+55 (21) 3486-3469

Canais fantásticos e o quê habitam – De olho nas tendências digitais (Parte1)

21 de fevereiro de 2018
Designlab

Tudo muda o tempo todo no muuuundo…e as tendências digitais não ficam pra trás!

Quem trabalha com marketing digital, redes sociais, SEO e outras ferramentas online sabe que não dá pra moscar. Precisamos estar sempre alinhados às tendências digitais que se renovam a todo segundo na WWW.

Todo começo de ano pós carnaval é a mesma coisa: Hora de rever as estratégias e tecnologias que funcionaram bem para o ano que passou o e mapear quais são as próximas mudanças necessárias para as empresas. Com as transformações, as mudanças e inovações são inúmeras e é preciso estudar muito bem as tendências digitais,

principalmente para evitar margem de erros e não entregar resultados aos clientes.

Hoje, para saber melhor sobre uma empresa ou marca, acabamos buscando informações no Google, Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e outros canais.

E é sobre eles que falaremos. A começar pelo mais acessado no Brasil: Facebook!

De janeiro pra cá, a rede social lançou diversas novidades e quem não acompanhar pode ter o alcance e o trabalho prejudicado. Vamos ver?

NOVIDADES FACEBOOK 2018

MARKTPLACE

Não é de hoje que o Facebook se tornou um ambiente de compra e venda, de tudo o que se possa imaginar. Prestando uma maior atenção nisso, a empresa viu uma oportunidade e lançou o seu próprio ambiente MarketPlace, que também concorre com a OLX. Para ter acesso é simples. No próprio aplicativo do Facebook, para Android ou iOS, basta clicar no ícone dedicado ao ambiente, localizado na barra inferior.

Canais fantásticos e onde habitam - de olho nas tendências digitais.

 

BOTÃO NÃO CURTIR

Há boatos! Muitos usuários reclamavam com a rede por ela não ter uma função parecida com a do YouTube, para expressar desgosto ou descontentamento. Por isso, para amenizar as tretas, o Facebook criou os Reactions: “amei”, “triste” e “grr”e outros. Mas ainda assim é diferente de um botão estilo “não curtir.

Mas, esse ano a rede social parece testar exatamente essa possibilidade. Até onde sabemos, a novidade ficará restrita aos comentários (não será possível “não curtir” uma postagem) e se chamará “Downvote”. Como ainda está restrita e em período de testes, não fica claro se a novidade terá a simples função de demonstrar insatisfação ou algo a mais.

Canais fantásticos e onde habitam - de olho nas tendências digitais.

 

FACEBOOK STORIES

Sabe o Stories? Aquelas postagens estilo snapchat, que somem em 24 horas? Tem novidade nessa áera também e ela oferece aos usuários um mapa no qual é possível compartilhar informações com amigos selecionados,

que poderão conferir a sua localização a partir de postagens públicas populares feitas na mesma região em que você se encontra.

Atualmente, o Facebook já deixa você postar Stories de um evento.

Exibindo as postagens para todos os que confirmaram presença. Portanto, essas postagens usariam como base a localização dos usuários, algo que pode ser ainda mais interessante para quem está em um lugar e quer saber o que está bombando por ali.

Canais fantásticos e onde habitam - de olho nas tendências digitais.

 

 

NOVIDADES INSTAGRAM 2018

REGRA DOS 10%

Não se sabe se é verdade mas, um dos boatos que vem circulando entre os Instagramers é que, agora ao fazer uma publicação na mídia, apenas 10% do seu público será exposto a ele. Por isso, vai ocorrer pelas mudanças do algoritmo do Instagram. Caso a postagem tenha um bom engajamento, o post ganhará relevância e aparecerá com maior frequência ao restante do público.

Para os viciados em engajamento, temos mais uma triste notícia: será necessário responder os comentários na sua página dentro de 60 minutos, caso contrário, a visibilidade da sua publicação provavelmente será afetada. Se você é o louco das hashtags, pode ir parando por aí. Ao usar indevidamente essa ferramenta, sua publicação pode ser considerada como spam, até mesmo desaparecendo da timeline.

 

CHATBOTS?

Você pode até não ter ouvido falar deles, mas com certeza já deve ter interagido com este tipo de tecnologia. Chatbots são robôs virtuais que usam da inteligência artificial para manter uma comunicação humanizada com as pessoas, aproximando o usuário da marca. Sabe aquele atendente virtual que responde as suas dúvidas no famoso “posso ajudar” ? Sim, são os chatbots atuando e não tem nada de Black Mirror nisso.

 

PERFIL IMPECÁVEL

Sim, você não leu errado. É cada vez maior o número de pessoas que procuram pelas marcas,

primeiramente, no Instagram, em vez de irem direto ao Google. Isso significa que, da mesma forma que você se dedicou para criar um site com um layout impecável, também deverá dar a devida atenção ao seu feed do Instagram.

INSTAGRAM STORIES HIGHLIGHTS

Os Destaques do Instagram Stories permitem que as marcas ganhem maior visibilidade,

além de aumentar o engajamento do público e, consequentemente, crescer as vendas. Por isso, o gerenciamento de direitos digitais será mais ativo, gerando mais atenção sobre a reprodução de conteúdos no Instagram.

Ou seja, sua empresa deverá atender a algumas diretrizes de mídia social,

além de passar por um breve processo para conseguir permissão para repostar quaisquer tipos de conteúdos.

 

Na próxima matéria iremos falar sobre as tendências digitais para seu negócio nos canais do Linkedin e do Twitter.