Usabilidade Web e criação de sites precisam andar de mãos juntas.
Não adianta ser o fera da criação de sites se você ignora um dos conceitos mais importantes em marketing online: a usabilidade na web.
Muitas empresas possuem a consciência da importância de um bom ambiente virtual e também de se fazer um bom trabalho, investindo pesado para criar seus sites.
Como resultado, encomendam templates sob medida, colocam toda a identidade visual da empresa e por isso, o site torna-se o novo queridinho.
O problema, sobretudo, é que é comum acabar esquecendo a experiência do usuário (UX – User Experience).
Isso ocorre quando o site consequentemente é feito somente seguindo as vontades e gostos de quem planejou.
Em primeiro lugar basta lembrar que, a usabilidade é também a facilidade com que as pessoas utilizam a ferramenta, plataforma ou objeto.
Portanto, caso seu site não tenha uma boa interface, ele pode ficar para trás devido a isso. Afinal, existe algo mais frustrante na internet do que problemas de usabilidade em um site?
Veja abaixo algumas situações que deixam os usuários irritados:
- Ele demora mais de 30 segundos para abrir
- sites com sobreposições de cores que dificultam a leitura
- Tamanho da fonte ( fonte 8 não dá né?)
- Ausência de sinal de navegação no site
- Sem possibilidade de contato com o dono do site
- Ele utiliza a mesma cor do texto para os links
E isso, é apenas a ponta do iceberg. Além desses, existem mais problemas na hora da criação do site.
De novo lembre-se: A usabilidade do seu site é extremamente importante para sua credibilidade tanto quanto para a experiência do usuário.
” Um usuário satisfeito é muito mais valioso do que três usuários infelizes.”
No que é preciso estar atento na hora da criação de sites?
Em primeiro lugar saber que a usabilidade na web significa a facilidade com que os usuários conseguem chegar ao seu objetivo dentro do site.
Vamos fazer um teste e descobrir se seu site passa?
1 – Acessibilidade:
Quando o cliente visita seu site, ele lê mensagens de erro ou dizendo que o site está fora do ar? (caso sim, corrija. Você pode ter perdido muito mais do que um leitor)
2 – Lentidão:
Ele precisa ser muito rápido! As pessoas na internet estão cada vez menos pacientes. Nessa regra vale a máxima do “se vira nos 08 segundos”.
E um outro problema ainda mais agravante: o tempo de carregamento também conta para SEO, afetando seu ranking no Google. Confira os dados abaixo:
- 40% dos usuários abandonam um site se ele não carregar em menos de 3 segundos
- Um segundo a mais para carregar um site pode resultar em um queda de 16% na satisfação do usuário
- A cada um segundo para carregar, um site pode perder 7% em conversões
3 – Use Pop-Ups sem exageros:
Muitas pessoas usam a janelinha de cara. Assim que a pessoa entra no site ela automaticamente vê a Pop-Ups. Não que seja errado, mas pense:
Você não pede a pessoa em namoro no primeiro encontro pede? Então porque ser tão intruso na primeira visita de alguém a seu site?
É preciso ganhar a confiança do visitante e conhecê-lo melhor, para depois ofertar uma Newsletter ou algum desconto promocional.
Para enfrentar essa questão, nossa dica é usar o Optin Monster, ele permite uma boa segmentação para o pop-up será mostrado.
4 – Alt Tag? Hãm?
Calma, sem desespero! Poucos realmente sabem do que se trata. Alt Tag nada mais é do que o texto que diz do que se trata uma imagem e é importante pois, ajuda no SEO do seu site.
5 – (404) Not Founded Error
Um dos principais erros cometidos é não criar uma página personalizada para erro.
Quando você não cria, você deixa de mostrar ao leitor possibilidades para ele voltar para a homepage ou para a área de artigos do seu site.
6 – Conteúdo:
Alguns sites simplesmente não deixam as informações claras já na home. As pessoas querem saber sobre o que o site é em poucos segundos, entenda isso!
Você possui em torno de 8 segundos antes que um visitante deixe seu site. Portanto, se ele não descobrir rapidamente do que se trata sua página, irá deixá-la.
7 – Navegabilidade:
Tudo começa no menu de navegação. Ele precisa ser bem pragmático e direto. O problema nesse item pode ocorrer de duas formas:
- O site não possui um menu de navegação
- O site possui vários menus de navegação
Nossa dica é limitar o uso do menu de navegação para os itens e as páginas mais importantes do seu site.
8 – Cadê o campo de busca?
O campo de pesquisa costuma ficar sempre no topo de um site, no menu de navegação principal. Entretanto, outros bons lugares para se ter um são: Sidebar
Rodapé (footer). Nâo dar importância a esse campo é um tiro no pé. Solução: Tenha uma área exclusiva para o campo de pesquisa no menu de navegação do seu site.
9 – URLs bagunçadas:
O endereço de destino precisa dizer para a pessoa para onde ela está sendo enviada. Por padrão, o WordPress, uma das ferramentas mais usadas, coloca as URLs de um site assim: http://www.site/?p=631. Vamos combinar que a parte “?p=631” não diz nada com nada e é aí que você pode perder visitantes. Edite e customize sua URL de acordo com o seu propósito.
Bem, vimos até aqui alguns erros cometidos na criação de sites. Na próxima matéria veremos sobre a união da usabilidade web + Design.
Conheça Nossas Soluções Web Customizadas