Conheça as tendências do Marketing Digital para 2021

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Conheça as tendências do Marketing Digital para 2021

5 de fevereiro de 2021
Designlab

Como todo ano, o mercado de Marketing Digital analisa as tendências para o próximo ano, baseado em como foi o anterior.

Para 2021, as tendências foram orientadas, principalmente, pelos acontecimentos e transformações causadas pela COVID-19.

Entre as mudanças mais significativas estão:

os hábitos e comportamentos dos consumidores e processos de trabalho de empresas que foram afetadas pela pandemia.

Muitas dessas tendências já foram implementadas e muitas outras ainda estão vindo.

Saiba quais serão as principais tendências para o Marketing Digital para esse ano. Fique preparado para o que está por vir, venha conferir nesse post!

Por isso, separamos tendências do Marketing Digital para 2021 para você ficar ciente e usá-las a seu favor. Muitas já estão acontecendo desde meados da pandemia e outras ainda estão por vir, confira:

Foco nas experiências em tempo real

Com a pandemia, as pessoas tiveram que ficar isoladas em casa. Porém, continuaram sentindo a necessidade de se comunicar uns com os outros, de se distrair e de buscar entretenimento.

Com isso, as empresas viram que precisavam encontrar formas de estarem mais próximas de seus consumidores neste momento. E alguns dos recursos utilizados pelas marcas para mostrarem que estavam presentes foram as lives.

As empresas puderam mostrar que é possível se adaptar e estar perto de seus clientes.

Além de diversão para o público, as lives proporcionaram visibilidade e engajamento para as marcas.

Nesse sentido, o aproveitamento das experiências em tempo real e o poder do engajamento se tornaram uma grande tendência em 2021.

Adaptação aos novos hábitos do consumidor

É claro que o contexto da pandemia fez com que os hábitos de consumo mudassem.

O foco na experiência do usuário e nas facilidades de compra de qualquer serviço ou produto pela internet foi a prioridade no período de pandemia e continuará no pós-pandemia.

As vendas pela internet se tornaram essenciais para todos os tipos de públicos. As promoções, as datas comemorativas e outras oportunidades do mundo físico tiveram que se adaptar ao mundo online.

Conteúdo feito pelos usuários

Uma tendência que já era muito valorizada pelas marcas e ganhou ainda mais potência durante a pandemia, é o conteúdo gerado pelos usuários (também conhecido como UGC).

Ou seja, publicações dos próprios usuários que podem ser utilizadas em estratégias de marketing como geração de provas sociais e interação.

Embora esta técnica não seja nova, ela tende a se fortalecer em 2021.

As marcas perceberam a influência que os usuários possuem entre si e como as experiências de uso de produtos e serviços servem como prova social para os consumidores.

A confiança é maior ainda em pessoas comuns do que na publicidade de marcas e até nos influenciadores da web.

Avanço na utilização de inteligência artificial

A inteligência artificial que já foi incorporada ao nosso dia a dia e foi muito necessária no período de pandemia, agora é uma das tendências para 2021.

Os recursos da IA também não são novidades e vieram para ficar.

Como exemplo temos os chatbots e as atendentes virtuais de empresas que atuam na relação com o consumidor. Além dos processos de machine learning que tornam a experiência do usuário cada vez mais otimizada e sofisticada.

A Inteligência Artificial pode trazer benefícios mais precisos e efetivos, como a geração de leads, a coleta de dados adequadas a LGPD, campanhas de marketing ainda mais segmentadas, mais possibilidades de conversões, entre outros.

Marketing interativo

Outra tendência que está em alta, e também não é uma estratégia tão nova assim, mas já é tendência para 2021, é o marketing interativo.

Em um ano em que tivemos que estar separados fisicamente, a vontade de interagir e participar na internet foi grande.

As marcas passaram a investir mais no poder da interação com os usuários. Criando assim um envolvimento mais humano, assim como as experiências em tempo real e o UGC que já citamos.

As empresas precisam criar cada vez mais conteúdos que se destacam diante de diversos outros que estão na internet e nas redes sociais, como por exemplo, quizzes, calculadoras, ebooks, infográficos, questionários, vídeos, entre outros.

São esses conteúdos interativos que conectam as marcas com os consumidores e despertam o interesse deles.

Aumento do uso de pesquisas por voz

As pesquisas por voz nos buscadores como o Google e em aplicativos como Alexa da Amazon, Bia do Bradesco e Siri da Apple, aumentaram significativamente no período da pandemia.

Segundo pesquisa da Academia do Marketing:

Para 2021 é esperado que 50% das pesquisas sejam feitas por voz. Isso impacta diretamente em como as marcas devem trabalhar o processo de otimização nas ferramentas de busca.

As buscas por voz possuem estrutura semântica um pouco diferente das pesquisas por texto feitas em computadores e smartphones.

Por isso, é necessário adaptar as estratégias de SEO para este tipo de pesquisa para não perder posições de destaque nos buscadores.

Conteúdos mais visuais

Não é de agora que os conteúdos visuais, como fotos e vídeos, são os que trazem os melhores resultados em termos de estratégias de marketing.

Durante a pandemia, estes tipos de conteúdos se reinventaram, como por exemplo, as lives que conquistaram o apelo do público.

Muitas marcas apostaram nos recursos novos que surgiram nas redes sociais para fazer lives, stories, Tik tok, Reels, IGTV, entre outros.

Valorização do trabalho home office

Uma tendência que se popularizou no período da pandemia e que veio para ficar de vez:

o modelo de trabalho remoto, principalmente na área de marketing digital.

Muitas empresas tiveram que aderir a essa modalidade durante a pandemia e muitas irão permanecer desta forma após.

As empresas identificaram uma melhora nos processos de trabalho em casa.

Mais disposição e motivação de seus funcionários, além da economia e redução de custos.

O home office já é padrão para algumas empresas. Sendo considerado mais prático, mais confortável e mais vantajoso, e no mercado pós-pandemia com certeza estará em alta.

Agora que você já sabe quais as principais tendências de marketing digital para 2021, é hora de se preparar para aderi-las! Não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar com isso! Entre em contato com a gente.