Design Digital para Websites: estética e usabilidade.

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Design digital para websites: estética e usabilidade.

19 de março de 2024
Designlab

Acompanhe nossas dicas para um bom website. Seu negócio agradece.

Listamos algumas dicas para um bom website de sucesso. Confira.

A presença online de uma empresa é cada vez mais requisitada pelos consumidores, que procuram por produtos e serviços na internet.

Portanto, a partir do momento que existe uma “vitrine” online, as expectativas em relação aos resultados se tornam mais otimistas.

A criação de sites é um campo enorme, cheio de técnicas e boas práticas que garantem bons resultados.

Mas, muitas vezes é mesmo difícil saber qual caminho escolher diante de alguns desafios comuns do desenvolvimento de sites.

Sobretudo, um site deve fazer bem o que se propõe, divulgar os serviços ou produtos da empresa.

Muito mais que um “folder eletrônico”, ele deve ser um canal de relacionamento 24 horas com o cliente.

Por isso, é preciso que a personalidade da empresa seja incorporada em cada elemento, em cada aba, em cada função da maneira mais atrativa, eficiente e funcional.

Afinal, o que um bom site deve ter? 

  • qualidade;
  • design atrativo;
  • facilidade de navegação;
  • conteúdo interessante.

Esses atributos serão capazes de atrair tráfego e, consequentemente, contribuirão para o aumento das vendas.

Cada segmento de mercado possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site.

Além disso, existem algumas dicas e truques que podem servir para grande parte dos projetos. Vamos conferir as dicas:

1 – Site responsivo.

Capacidade de adaptação do site a diferentes tipos e tamanhos de tela.

Isso permite a navegação em celulares, notebooks, computadores e tablets sem danos à navegabilidade.

O Google considera o responsivo como critério para o posicionamento dos sites na ferramenta de busca.

Por isso, empresas que ainda não aderiram à tendência estão perdendo visibilidade, tráfego gratuito e aquela forcinha do maior site buscador do mundo.

Cuidado com as animações! Evite usar Java e Flash.

São elementos que podem causar o bloqueio de computadores ou a lentidão excessiva no carregamento da página.

Com o surgimento de programas gráficos de animação como o Flash, o uso de animações se tornou descontrolado.

Caso a animação inicial se faça necessária, inclua a opção de pular a abertura do site e ir direto ao conteúdo.

O menos é mais.

Pense de forma simples. Isso não significa ter um site mal feito.

Páginas de Web rebuscadas e cheias de publicidade, com informações complexas levam à perda de foco para o que realmente deve ser destacado.

Como resultado, pense no que de fato é necessário para o seu site.

Informações claras na Home do site.

Ninguém gosta de perder tempo em um site.

Por isso, deixe bem claro o que você e sua empresa fazem e quais as suas especialidades.

Dê ao visitante todas as informações relevantes a respeito do seu negócio para criar também uma oportunidade de venda.

Mantenha seu site atualizado.

Atualize periodicamente o site, para que as pessoas voltem a visitá-lo.

Além disso, um site com informações velhas não serve para nada.

Agilidade. Ninguém gosta de sites lentos.

As estatísticas mostram que, se um site não mostra alguma informação para entreter o visitante, num período de 15 a 30 segundos, o visitante cancela o carregamento e vai para outro site.

Diante dessa informação, faça o seu site carregar o mais rapidamente possível.

Pratique SEO.

É uma estratégia digital.

Produzir conteúdos relevantes está ligado a um dos principais benefícios do Marketing de Conteúdo.

O SEO, nada mais é do que uma forma de aumentar os acessos por meio de técnicas específicas na produção de artigos e na programação do site.

Separe os assuntos em menus e submenus.

Bons menus fazem parte de uma boa navegação, o que é essencial para manter o visitante de um site satisfeito com a experiência.

Se a quantidade de conteúdo for muito grande, facilite o entendimento de suas informações.

Agrupe os tópicos em temas. Isso facilita demais na hora de buscar determinado assunto dentro do site.

Conheça seu público.

Quem vai acessar o seu site?

Tomando como base a resposta para essa pergunta, você pode, sim, arriscar-se numa página inicial mais inovadora e fora dos padrões.

Portanto, fique atento àquilo que pode representar uma dificuldade desnecessária ao visitante.

Disponibilize um campo de newsletter.

Nada melhor do que manter o contato com aqueles que têm interesse no seu site.

Coloque um formulário de contato com a opção de receber as novidades que você publica.

Posteriormente, você pode também usar essa lista de contatos para trabalhar um e-mail marketing.