Branding: a importância da presença online para sua marca

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Estratégias comprovadas para aumentar sua presença online.

18 de janeiro de 2024
Designlab

Como construir a presença online da sua marca?

Elaborar e gerir uma marca forte é a busca de todas as empresas no mundo, mas possuir uma presença online é um processo ainda mais importante.

Se você não conhece esse conceito ou não sabe como botá-lo em prática, nós te contamos o que é Branding e como ele pode te ajudar a consolidar o seu negócio!

O que é Branding?

O conceito de Branding é relativamente novo no mundo dos negócios, embora ele seja praticado desde sempre. O termo é mais um resumo de todas as práticas, ferramentas e meios que uma empresa usa para tornar a sua marca mais conhecida.

A forma mais comum de se referir ao Branding é como uma gestão de marca! É tratar a sua imagem como um ativo e criar processos de análise, monitoramento e implementação similares a qualquer etapa de gerenciamento dentro de uma empresa.

O objetivo final do Branding é sempre convergir estratégias de marketing, comunicação e vendas para fortalecer a imagem de um negócio. É tornar a sua marca única no mercado, destacada da concorrência.

Branding x Marca:

Muitos empreendedores têm problema na hora de investir em fortalecimento de imagem por confundirem os conceitos de Branding e marca, criando assim estratégias sem foco e tendo um monitoramento de resultados pouco esclarecedor.

A marca de uma empresa é muito mais do que um logotipo, um símbolo, um slogan.

A marca é tudo que o seu negócio representa. É o conjunto de identidade visual, valores, linguagem, posicionamento, até sons ou experiências únicas. Além de ser a projeção da sua imagem para o mercado.

Sobretudo, o Branding, como dissemos, são todas os meios que você utiliza para transmitir essa mensagem ao público.

É um processo contínuo e multidisciplinar que vai desde a concepção da marca até estratégias cotidianas de marketing.

Conheça a relação entre branding e e-commerce:

O Branding é extremamente importante para um e-commerce. Sem contar que ele é uma peça fundamental para que qualquer loja virtual se destaque!

Ao contrário de outras áreas e setores de produtos e serviços, o e-commerce conta com a particularidade da concorrência disputando o mesmo espaço, desde a loja pequena até os grandes portais de venda.

Com tantas opções assim, custa pouco para que um cliente desista da compra e vá para o site seguinte.

Por isso, o Branding é uma forma de aumentar as conversões não com base em preço ou variedade, mas no desejo do cliente de fazer parte daquela marca.

Uma boa gestão, além de conquistar o público, ainda faz com que o cliente vá atrás da sua loja antes de pesquisar por outras.

Como realizar um bom Branding:

Se o Branding se trata de gerir uma marca e se destacar, então todas as práticas relacionadas a esse processo passam pelas qualidades de um bom gestor.

Por isso, a DesignLab listou algumas atitudes que precisam ser tomadas para melhorar a sua imagem:

Comece definindo a sua marca

Quanto mais bem definida for a sua marca, mais fácil fica elaborar uma estratégia de Branding eficiente.

Comece pela essência do seu negócio e defina os valores e a missão do projeto que você está começando ou readequando no mercado.

Depois, tente traduzir essas ideias em uma identidade visual marcante e efetiva em qualquer formato.

A coerência de uma boa marca ajuda no Branding porque ela aponta um norte para todas as ações no futuro, seja de marketing, comunicação, divulgação ou venda. Ela vai ser a base para tornar sua empresa única e reconhecível pelo público.

Conheça o seu público

Já que tocamos nesse assunto, nunca é demais ressaltar: nenhum tipo de decisão estratégica pode ser feita sem um conhecimento adequado do seu público.

Isso também é verdade para o Branding. Desde a elaboração até a comunicação da sua marca, seu planejamento de gestão precisa se adequar ao que o público deseja, seu perfil de consumo e até quais experiências ele espera de uma compra.

Ademais, a grande busca hoje de empresas no mundo todo é por uma conexão emocional com seu cliente — o tipo de relacionamento mais barato de ser mantido e difícil de ser quebrado. Com informações o suficiente do que ele quer, fica mais fácil atingir esse objetivo.

Crie uma brand persona

Se você trabalha com e-commerce provavelmente já usa buyer personas para identificar melhor o seu público e afinar seu discurso. Mas você já ouviu falar do conceito de brand persona?

As duas ideias são bem parecidas, mas trabalham em direções diferentes. A brand persona é um perfil fictício que dá personalidade e humanidade à sua marca.

Isso mesmo, como se sua marca fosse uma pessoa, com gostos, hábitos e obrigações.

Contudo, esse tipo de estratégia te ajuda a entender melhor a mensagem da sua empresa e aproximar sua marca do público que mais se identifica com ela.

Como seres emocionais e conscientes, temos muito mais facilidade de ter empatia com outras pessoas do que objetos ou conceitos, tanto para descobrir a sua linguagem quanto para que o público se relacione com ela.

Harmonize os elementos da sua marca

Para que essa mensagem seja plena e coerente, que atinja realmente o público que você quer atingir, todos os elementos que envolvem a sua marca precisam ter harmonia, além de conversarem entre si.

Esse alinhamento começa na parte visual, como:

  • símbolos;
  • logotipo;
  • cores;
  • vinhetas.

indo até as áreas menos óbvias como: áudio, fala, conteúdo escrito e estilo de composição das fotos.

Se sua marca deve ser tratada como uma pessoa, ela deve ter uma mente, uma voz e uma cara. Falta de foco nas ideias acabam confundindo e afastando o público.

Aposte em storytelling

Como dissemos em todo o artigo, a conexão emocional é muito importante! É por isso que, para conquistar seu público, é preciso contar a ele uma história.

Dar ao cliente um contexto para a sua marca aumenta a empatia e gera uma sensação de familiaridade.

Além disso, bons Brandings sempre se apoiam no storytelling para captar a atenção pela curiosidade e gerar interesse por participar daquela experiência — inclusive ao recontar essa história para os amigos, uma forma poderosa de divulgação espontânea.

Portanto, se você quer se destacar da concorrência, é esse tipo de relacionamento que você deve buscar:

  • entender o que é branding;
  • criar uma marca única;
  • geri-la da melhor forma para que o seu valor e a sua qualidade sejam passadas para o público.