+55 (21) 3486-3469

Dicas de campanha de Marketing Digital bem feitas.

16 de abril de 2018
Designlab

Nesta matéria vamos explicar as melhores práticas para que você consiga realizar uma boa campanha de marketing digital.

O planejamento da campanha de marketing digital completo, alinhado com o seu plano de negócio é o que lhe permite configurar uma campanha perfeita.

Por isso, todo projeto deve realizar um bom planejamento para ter sucesso!

É nessa etapa que é feito o mapeamento da situação atual e também definido quais são os seus objetivos e de quantas estratégias sua campanha irá precisar.

Não é por acaso que algumas empresas/marcas atingem o sucesso através de campanhas de marketing digital.

Este resultado é o fruto de um trabalho árduo, que envolve uma série de etapas, como pesquisa, planejamento e execução da campanha.

E isso se chama plano de marketing digital.

Trata-se de um documento que consiste no planejamento de tudo o que irá compor a campanha de comunicação da empresa.

Além disso, é neste documento que serão expostas todas as formas com as quais se pretende agir de acordo com os seus objetivos de marketing digital.

Uma boa campanha de marketing digital segue etapas. Em primeiro lugar, são elas:

  • Pesquisa e coleta de informações – Obter informações acerca de seu mercado, assim como clientes, prospects e concorrência
  • Macroambiente – Máximo de informações possíveis sobre os seus consumidores, tanto quanto informações acerca de seu mercado
  • Microambiente – Informações sobre a sua empresa. Tudo aquilo que já foi feito para se divulgar, devido a como ela vem trabalhando no ambiente virtual
  • Planejamento digital –  Reunião de ideias e as melhores soluções para a empresa atingir os objetivos propostos provavelmente na primeira etapa do planejamento
  • Planejamento estratégico – Diz respeito ao planejamento de como cada uma das ideias será executada. Aqui, também deve ser apresentado um cronograma da campanha, envolvendo consequentemente todas as fases e datas do projeto.

Dicas de campanha de Marketing Digital bem feitas

Portanto, o marketing digital é a principal estratégia de comunicação da atualidade, e as principais vantagens são o custo-benefício e a capacidade de identificar e corrigir desvios rapidamente.

Passos para planejar o orçamento de uma campanha digital.

  • Objetivo
  • Mídias
  • Público alvo
  • Campanhas
  • Orçamento

A parte de orçamento sempre assusta o cliente. Talvez porque muitos sejam acima do que esperavam.

O ideal seria um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é difícil no mundo real.

As empresas têm suas limitações, e usam as armas que possuem.

#DICA 1 Nunca desenvolva o planejamento da campanha de marketing digital as pressas ou com informações incompletas.

Onde pode ser divulgada a campanha de marketing digital?

  • Matérias através de Blogs
  • Post do blog no Facebook
  • Anúncio no Facebook
  • Google AdWords – Pesquisa
  • Google AdWords – Shopping
  • Google AdWords – Display
  • LinkedIn – anúncios pagos ou orgânicos
  • LinkedIn – conteúdo da company page
  • Pinterest (dependendo do nicho do cliente)
  • Grupos no Facebook
  • Instagram – Com direito a Instagram Ads
  • Revistas digitais
  • E-mail marketing

Gerar leads, impulsionar vendas e branding de sua marca são exemplos de objetivos de seu planejamento de marketing digital.

Pode ser que sua campanha tenha mais de um objetivo e não existem problemas, desde que tenha bem definido como irá trabalhar.

Certifique-se de juntar todas as ferramentas e informações necessárias para o seu planejamento ser colocado em prática com pouca ou nenhuma possibilidade de margem de erros.

Este é o segredo para completar as etapas e executar suas estratégias com eficiência.