Agência digital e as tendências de Marketing para 2020

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Agência digital e as tendências de Marketing para 2020

30 de dezembro de 2019
Designlab

Será que toda agência digital está preparada para 2020?

O Marketing Digital segue se consolidando como uma das ferramentas mais eficientes, e a agência digital para atrair consumidores e ampliar o alcance de uma marca.

As estratégias de Marketing atraem empresas de todos os tipos e tamanhos, o que faz com que a engrenagem de novidades nesse nicho gire cada vez mais rápido.

Acompanhar as mudanças e ficar por dentro das tendências é fundamental para se destacar neste mercado extremamente competitivo.

Por isso, elaboramos este texto para listar as principais tendências de Marketing Digital para 2020:

Ampliação do investimento em inteligência artificial

Hoje, a tecnologia já é aplicada em recursos como os chatbots, atendentes virtuais que simulam um humano e conseguem aprender com as interações com os usuários.

Afinal, esse tipo de aplicação seja apenas o começo de uma expansão de possibilidades. Um exemplo dessa tecnologia é o crescimento das buscas por voz.

Em janeiro de 2018, o número de pesquisas na internet utilizando esse recurso já ultrapassava a marca de 1 bilhão por mês.

Ademais, o desenvolvimento tecnológico vem tornando a experiência dos usuários cada vez mais qualificada.

Hoje, a maioria dos serviços de reconhecimento de voz consegue processar até falas mais confusas, como as proferidas por crianças pequenas.

Essa tecnologia é, portanto, algo cada vez mais presente na rotina das pessoas. Cabe às empresas, então, usar essa tendência para ampliar a própria presença.

Uso de chats privados para comunicação

O uso de redes sociais para interagir com consumidores foi uma das grandes revoluções proporcionadas pelo marketing na era da transformação digital.

Esses canais servem como plataformas para atrair a atenção da audiência e, em casos mais avançados, dispõem de chats privados que podem ser usados para o atendimento.

O sucesso na comunicação via mensagem direta em redes como o Twitter e o Instagram fez com que as marcas olhassem com maior atenção para essa funcionalidade.

Os chats privados são checados frequentemente pelos usuários e já fazem parte de sua rotina digital.

O WhatsApp, por exemplo, possui funcionalidades que já vem sendo utilizadas para vendas há algum tempo.

A tendência é que isso aumente e se expanda para outras áreas, como a nutrição de leads.

Em vez de oferecer uma newsletter, por exemplo, algumas marcas já oferecem aos seus seguidores a inclusão em grupos do WhatsApp ou em listas de transmissão.

Portanto, por que não investir na comunicação em aplicativos que, em essência, funcionam como chats privados?

Aumento da personalização da experiência

A personalização dos conteúdos para agradar ao usuário é uma tendência que vem se desenvolvendo há algum tempo e promete alcançar seu pico em 2020.

Ao acessar qualquer rede social, você notará que o feed traz recomendações baseadas em sua experiência na internet.

Em resumo, os assuntos que você mais gosta e os canais que você mais acessa,

além de perfis de possíveis conhecidos são oferecidos para enriquecer e personalizar sua navegação.

Segundo uma pesquisa da Accenture Interactive, mais de 90% dos consumidores se declaram mais propícios a comprar com marcas que trazem ofertas e recomendações relevantes aos seus interesses.

A personalização no envio de ofertas e no oferecimento de newsletters já é algo considerado essencial.

A tendência é que esse canal, em 2020, receba ainda mais atenção.

Criação de conteúdos em áudio

O áudio está se popularizando cada vez mais no Marketing Digital, principalmente no que diz respeito às buscas por voz.

Em busca de experiências cada vez mais ágeis e eficientes, os usuários têm dado muita atenção a conteúdos sonoros.

A mera inclusão de um player como alternativa à leitura de um texto torna o conteúdo mais atraente para a audiência,

que pode apertar o play e se dedicar a outras tarefas de forma simultânea.

Isso é apenas um indicativo da força desse tipo de conteúdo.

Porém, se você quiser explorar os benefícios de um material disponibilizado por áudio, vale considerar a criação de um podcast.

Acredite se quiser, mas só nos Estados Unidos, o número de ouvintes praticamente triplicou na última década.

Se o podcast trouxer um conteúdo considerado de valor, seu efeito na audiência é enorme!

