SEO e Adwords – Conheça as semelhanças e diferenças.
SEO e Adwords são as duas ferramentas extremamente importantes e têm como objetivo gerar resultados para sua empresa em termos de tráfego e conversões.
As duas ferramentas possuem suas peculiaridades, além disso, são a escolha certa de centenas de empresas que querem alçar voos cada vez mais longos na internet.
Mesmo sendo tão diferentes, essas duas ferramentas ainda compartilham diversas semelhanças, o que deixa a escolha entre uma e outra ainda mais difícil.
Mas e aí, qual das duas ferramentas gera mais resultados? Qual delas é melhor para o seu negócio?
Nível de abrangência:
O SEO têm seu foco voltado para a rede de buscas. Ou seja, voltado para aquilo que o usuário terá como resposta ao fazer uma pesquisa em algum motor de busca como o Google, Bing ou Yahoo Search. Afinal, todos os tipos de mecanismos de busca.
Por outro lado, o Google Adwords e seus anúncios aparecem exclusivamente nas plataformas pertencentes ao Google ou de parceiros.
Lembrando que os formatos usados para essa publicidade online podem ser os mais variados possíveis como vídeos, textos ou banners.
Investimentos:
No início podemos ter a sensação de que usar estratégias SEO não vai requerer investimentos na aplicação (ao contrário do Google Adwords que, logo de início, temos que investir para podermos utilizar).
Sobretudo, mesmo dominando tudo (programação, marketing digital, marketing de conteúdo, inbound marketing etc.) será um tanto complicado fazer tudo sozinho.
É aí que entra o planejamento, a definição das estratégias SEO, análises de resultados e indicadores, entre várias outras métricas.
A situação é ainda mais complexa quando a pessoa é iniciante no assunto.
Nos dois casos, o tempo gasto será maior e nem sempre haverá possibilidade de saber se estamos fazendo o certo.
É aqui que o SEO deixa de ‘não custar nada’. A primeira coisa para usar o SEO e até mesmo o Adwords é buscar por ajuda de quem entende do assunto. Ou seja, uma agência de marketing digital.
Palavras-chaves:
As estratégias de SEO que apresentam resultados mais efetivos e que possibilitam o acompanhamento de indicadores de desempenho têm por hábito focar em poucas palavras-chaves.
Sobretudo, o Google Adwords permite que cada anúncio criado possa ter várias palavras-chave. E isso ajuda a aumentar o alcance dos anúncios.
Durabilidade:
Talvez essa seja uma das diferenças mais importantes entre essas duas estratégias de marketing.
O SEO é um investimento para sua empresa que durará enquanto ela existir. Ou seja, os resultados são contínuos!
Já os links patrocinados do Adwords são práticas para quem quer obter resultados em curto prazo.
Resultados:
Já deu para ter uma noção de que o Google Adwords pode trazer resultados mais rápidos, enquanto o SEO pode demorar certo tempo. Mas ainda há mais diferenças!
Ao usar SEO no site e em outros projetos de marketing de sua empresa, há um aumento das chances de que mais autoridade seja gerada para o segmento no qual o negócio está.
Isso ocorre pelo fato de que não estamos pagando para sermos vistos e sim para construir uma base sólida que, entre outros pontos, é fundamentada na qualidade da informação (conteúdo) que estamos entregando aos usuários.
Então, qual é o melhor?
Vamos lá:
O Google Adwords tem a finalidade de trazer resultados e aumentar as vendas em um curto espaço de tempo.
O SEO é uma estratégia fundamental e contínua que permitirá aumentar autoridade e se destacar de modo sólido.
Ou seja, se estivermos querendo vender rápido, por exemplo, o Adwords é uma boa ferramenta!
Mas se queremos ter resultados por um período de tempo muito maior e aumentar nossa credibilidade na internet podemos recorrer ao SEO.
Por isso, não podemos dizer que um é melhor do que o outro.
Ambos têm características que os tornam únicos em seu campo de ação e dentro das propostas que apresentam.
O mais correto a se fazer é usar as duas ferramentas adaptando-as às necessidades de sua empresa.
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