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O design do produto faz toda diferença, sim!

19 de janeiro de 2018
Designlab

A influência do design do produto no sucesso das vendas.

Já parou para avaliar a importância do design do produto com relação ao aumento das vendas e o sucesso comercial?

A embalagem deixou de ser indiferente na percepção do mercado com o consumidor, para atingir relevância no mercado atual, de grande competitividade. Se você parar pra pensar, existem incontáveis produtos semelhantes nas prateleiras, por isso, o design acaba por ser um fator decisivo no sucesso ou fracasso das vendas.

Dentro do marketing, o papel da embalagem como ferramenta abrange: comunicação, posicionamento e promoção dos produtos.

O motivo óbvio para isso acontecer é entender que um design do produto criativo desperta o desejo do público, já um design pobre gera desinteresse. Contudo, ainda vemos no mercado produtos sem nenhum tipo de investimento na embalagem. Isso ocorre, pois, os gestores e donos acham um gasto desnecessário e supérfluo.

Mas não vá por esse caminho. Um investimento em identidade visual, como design de logotipo, cartão de visitas e material gráfico se mostra bastante lucrativo, pois gera valor e aproximação com os clientes.

Vamos falar sobre o design do produto de uma das mais antigas e famosas marca do mundo: Coca Cola!

 

O design do produto faz toda diferença, sim!
Evolução das garrafas de Coca Cola

Com as novas gerações de consumidores mais preocupados com hábitos de consumo muito mais conscientes e saudáveis, a compra de bebidas adoçadas artificialmente diminuiu.  A Diet Coke, por exemplo, apesar de ser o terceiro refrigerante gaseificado mais vendido dos EUA, registrou queda de 4,3% ano passado.

O fato é que, desde 1982, o produto se mostrou distante dos consumidores de bebidas açucaradas.

ESTRATÉGIA X RESULTADO

A marca anunciou uma de suas maiores reformulações nos sabores e na aparência recentemente. Trata-se de uma chance para reaproximar o público já consumidor e aproximar um público mais jovem.

“Estamos modernizando aquilo que tornou a Diet Coke tão especial para uma nova geração“
Disse Rafael Acevedo, diretor do grupo americano do produto, no website da Coca-Cola.

Os novos sabores são: limão com gengibre, cereja, manga e laranja, e estarão disponíveis nos EUA ainda este mês. Não se sabe quando o lançamento chegará ao Brasil.

O design do produto faz toda diferença, sim!

O design do produto faz toda diferença, sim!

O trabalho de rebranding foi desenvolvido pela Kenyon Weston pela levou 2 anos para ser concluído.

Foram inúmeras pesquisas e testes, até escolherem dentre os 30 sabores diferentes os 4 últimos, que seriam os oficiais.

Além de investir no novo design para a Diet Coke, a Coca Cola também criou sua própria tipografia.

É isso mesmo, as letras inconfundíveis que estampam as garrafas agora é uma tipografia oficial. Ela ganhou o nome de TCCC Unity (The Coca-Cola Company Unity) e está registrada desde julho do ano passado. Por isso, a criação da fonte põe um fim as variedades de fontes não oficiais que tentavam chegar próximo do designf oficial.

É possível conhecer melhor a TCCC Unity por meio de um aplicativo disponível para dispositivos iOS.

O design do produto faz toda diferença, sim!

Em sua conta no Instagram, James Sommerville, vice-presidente de design global da Coca-Cola, apresentou maiores detalhes.