E mais: Como se trata de uma oferta gratuita, o cliente vai se sentir privilegiado por ter acesso às informações do programa.

Empresas mais transparentes

Para personalizar a experiência dos usuários, é primordial contar com dados da audiência. Só assim é possível saber suas preferências, horários de maior interação e até as informações mais básicas, como nome, gênero e endereço de email. O crescimento do uso desses dados, contudo, gerou um efeito negativo.

Sobretudo, sem regulamentação clara sobre o assunto, diversas companhias utilizam os dados de consumidores de forma questionável.

Isso veio à tona em casos recentes de vazamento, como o protagonizado pelo Facebook. O resultado natural é a desconfiança desenvolvida por grande parte do público.

Se por um lado as empresas que utilizam práticas duvidosas encontram maior dificuldade para se relacionar com a audiência, aquelas que prezam pela transparência conseguem se destacar.

Um estudo apontou que companhias produzindo conteúdo de forma honesta conseguem reter quase 95% dos clientes.

Adotar esse tipo de política é algo mais essencial se pensarmos na iminência da Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em 2020. Com ela, além de agradar ao consumidor, a adoção de princípios transparentes passa a ser importante para evitar punições legais.

Confira o que você pode fazer para botar sua empresa nesse caminho:

  • abra espaço para os feedbacks e valorize sua importância.
  • deixe claro que seu interesse não se resume aos lucros;
  • estabeleça os valores, a missão e a visão do seu negócio;
  • só utilize dados sob permissão de seus donos;
  • responda com honestidade aos questionamentos dos consumidores.

O crescimento da busca visual

A busca visual é um recurso cada vez mais frequente em buscadores, que permite que uma pesquisa se inicie a partir de uma imagem enviada pelo usuário, que pode ser até mesmo um printscreen.

Trata-se de uma tendência que segue a linha de otimização constante da experiência dos usuários.

O uso de figuras para a realização de buscas é mais interessante do que o de textos ou áudios por um simples motivo:

90% das informações transmitidas ao cérebro humano são em forma de imagem

(que inclusive são processadas 60 mil vezes mais rápido que qualquer texto). Então, como o marketing pode explorar isso?

Um método muito interessante é a integração desse tipo de busca com e-commerces.

Ferramentas como o Pinterest Lens permitem que o usuário possa buscar artigos semelhantes nos catálogos de lojas digitais com apenas um clique.

Por isso, é fundamental manter seu inventário atualizado e otimizar o SEO, especialmente o relacionado às imagens. Inserir title tags e descrições é fundamental para que o algoritmo de busca entenda do que se trata a figura e possa relacioná-la às pesquisas realizadas pelos usuários.

Crescimento do uso da análise de sentimento

Quando fazemos um post em uma rede social, tentamos gerar reações positivas.

Geralmente, a partir dos comentários deixados pelas pessoas que visualizam o conteúdo, é possível assumir se ele causou uma reação agradável ou não. Porém, isso fica complicado quando o volume de interações é muito grande.

Mais uma vez, a inteligência artificial vem ao resgate. Por meio da combinação de técnicas de Processamento de Linguagem Natural (PLN) e machine learning,

já existem sistemas capazes de atribuir pontuações ponderadas de sentimentos às frases deixadas por usuários da internet. É o que chamamos de análise de sentimento.

O objetivo é classificar os comentários como positivos, negativos ou neutros de forma automática.

A partir disso, é possível estabelecer uma média do sentimento geral da audiência.

Uma das métricas mais utilizadas nesse sentido é a saúde do monitoramento,

calculada com a divisão dos comentários neutros ou positivos pelo total de interações.

O melhor de tudo é que esse tipo de análise não se restringe às suas redes sociais.

Basicamente, qualquer estrutura de dados que contem com conteúdos textuais podem gerar insights sobre o sentimento de quem publicou.

Assim, você pode usar o recurso para monitorar a opinião pública sobre a marca ou sobre produtos específicos.

Para atuar com excelência no mercado atual, é preciso mais do que bons produtos e serviços.

Sua empresa precisa saber como utilizar os recursos disponíveis de modo a oferecer as melhores experiências para o consumidor e possibilitar o aumento das oportunidades de negócio.

E então, você já está mais pronto para 2020? Para ficar em dia com sua estratégia de marketing, baixe o nosso planejamento e saia na frente da concorrência!