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Práticas essenciais de uma agência digital na gestão de mídias sociais

7 de agosto de 2018
Designlab

Confira três passos essenciais de uma agência digital para uma gestão de mídias sociais espetacular!

Daqui a dois anos haverão quase 105 milhões de pessoas no Brasil utilizando mídias sociais, segundo uma pesquisa feita pela agência eMarketer. Por isso, é necessário investir em uma agência digital para gestão das mídias sociais.

A gestão dessas plataformas é, cada vez mais, uma estratégia de marketing imprescindível para as empresas.

O controle de monitoramento sobre o que as pessoas falam sobre sua marca nas redes sociais e como criam estratégias de relacionamento com seu público nesses meios, são elementos-chave para aumentar a reputação do seu empreendimento e captar novos clientes. Por isso, separamos três passos que uma agência digital precisa seguir para proporcionar uma boa gestão de mídias sociais na sua empresa.

Realizar promoções

As promoções nas mídias sociais são uma ótima maneira de engajar e conquistar novos consumidores.

Essas são a distribuição gratuita de prêmios via sorteios, vales ou classificação de mérito, e precisam ser registradas em órgãos competentes.

É necessário estar atento às políticas de promoções de cada uma das redes sociais. O Facebook possui sua própria política e o Instagram e o Twitter não possuem guias específicos, mas orientações podem ser obtidas em suas guidelines.

A principal dica é ter sempre um regulamento detalhado e visível para o consumidor.

Algumas ferramentas podem ajuda! Como é o caso do remarketing, que permite identificar os usuários que já visitaram seu site para que estes possam receber seus anúncios com mais frequência;

Existem também os sistemas de geolocalização das mídias sociais, que permitem o direcionamento das mensagens da sua marca a partir da localização dos usuários, entre outras.

Gerenciar crises

Nas redes sociais, as reclamações espalham-se rapidamente e podem gerar uma exposição negativa do seu empreendimento.

Por isso, sua empresa pode se envolver em alguma crise, seja por conteúdo de uma propaganda ou mesmo da reclamação de um produto ou serviço oferecido.

Portanto, é necessário uma agência digital que saiba gerir as crises. A resposta deve vir de forma rápida.

A agência, por sua vez, auxilia a mensagem a ser veiculada em todos os canais de comunicação (redes sociais, SAC, e-mail, página web). Essa deve assumir o erro e destacar os verdadeiros valores da empresa.

É importante também suspender, imediatamente, as ações de marketing em vigor até que a crise seja solucionada.

Esses profissionais saberão analisar o problema, responder prontamente e, sobretudo, tirar lições que reorientarão as ações futuras.

Engajar clientes

Lembre-se de que o consumidor que está nas redes sociais se comporta de maneira diferente do antigo comprador.

Por isso, sua marca precisa de uma agência digital que produza conteúdos que sejam interessantes e que venham incentivar o relacionamento com seus clientes.

Produzir enquetes, vídeos, imagens, lançar perguntas e distribuir brindes também é uma boa forma para se aproximar do seu público,

incentivando-o a comentar e compartilhar sua página.

Portanto, é indispensável que a agência mantenha um bom e rápido atendimento ao público!

O SAC 3.0 é um modelo de relacionamento com o cliente menos robotizado e mais humanizado.

Esse modelo traz bom acompanhamento das informações dos usuários para que possíveis problemas e tendências possam ser identificados.

A gestão de mídias sociais tem ganhado importância a cada dia. Por isso, é considerada no mundo empresarial, a estratégia central para o crescimento de uma marca.