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Marketing digital e estratégias audiovisuais.

7 de maio de 2018
Designlab

Veja a importância dos recursos audiovisuais dentro do Marketing Digital.

O mercado audiovisual está em ascensão. É preciso pensar em boas estratégias de Marketing Digital, já que seu público, na maioria das vezes, também está presente nos canais online.

“Uma imagem vale mais que mil palavras.” – Com certeza, em algum momento de sua vida, você também já ouviu esta frase.

Por isso, nada melhor para traduzir muito bem a força da comunicação visual nos dias atuais.

Na Internet, as imagens e principalmente os vídeos ganharam maior força no mercado da comunicação e do Marketing Digital.

Isso criou uma maior abrangência no sistema de distribuição e exibição do produto audiovisual.

Além disso, é cada vez mais comum parar para assistir e/ou compartilhar vídeos no Facebook, não é verdade? Quantas vezes você mesmo não fez isso?

Esse formato tem as maiores taxas de compartilhamento nas redes sociais, já que o algoritmo do site está privilegiando publicações audiovisuais.

Além do recurso de autoplay (reprodução automática), que costuma despertar a atenção das pessoas.

Marketing digital e estratégias audiovisuais.
Página Adoro Cinema

Mas como isso se aplicaria à minha marca?

A utilização de conteúdo audiovisual como ferramenta de marketing em televisões nunca foi questionada, pois, sabia-se do poder da transmissão de imagem.

Tal ferramenta tem sido cada vez mais usada no meio digital.

É só parar e pensar quantos canais foram criados no Youtube nos últimos 5 anos, alguns já contam com mais de 4 bilhões de acessos diários.

Como resultado, os coloca em uma posição de prestígio entre o público.

Além disso, basta rolar seu feed do Facebook para notar que 82% do conteúdo são exibidos hoje em forma de vídeo.

O que queremos dizer com isso? A resposta é simples:

Marcas perdem espaço e engajamento nas redes sociais por não investir em conteúdo audivisual.  

Diante deste novo cenário, é preciso repensar as estratégias de divulgação de marca, produtos e serviços.

Portanto, crie ações com maiores certezas, que atendam as necessidades no seu público.

Segundo o estudo “Mídias Sociais 360°#MS360FAAP, as 100 empresas brasileiras com mais presença no Facebook ainda não se adequaram a essa nova tendência.

A pesquisa é realizada a cada três meses e foi desenvolvida pelo Núcleo de Inovação em Mídia Digital (NiMD), da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em parceria com a Socialbakers, líder mundial em soluções de performance nas redes sociais.

Ainda em 2014, Robert Kyncl, vice-presidente de conteúdo do Youtube, previu um aumento relevante e afirmou:

“Os usuários de vídeo online irão dobrar até 2016, chegando a um total aproximado de 1,5 bilhão de usuários em todo o mundo.”

Conclusão: Atualmente, o YouTube chega a 1,8 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Esses dados foram revelados por Susan Wojcicki,a CEO do YouTube esse ano.

Marketing digital e estratégias audiovisuais

As empresas e os novos empreendedores precisam se adequar a essa nova realidade de Marketing Digital.

Também é preciso adaptar as campanhas institucionais afim de atingir um maior número de pessoas.

Não é a toa que, dentre as páginas mais acessadas na internet, estão aquelas que permitem assistir e compartilhar vídeos, sejam eles de variados segmentos.

Veja algumas páginas brasileiras com grandes números de views e que são sucesso em audiovisual:

Vix Mulher – Mais de 273 milhões de views.  11 milhões 263 mil e 188 pessoas seguem e curtem a página.

Tastemade Brasil – Mais de 180 milhões de views.  16 milhões 592 mil e 549 pessoas seguem e curtem a página.

Quebrando o Tabu – Mais de 140 milhões de views.  8 milhões 714 mil e 88 pessoas seguem e curtem a página.

Playground BR – Mais de 104 milhões de views.  2 milhões 936 mil e 871 pessoas seguem e curtem a página.

A página do canal de humor Porta dos Fundos é uma das campeãs de acessos. A cada vídeo postado, o total de views varia de 730 mil a 1,1 mil visualizações.

Existem várias estratégias de Marketing Digital voltadas para conteúdos audiovisuais, com formatos específicos, que podem ser incorporados em seu planejamento de mídia.

Basta conhecer o seu público, escolher a melhor ferramenta para essa produção e a tática ideal para atraí-los.