Como construir a presença online da sua marca?
Elaborar e gerir uma marca forte é a busca de todas as empresas no mundo, mas possuir uma presença online é um processo ainda mais importante.
Se você não conhece esse conceito ou não sabe como botá-lo em prática, nós te contamos o que é Branding e como ele pode te ajudar a consolidar o seu negócio!
O que é Branding?
O conceito de Branding é relativamente novo no mundo dos negócios, embora ele seja praticado desde sempre. O termo é mais um resumo de todas as práticas, ferramentas e meios que uma empresa usa para tornar a sua marca mais conhecida.
A forma mais comum de se referir ao Branding é como uma gestão de marca! É tratar a sua imagem como um ativo e criar processos de análise, monitoramento e implementação similares a qualquer etapa de gerenciamento dentro de uma empresa.
O objetivo final do Branding é sempre convergir estratégias de marketing, comunicação e vendas para fortalecer a imagem de um negócio. É tornar a sua marca única no mercado, destacada da concorrência.
Branding x Marca:
Muitos empreendedores têm problema na hora de investir em fortalecimento de imagem por confundirem os conceitos de Branding e marca, criando assim estratégias sem foco e tendo um monitoramento de resultados pouco esclarecedor.
A marca de uma empresa é muito mais do que um logotipo, um símbolo, um slogan.
A marca é tudo que o seu negócio representa. É o conjunto de identidade visual, valores, linguagem, posicionamento, até sons ou experiências únicas. Além de ser a projeção da sua imagem para o mercado.
Sobretudo, o Branding, como dissemos, são todas os meios que você utiliza para transmitir essa mensagem ao público.
É um processo contínuo e multidisciplinar que vai desde a concepção da marca até estratégias cotidianas de marketing.
Conheça a relação entre branding e e-commerce:
O Branding é extremamente importante para um e-commerce. Sem contar que ele é uma peça fundamental para que qualquer loja virtual se destaque!
Ao contrário de outras áreas e setores de produtos e serviços, o e-commerce conta com a particularidade da concorrência disputando o mesmo espaço, desde a loja pequena até os grandes portais de venda.
Com tantas opções assim, custa pouco para que um cliente desista da compra e vá para o site seguinte.
Por isso, o Branding é uma forma de aumentar as conversões não com base em preço ou variedade, mas no desejo do cliente de fazer parte daquela marca.
Uma boa gestão, além de conquistar o público, ainda faz com que o cliente vá atrás da sua loja antes de pesquisar por outras.
Como realizar um bom Branding:
Se o Branding se trata de gerir uma marca e se destacar, então todas as práticas relacionadas a esse processo passam pelas qualidades de um bom gestor.
Por isso, a DesignLab listou algumas atitudes que precisam ser tomadas para melhorar a sua imagem:
Comece definindo a sua marca
Quanto mais bem definida for a sua marca, mais fácil fica elaborar uma estratégia de Branding eficiente.
Comece pela essência do seu negócio e defina os valores e a missão do projeto que você está começando ou readequando no mercado.
Depois, tente traduzir essas ideias em uma identidade visual marcante e efetiva em qualquer formato.
A coerência de uma boa marca ajuda no Branding porque ela aponta um norte para todas as ações no futuro, seja de marketing, comunicação, divulgação ou venda. Ela vai ser a base para tornar sua empresa única e reconhecível pelo público.
Conheça o seu público
Já que tocamos nesse assunto, nunca é demais ressaltar: nenhum tipo de decisão estratégica pode ser feita sem um conhecimento adequado do seu público.
Isso também é verdade para o Branding. Desde a elaboração até a comunicação da sua marca, seu planejamento de gestão precisa se adequar ao que o público deseja, seu perfil de consumo e até quais experiências ele espera de uma compra.
Ademais, a grande busca hoje de empresas no mundo todo é por uma conexão emocional com seu cliente — o tipo de relacionamento mais barato de ser mantido e difícil de ser quebrado. Com informações o suficiente do que ele quer, fica mais fácil atingir esse objetivo.
Crie uma brand persona
Se você trabalha com e-commerce provavelmente já usa buyer personas para identificar melhor o seu público e afinar seu discurso. Mas você já ouviu falar do conceito de brand persona?
As duas ideias são bem parecidas, mas trabalham em direções diferentes. A brand persona é um perfil fictício que dá personalidade e humanidade à sua marca.
Isso mesmo, como se sua marca fosse uma pessoa, com gostos, hábitos e obrigações.
Contudo, esse tipo de estratégia te ajuda a entender melhor a mensagem da sua empresa e aproximar sua marca do público que mais se identifica com ela.
Como seres emocionais e conscientes, temos muito mais facilidade de ter empatia com outras pessoas do que objetos ou conceitos, tanto para descobrir a sua linguagem quanto para que o público se relacione com ela.
Harmonize os elementos da sua marca
Para que essa mensagem seja plena e coerente, que atinja realmente o público que você quer atingir, todos os elementos que envolvem a sua marca precisam ter harmonia, além de conversarem entre si.
Esse alinhamento começa na parte visual, como:
- símbolos;
- logotipo;
- cores;
- vinhetas.
indo até as áreas menos óbvias como: áudio, fala, conteúdo escrito e estilo de composição das fotos.
Se sua marca deve ser tratada como uma pessoa, ela deve ter uma mente, uma voz e uma cara. Falta de foco nas ideias acabam confundindo e afastando o público.
Aposte em storytelling
Como dissemos em todo o artigo, a conexão emocional é muito importante! É por isso que, para conquistar seu público, é preciso contar a ele uma história.
Dar ao cliente um contexto para a sua marca aumenta a empatia e gera uma sensação de familiaridade.
Além disso, bons Brandings sempre se apoiam no storytelling para captar a atenção pela curiosidade e gerar interesse por participar daquela experiência — inclusive ao recontar essa história para os amigos, uma forma poderosa de divulgação espontânea.
Portanto, se você quer se destacar da concorrência, é esse tipo de relacionamento que você deve buscar:
- entender o que é branding;
- criar uma marca única;
- geri-la da melhor forma para que o seu valor e a sua qualidade sejam passadas para o público.