Os blogs são ferramentas indispensáveis para as estratégias de Marketing de Conteúdo.
Qual a frequência ideal de publicações do seu blog? Neste post, vamos te ajudar a entender o que o marketing de conteúdo pode fazer pelos blogs corporativos. Continue lendo!
É difícil falar de marketing de conteúdo e não atrelar esse assunto a Blogs, Twitter, Facebook e vídeos virais do Youtube, mas isso foi usado muito antes da Internet! O marketing de conteúdo nada mais é do que contar histórias e a humanidade conta e ouve histórias desde que foi capaz de falar.
Bem, o fato é que, muita coisa mudou desde aquela época. O que funcionava nos anos 80 não significa que funcionará em 2018.
Mas então, como usar o conteúdo para comercializar o seu produto?
Um blog corporativo é essencial na estratégia de marketing digital, mas escrever bem demanda conhecimento técnico, tempo e muita dedicação. Esse trabalho inclui a tarefa de controlar a sua frequência de publicação,
é preciso dividir os clientes para que se trabalhe de forma alinhada à capacidade de produzir conteúdo.
Marketing de conteúdo é uma forma de comercialização de produtos e/ou serviços direcionados a um público-alvo através da criação de conteúdo relevante e valioso que atrai, envolve e, possivelmente, estimula a ação do cliente. Seja através de conteúdo escrito, conteúdo de vídeo ou qualquer outro tipo de conteúdo.
Não é à toa que grandes nomes como Neil Patel e o famoso Tony Robbins, entre outros, se tornaram autoridades nos seus nichos de mercado. Foi através de estratégia de marketing de conteúdo que rapidamente se posicionaram como verdadeiras autoridades no ramo.
COMO FUNCIONA O MARKETING DE CONTEÚDO NOS BLOGS E REDES SOCIAIS?
Pode ser considerada uma estratégia de longa duração, baseada na construção de um forte relacionamento com os clientes, conseguido através do fornecimento de conteúdo valioso, consistente e altamente relevante para eles.
Esse relacionamento se dá através de interações, conteúdo de qualidade, feedback e pós vendas com os clientes. Veja os dados abaixo:
-78% dos Diretores de Marketing acham que conteúdo personalizado é o futuro do marketing;
-91% das empresas B2B e 86% das empresas B2C utilizam marketing de conteúdo;
-93% das experiências online começam com uma ferramenta de busca.
EXISTE UMA FREQUÊNCIA IDEAL PARA POSTAGENS?
Assim como os outros tipos de mídias periódicas o seu blog também deve possuir uma frequência de publicação, pois ela cria expectativa e segurança para os leitores.
Existem alguns fatores relacionados à qualidade do conteúdo e das informações que influenciam. Confira os pontos que destacamos abaixo e veja de que forma isso se encaixa à sua rotina de trabalho e às necessidades da sua empresa.
Um dos principais pontos é o SEO. Para que seu blog se destaque no Google de forma orgânica, é necessário acertar o SEO para que a pessoa que usa o buscador ache-a.
Aqui na agência, usamos o WordPress para criar as matérias para os blogs dos clientes. Existem algumas regras básicas para ter um excelente Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca).
São elas:
-Matérias com mais de 300 palavras
-Definir a palavra chave da matéria e inseri-la no título SEO, no cabeçalho 2 da matéria, no 1º parágrafo do texto e na URL;
-Mencionar a palavra chave também no meio do conteúdo (densidade = quantas vezes a palavra chave foi encontrada);
-Usar links externos ou internos (do seu próprio site, de um parceiro, referências ou de demais sites);
-Inserir imagens no corpo da matéria que contenha a palavra chave em seu título;
-Escrever a meta descrição e também inserir a palavra chave nesse campo;
-Definir o Slug com a palavra chave também.
Há um motivo para a criação de conteúdo ser nossa tática de rotina, ela gera leads de maneira eficiente. Ou seja, pessoas com o real interesse de conhecer os benefícios dos produtos e serviços que lhe são oferecidos. O blog é, geralmente, a porta de entrada desses leads.
Além de todos os benefícios já falados da postagem em blog, não há como deixar de fora a sua efetividade na geração de tráfego para o site da empresa.
Para melhorar a interação com os clientes e disseminar a informação, não se esqueça de compartilhar a matéria do blog em seus canais de mídia e nas redes sociais.