Aprimore seu posicionamento no Google com esses 09 fatores de ranqueamento!
Se equivoca quem pensa que estar na internet garante que seu website consiga o primeiro lugar nos buscadores.
É necessário que você aprimore seu posicionamento no Google e invista em boas estratégias para otimizar seus resultados.
Além disso, é preciso reconhecer a alta concorrência nas ferramentas de busca, especialmente com a intensa transformação digital.
Entretanto, saiba que um bom lugar nos rankings de resultados pode estar ao seu alcance.
Algumas otimizações podem ser aplicadas ao seu site e em seus conteúdos publicados para melhorar a experiência do usuário e se tornar um destaque nos motores de busca.
Essas otimizações são chamadas de SEO. Mas como aproveitá-lo em seu negócio?
O que é SEO?
Otimização para mecanismos de busca — esta é a melhor tradução para o termo Search Engine Optimization, referido pela sigla SEO.
É uma estratégia relevante para o Marketing de Conteúdo, que envolve um conjunto de otimizações para sites, blogs e outros tipos de webpages.
Esses ajustes ambicionam alcançar um bom alcance orgânico, gerando não só tráfego, mas também autoridade para seu site.
A estratégia é imprescindível para que sua marca ganhe destaque nos buscadores, alcançando mais visibilidade e, consequentemente, gerando leads.
Esses leads têm potencial para se tornar clientes e gerar melhores faturamentos para seu negócio.
Como funciona?
O gestor que se pergunta como melhorar posicionamento no Google inevitavelmente se depara com o SEO.
Essa otimização serve para aumentar suas visualizações e oportunidades de negócio, visto que 90% dos internautas que fazem pesquisas na rede clicam apenas em resultados da primeira página.
O SEO funciona, portanto, para aumentar o volume do tráfego orgânico e gerar mais visibilidade para sua página da web.
São técnicas que podem ser aplicadas para melhorar a experiência do usuário e fazer com que o Google e outros motores de busca ranqueiem melhor sua página.
Quais são os 09 principais fatores de ranqueamento?
Quando falamos em fatores de ranqueamento nos sites de busca, é sabido que existem mais de 200 aspectos que influem diretamente sobre a posição de seu website nos resultados da busca.
Listamos os fatores mais relevantes e de fácil aplicação para que sua página tenha destaque.
Confira:
1. Qualidade do conteúdo:
Dois fatores merecem destaque quando falamos em ranqueamento no Google: o link building (linkar outros artigos relevantes para a sua persona em seu conteúdo) e a qualidade das publicações.
Por conta de um algoritmo lançado pelo Google, o Panda, conteúdos de baixa qualidade são facilmente identificados.
Isso influi diretamente na colocação das páginas nos resultados de pesquisa, dando prioridade para os sites e blogs que apostam na autoridade de seu conteúdo.
Quanto melhor for o que sua marca publica nas redes, maiores são as chances de figurar entre as primeiras colocações nos rankings de busca.
2. Tamanho das publicações:
O tamanho de um conteúdo também atua na hora de melhorar posicionamento no Google. Em pesquisa da Search IQ, a média de tamanho dos conteúdos que estão nas primeiras colocações dos buscadores é de 2.500 palavras.
O Google busca pelas publicações mais completas, que buscam esclarecer as questões dos clientes. Mas não se atenha a isso como uma regra! O tamanho do conteúdo depende da necessidade de expansão do tema e da reação da sua persona.
3. Título interno:
Title tag é o título interno de um blog, ou seja, aquele que o leitor verá quando acessar seu conteúdo.
O title tag precisa ser diferente do SEO title, que será um fator externo e terá a função de conduzir o leitor a clicar no texto.
O título interno faz com que o leitor que acessou seu post tenha ainda mais interesse em continuar a leitura do conteúdo.
4. Seo Title:
O título SEO é aquele que aparece nas pesquisas feitas nos motores de busca e tem a função de direcionar o leitor ao seu conteúdo.
Enquanto o title tag pode ter mais caracteres e é completo, o SEO title tem aproximadamente 55 caracteres e é objetivo.
5. URLS amigáveis:
Uma URL interfere diretamente quando o objetivo é melhorar posicionamento no Google.
O buscador identifica as palavras-chave no endereço eletrônico de sua página.
Quanto mais amigável a URL, maior a escaneabilidade para o leitor, que se interessa em clicar.
O recomendado é que ela contenha a palavra-chave, tenha apenas um subdomínio, seja curta e de fácil interpretação.
Como o Google não lê espaços, é importante apostar no hífen para fazer a separação de palavras.
6. Heading Tags:
As heading tags são aplicadas para definir a prioridade dos conteúdos dentro da webpage.
No código, existem até seis headings, apresentando desde o conteúdo principal (H1, aplicado para o título) até os subtítulos (que vão do H2 ao H6).
7. Uso da palavra chave:
O Google passou por um refinamento em sua avaliação de palavras-chave.
Por isso, agora a análise semântica, a qualidade e o foco em sanar a dúvida do leitor são fatores relevantes.
Aposte em palavras-chave com boa distribuição dentro do conteúdo.
8. Design responsivo:
Para ter a melhor experiência de navegação, o usuário precisa encontrar um design responsivo.
Além disso, a adequação aos dispositivos móveis, é importante pois a disposição das informações na página facilit a leitura e permite que o internauta encontre exatamente o que procura, aumentando seu tempo de permanência na webpage (que, a propósito, também é um fator de ranqueamento).
9. Tempo de carregamento:
Cada vez mais recebemos as informações na internet com mais rapidez, e isso nos tornou um tanto impacientes.
Aguardar mais do que 3 ou 4 segundos para que uma página carregue é um desafio para o internauta.
Mais que isso, o usuário não consegue aguardar e acaba abandonando a navegação.
Além desses 9 principais fatores de ranqueamento citados, há muitos outros que podem ser aplicados ao seu website se o objetivo é melhorar posicionamento no Google.
Além dos fatores on-page, que são internos ao website, há aquele off-page, que dizem respeito ao que é externo à página.
Quer aproveitar as técnicas de SEO e melhorar posicionamento no Google?
Entre em contato com a gente e conheça nossas soluções!