+55 (21) 3486-3469

Especialistas em SEO: Saiba mais sobre a carreira no Marketing Digital

5 de abril de 2019
Designlab

Saiba mais sobre a carreira dos especialistas em SEO e Marketing Digital no Brasil.

O que são e o que fazem os especialistas em SEO?

O analista de SEO é o responsável por otimizar páginas de sites para que as mesmas fiquem na melhor maneira possível.

Deste modo, elas ficam posicionadas nos mecanismos de busca como o Google e demais buscadores.

O foco desse profissional é a busca orgânica (gratuita) e para obter bons resultados o processo ocorre em médio/longo prazo.

Porém, muitas empresas ainda não possuem conhecimento sobre a importância do Google e existe uma dúvida muito grande sobre o profissional de SEO na empresa.

E é por isso que gestores ficam dividos se vale a pena ou não contratar especialistas em SEO.

Mas, se você não sabe o que é SEO, precisa ler esta matéria que preparamos para você.

De fato, vale muito a pena ter um responsável só por SEO, porque ele vai garantir que você consiga a otimização de tudo que você está fazendo no seu site.

Além disso, garante que vai existir tráfego no seu site e que esse tráfego será engajado e convertido.

É muito comum terem empresas que investem uma boa grana no desenvolvimento de um site, mas nada em SEO.

Como resultado, ninguém acessa os sites incríveis que existem!

Para ganhar a preferência do leitor, seja para blogs, revistas, jornais, sites, blogs, de pessoas físicas ou empresas, é preciso conquista-lo para seus conteúdos.

E mais:

O profissional que desempenha a função de especialista em SEO é um dos mais procurados entre as diversas especialidades do marketing digital.

Além disso, ele também é capaz de pegar um conteúdo que já existe no seu site e trabalhar a otimização dele.

É normal existirem conteúdos com ótimo potencial mas que não são trabalhados visando uma conversão de clientes.                       

Esta carreira é uma das que mais se destaca no ambiente online.

Quando você busca por algo na Internet, as respostas não aparecem por acaso.

Para isso, são necessárias técnicas, tanto no desenvolvimento do conteúdo do site, quanto na sua inserção no ambiente online.

O marketing de busca é uma das mais importantes dimensões do marketing online, já que se você não é encontrado nas primeiras páginas de respostas dos grandes buscadores como o Google, dificilmente irá gerar a exposição necessária para alavancar seus negócios online e encontrar seus clientes.

Em função das diversas dimensões envolvidas no trabalho de um especialista em SEO, este profissional precisa ter uma visão ampla de todas as vertentes do marketing digital,

para poder integrá-las de forma a potencializar os resultados do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

Tarefas fundamentais do especialista em SEO:

  • Criação de Conteúdo – Criar conteúdos para os clientes, não somente para os buscadores. Além disso, criar uma interação das pessoas com a matéria, criando uma expectativa de comentar e discutir sobre o tema proposto.
  • ON Page – Analisar o código do site, html, urls, navegação e usabilidade. Além de avaliar o conteúdo do site para que seja muito bem compreendido pelos motores de busca.
  • OFF Page – Seria o externo do site, como criar backlinks para o seu site. Conseguir o máximo de sites com o mesmo assunto que o seu, que irá indicá-lo por seu conteúdo ser de boa qualidade.
  • Treinar Equipes – Passar seu conhecimento e propósito para a Equipe, mostrando a Importância do SEO para um bom posicionamento e o que poderá mudar futuramente quando o site estiver bem posicionado e visto pelos motores de busca.

O profissional de SEO é capaz de otimizar muito o seu tempo, porque se você não tiver conhecimento desses assuntos você demora muito tempo para realizar essas tarefas.

Sobretudo, será preciso aprender sobre as ferramentas e todas as análises que fazem parte delas para então gerar estratégias de conteúdo e depois viralizar e promover o trabalho.

Atividades do especialista em SEO:

  • Elaboração de planejamento SEO;
  • Planejamento de palavras chaves;
  • Análise e planejamento de Link building;
  • Análise estrutural SEO do site;
  • Auditoria interna do site;
  • Otimização on page;
  • Otimização de conversão interna.

Existem várias atividades que são de responsabilidades de um profissional especialista em SEO,

mas elas vão depender da situação específica de cada empresa.

Não existe formação regularizada pelo MEC, mas é um caminho bastante comum entre recém formados em Marketing, Publicidade e Comunicação.