A influência do design do produto no sucesso das vendas.
Já parou para avaliar a importância do design do produto com relação ao aumento das vendas e o sucesso comercial?
A embalagem deixou de ser indiferente na percepção do mercado com o consumidor, para atingir relevância no mercado atual, de grande competitividade. Se você parar pra pensar, existem incontáveis produtos semelhantes nas prateleiras, por isso, o design acaba por ser um fator decisivo no sucesso ou fracasso das vendas.
Dentro do marketing, o papel da embalagem como ferramenta abrange: comunicação, posicionamento e promoção dos produtos.
O motivo óbvio para isso acontecer é entender que um design do produto criativo desperta o desejo do público, já um design pobre gera desinteresse. Contudo, ainda vemos no mercado produtos sem nenhum tipo de investimento na embalagem. Isso ocorre, pois, os gestores e donos acham um gasto desnecessário e supérfluo.
Mas não vá por esse caminho. Um investimento em identidade visual, como design de logotipo, cartão de visitas e material gráfico se mostra bastante lucrativo, pois gera valor e aproximação com os clientes.
Vamos falar sobre o design do produto de uma das mais antigas e famosas marca do mundo: Coca Cola!
Com as novas gerações de consumidores mais preocupados com hábitos de consumo muito mais conscientes e saudáveis, a compra de bebidas adoçadas artificialmente diminuiu. A Diet Coke, por exemplo, apesar de ser o terceiro refrigerante gaseificado mais vendido dos EUA, registrou queda de 4,3% ano passado.
O fato é que, desde 1982, o produto se mostrou distante dos consumidores de bebidas açucaradas.
ESTRATÉGIA X RESULTADO
A marca anunciou uma de suas maiores reformulações nos sabores e na aparência recentemente. Trata-se de uma chance para reaproximar o público já consumidor e aproximar um público mais jovem.
“Estamos modernizando aquilo que tornou a Diet Coke tão especial para uma nova geração“
Disse Rafael Acevedo, diretor do grupo americano do produto, no website da Coca-Cola.
Os novos sabores são: limão com gengibre, cereja, manga e laranja, e estarão disponíveis nos EUA ainda este mês. Não se sabe quando o lançamento chegará ao Brasil.
O trabalho de rebranding foi desenvolvido pela Kenyon Weston pela levou 2 anos para ser concluído.
Foram inúmeras pesquisas e testes, até escolherem dentre os 30 sabores diferentes os 4 últimos, que seriam os oficiais.
Além de investir no novo design para a Diet Coke, a Coca Cola também criou sua própria tipografia.
É isso mesmo, as letras inconfundíveis que estampam as garrafas agora é uma tipografia oficial. Ela ganhou o nome de TCCC Unity (The Coca-Cola Company Unity) e está registrada desde julho do ano passado. Por isso, a criação da fonte põe um fim as variedades de fontes não oficiais que tentavam chegar próximo do designf oficial.
É possível conhecer melhor a TCCC Unity por meio de um aplicativo disponível para dispositivos iOS.
Em sua conta no Instagram, James Sommerville, vice-presidente de design global da Coca-Cola, apresentou maiores detalhes.