser um canal indispensável para as empresas, que podem vir a divulgar marca e produtos.
2) Segmentação
Quando uma pessoa se cadastrar para receber sua newsletter, é possível solicitar informações adicionais de cadastro.
Como resultado, pode posteriormente, disparar e-mails especificados por grupos de idade, localidade ou interesse.
3) Interatividade
A um clique de distância os usuários podem visitar seu site, sobretudo responder seu e-mail ou solicitar exclusão da lista.
No E-mail Marketing, os caminhos são simplificados. Além de poder acessar páginas, categorias, produtos e serviços específicos de seu site.
4) Agilidade
Você também é capaz de enviar milhares de e-mails em segundos.
Da mesma maneira, é muito fácil mensurar os resultados de sua campanha de E-mail Marketing, utilizando links e parâmetros nas mensagens.
5) Boa relação custo x benefício
O custo para enviar e-mails é baixo. Devido a isso, é o retorno de uma campanha bem planejada.
Ele pode ser muito grande, já que o e-mail é uma mídia base e tem um alto volume de acessos e engajamento.
Quais são os formatos de E-mail Marketing?
- E-mail promocional;
- Newsletter
- E-mail transacional
Quais os principais termos do E-mail Marketing?
1) Lista
São os contatos de e-mails que você coletou dos usuários.
Provavelmente, contatos que tem maior probabilidade de relacionamento com a marca.
2) Autoresponder
Sistema automático de envio de e-mails.
Desde então, empresas podem configurar estratégias de disparo de e-mail para diversos tipos de contato.
3) Squeeze Page
Páginacom formulário de captura endereços.
Principal estratégia para abastecimento da lista.
4) Taxa de Abertura
Porcentagem de e-mails enviados que foram realmente abertos.
5) Taxa de Cliques
Porcentagem de cliques em links do e-mail.
6) OPT-IN
Número de pessoas que pediram a inclusão na sua lista de envio.
7) OPT-OUT
Número de pessoas que pediram a exclusão sua lista de envio.
Agora que você entendeu o que é um E-mail Marketing, porque deve apostar, e seus principais termos, já pode também iniciair seus processos ou otimiza-los.
Por isso, não deixe de enviar seu questionamento, caso tenha alguma dúvida.
Em outro post vamos explicar mais um pouco sobre esse assunto.