Acompanhe nossas dicas para um bom website. Seu negócio agradece.
Listamos algumas dicas para um bom website de sucesso. Confira.
A presença online de uma empresa é cada vez mais requisitada pelos consumidores, que procuram por produtos e serviços na internet.
Portanto, a partir do momento que existe uma “vitrine” online, as expectativas em relação aos resultados se tornam mais otimistas.
A criação de sites é um campo enorme, cheio de técnicas e boas práticas que garantem bons resultados.
Mas, muitas vezes é mesmo difícil saber qual caminho escolher diante de alguns desafios comuns do desenvolvimento de sites.
Sobretudo, um site deve fazer bem o que se propõe, divulgar os serviços ou produtos da empresa.
Muito mais que um “folder eletrônico”, ele deve ser um canal de relacionamento 24 horas com o cliente.
Por isso, é preciso que a personalidade da empresa seja incorporada em cada elemento, em cada aba, em cada função da maneira mais atrativa, eficiente e funcional.
Afinal, o que um bom site deve ter?
- qualidade;
- design atrativo;
- facilidade de navegação;
- conteúdo interessante.
Esses atributos serão capazes de atrair tráfego e, consequentemente, contribuirão para o aumento das vendas.
Cada segmento de mercado possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site.
Além disso, existem algumas dicas e truques que podem servir para grande parte dos projetos. Vamos conferir as dicas:
1 – Site responsivo.
Capacidade de adaptação do site a diferentes tipos e tamanhos de tela.
Isso permite a navegação em celulares, notebooks, computadores e tablets sem danos à navegabilidade.
O Google considera o responsivo como critério para o posicionamento dos sites na ferramenta de busca.
Por isso, empresas que ainda não aderiram à tendência estão perdendo visibilidade, tráfego gratuito e aquela forcinha do maior site buscador do mundo.
Cuidado com as animações! Evite usar Java e Flash.
São elementos que podem causar o bloqueio de computadores ou a lentidão excessiva no carregamento da página.
Com o surgimento de programas gráficos de animação como o Flash, o uso de animações se tornou descontrolado.
Caso a animação inicial se faça necessária, inclua a opção de pular a abertura do site e ir direto ao conteúdo.
O menos é mais.
Pense de forma simples. Isso não significa ter um site mal feito.
Páginas de Web rebuscadas e cheias de publicidade, com informações complexas levam à perda de foco para o que realmente deve ser destacado.
Como resultado, pense no que de fato é necessário para o seu site.
Informações claras na Home do site.
Ninguém gosta de perder tempo em um site.
Por isso, deixe bem claro o que você e sua empresa fazem e quais as suas especialidades.
Dê ao visitante todas as informações relevantes a respeito do seu negócio para criar também uma oportunidade de venda.
Mantenha seu site atualizado.
Atualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.
Além disso, um site com informações velhas não serve para nada.
Agilidade. Ninguém gosta de sites lentos.
As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site.
Diante dessa informação, faça o seu site carregar o mais rapidamente possível.
Pratique SEO.
É uma estratégia digital.
Produzir conteúdos relevantes está ligado a um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo.
O SEO, nada mais é do que uma forma de aumentar os acessos por meio de técnicas específicas na produção de artigos e na programação do site.
Separe os assuntos em menus e submenus.
Bons menus fazem parte de uma boa navegação, o que é essencial para manter o visitante de um site satisfeito com a experiência.
Se a quantidade de conteúdo for muito grande, facilite o entendimento de suas informações.
Agrupe os tópicos em temas. Isso facilita demais na hora de buscar determinado assunto dentro do site.
Conheça seu público.
Quem vai acessar o seu site?
Tomando como base a resposta para essa pergunta, você pode, sim, arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões.
Portanto, fique atento àquilo que pode representar uma dificuldade desnecessária ao visitante.
Disponibilize um campo de newsletter.
Nada melhor do que manter o contato com aqueles que têm interesse no seu site.
Coloque um formulário de contato com a opção de receber as novidades que você publica.
Posteriormente, você pode também usar essa lista de contatos para trabalhar um e-mail marketing.