A grande tendência atual é uma estratégia de marketing de conteúdo em vídeo.
Num futuro não tão distante, você estaria lendo esta postagem ou assistindo a ela? Na medida em que a criação de conteúdo em vídeo cresce, essa é uma pergunta cada vez mais presente nos negócios.
Em 2017, 69% de todo o tráfego da internet será de vídeos. 93% dos profissionais de marketing nos EUA já usam vídeos em suas estratégias, enquanto no Brasil, em que as tendências historicamente demoram um pouco para chegar, esse número já chega a 36%.
Se por um lado essas mudanças representam desafios, estamos falando de uma oportunidade rara para se colocar à frente da concorrência.
Falaremos aqui sobre o processo de implantação de uma estratégia de conteúdo em vídeo.
Mas primeiro, vamos começar com o básico: Entender os objetivos básicos do Marketing de Conteúdo em Vídeos.
Todo marketing de conteúdo, seja em vídeo, textos ou outro meio, busca alguns objetivos básicos:
- Gerar tráfego para seu site, posicionando-se melhor nos mecanismos de busca, redes sociais, etc.
- Atingir novos públicos que possam se interessar pelos seu negócio.
- Interagir com a sua audiência crescente através da publicação de conteúdo de qualidade.
- Transformar uma parte desse público, sempre de forma orgânica, em contatos e em clientes.
Agora que você sabe os objetivos básicos, você deve seguir 5 passos para implantar o Marketing de Conteúdo em Vídeo.
Defina os objetivos do marketing de conteúdo em vídeo:
O que você pode alcançar com uma boa estratégia de marketing de conteúdo em vídeo é relativamente extenso, vai desde aumento no tráfego do site e das vendas até retenção de clientes.
O que de fato será benéfico para sua empresa?
Observando grandes especialistas em marketing digital, vemos que a prática mais eficaz é definir uma ou duas métricas para serem acompanhadas de perto.
Procure estabelecer metas que farão diferença para os resultados de seu negócio.
Crie pautas para os vídeos de acordo com seus objetivos:
Você poderá criar conteúdo em vídeo para os diferentes estágios do seu funil de clientes.
Por isso, é importante entregar informações realmente relevantes de acordo com esses estágios.
Se você quer fechar mais vendas de clientes que já estão acessando o seu site, faça mais materiais comparativos, fale sobre cases reais, compare soluções práticas, por exemplo.
Esse tipo de conteúdo irá de fato influir na decisão final de compra.
Já se você precisa aumentar o tráfego e o volume de leads, apresente temas mais gerais relacionados com os seus produtos ou serviços, responda a perguntas comuns da sua área, por exemplo.
O objetivo do projeto irá definir as pautas dos vídeos.
Planeje a produção dos vídeos:
Aqui você vai criar excelentes roteiros, pensar na duração dos vídeos, nos formatos e no cronograma de entrega.
Adequar a expectativa de investimentos nesse momento é fundamental. Conforme seu budget, você poderá ajustar itens como duração, periodicidade ou o próprio formato dos vídeos.
Hospede seu vídeo no lugar certo:
O vídeo em si não terá resultado se não pensar em técnicas de Vídeo SEO.
Tenha em mente que é vital ser encontrado pelo público, mais do que aparecer na timeline de algumas pessoas por alguns dias, por isso na maioria das vezes nós recomendamos postar vídeos no Youtube para estratégias marketing de conteúdo em vídeo.
Bombe com seus vídeos nas redes sociais:
É necessário criar um fluxo para que pessoas possam acompanhar seu trabalho e o alcance se expanda com o tempo.
Poste seus vídeos no blog corporativo e em todas as redes sociais que você usar, como:
- Facebook;
- Google Plus;
- Twitter;
- LinkedIn.
Vídeos possuem taxas consistentemente altas de engajamento e esta pode ser a diferença para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo em vídeo.