Estratégia digital: Quais perguntas que precisam ser feitas antes do próximo passo?
Estratégia digital é algo fundamental para quem quer sobreviver no mercado atual, mas ainda assim é necessário saber para onde ir.
Por isso, na matéria de hoje vamos abordar como o conteúdo é significativo para sua estratégia digital a partir de um case de sucesso nosso.
No ambiente digital, as empresas têm à sua disposição diversas tecnologias e plataformas. Mas é preciso entender como elas conversam entre si para que, alinhadas ao seu objetivo, consigam alcançar o resultado esperado.
A estratégia digital de grandes agências e companhias focam nos objetivos de awareness (alcance) e conversão e acabam se limitando. Pior ainda é que se esquecem muitas vezes que no meio destes dois existe um propósito mais importante, o da experiência do usuário (UX – User Experience).
Pensando nisso, a DesignLab atua em duas esferas:
- Análise de Cenário- Como sua empresa está sendo percebida na internet?
- Planejamento Estratégico – Presença de maneira elaborada.
Identificar um cenário é fundamental para a elaboração de um planejamento estratégico de sucesso pois, é a partir daí que uma marca avalia o comportamento dos seus clientes em relação a ela.
Uma estratégia completa traça os objetivos da empresa/marca/ no ambiente digital e determina o posicionamento, os objetivos, as formas de atuação e a interação com seu público.
NOSSO CASE DE SUCESSO.
Foi adotando e traçando estratégias digitais que transformamos o cenário de um cliente no Facebook.
A Tyent Brasil é referência na Indústria de Ionizadores de água de água alcalina ionizada.
Trata-se de uma empresa internacional, que vende no mundo todo.
No Brasil, o representante da marca, Albano Barbosa é nosso cliente e apostou junto a nossa equipe, no sucesso da marca.
Os ionizadores da Tyent são sem dúvida os melhores desse segmento, no entanto não era isso que faria a venda acontecer.
Após alguns meses de trabalho breve, um estudo de comportamento do consumidor foi feito pela parte de Social Media da agência.
Desse estudo concluímos, portanto, que além de ionizadores, a empresa vende:
- Saúde;
- Qualidade de vida;
- Bem Estar;
- Longevidade;
- Motivação;
- Espiritualidade.
Pronto! Tínhamos na mão conceitos chaves para se relacionar com os clientes.
Ainda nesse mesmo estudo, identificamos que a empresa teria 3 públicos a alcançar:
- Público 1 – Pessoas que não teriam o poder aquisitivo de comprar os produtos da marca mas se interessam pelos tópicos que a empresa aborda
- Público 2 – Pessoas que admiram a marca, os conceitos divulgados e podem ser possíveis compradores dos produtos
- Público 3 – Formadores de opiniões que não vão interagir nas postagens mas são compradores em potencial
Percebem que só nesses dois pontos já pudemos afunilar o público da página?
Criamos um Buy Persona para a página no Facebook, que nada mais é do que um perfil fake de quem seria seu cliente dos sonhos.
Englobamos os 3 tipos de públicos identificados acima e o que interessaria a essas pessoas receber como conteúdo.
Após o persona criado, começamos a trabalhar na parte de captação de likes (curtidas) para a página.
É importante possuir um público amplo, mas que ele seja ativo e participativo para você por em prática as estratégias de engajamento.
Em junho do ano passado, a página da Tyent Brasil no facebook contava com 628 curtidas.
Trabalhando em cima de LEADS qualificados e com direcionamento correto de público, atingimos 3.648 pessoas através do Facebook Ads.
Ainda era pouco e precisava crescer mais. Com uma verba limitada, no entanto, tornou-se ainda mais importante ter uma segmentação fiel e 99% assertiva. Mais uma campanha rodando.
O resultado dessa vez não nos impactou, ganhamos 2.687 curtidas, abaixo do que tínhamos em mente.
Com as festas de fim de ano e o recesso na porta, novas estratégias precisariam surgir no ano que se aproximava.
Dito e feito! Além da captação de público, começamos a trabalhar o engajamento nos posts com o mesmo cuidado de direcionamento.
Uma melhor gestão do conteúdo foi feito, as imagens ganharam uma nova identidade visual e como resultado temos hoje 15.229 curtidas na página.
Esse número fez a Tyent Brasil passar a frente da Tyent USA, Europa, Canadá, UK, Índia e outras.
Nossa maior surpresa, ou podemos dizer satisfação, foi saber pelo cliente, Albano Barbosa (vendedor exlcusivo da Tyent na América Latina), que o CEO da empresa na Coreia elogiou o trabalho feito e disse que é o melhor marketing que ele acompanha entre seus revendedores.
Para concluir a matéria de hoje, separamos algumas dicas importantes:
- Tenha estratégia e planejamento
- Trabalhe junto a um calendário de lançamentos e datas especiais
- Identifique seu público alvo, ainda que não sejam os clientes potenciais
- Produza conteúdo com qualidade e consistente
- Invista de foma correta e direcionada
- Tenha foco em resultados
- Seja transparente e didático nas redes sociais.