Estratégias para ter um blog de sucesso - DesignLab

+55 (21) 99955-5453

Estratégias para ter um blog de sucesso

12 de julho de 2017
Designlab

Aprenda a criar um blog de sucesso e, entenda como o processo pode ser mais simples do que você imaginava!

Hoje em dia, ter um blog virou sinônimo de ter uma chance de se ter sucesso em seus negócios ou lucrar com um determinado produto ou apenas com sua imagem.

Mas para conseguir isso, é preciso ter base em uma estrutura sólida e garantida, algo inovador e completo.

Vivemos em um mundo onde a presença online não é mais a promessa do futuro. É premissa do presente.

É impensável uma empresa que não possui seu próprio site.

Na verdade, o site sozinho já não é mais suficiente há algum tempo.

Numa era onde as pessoas trabalham, compram, vendem e se relacionam online, marcar presença nestas interações é fundamental para ter sucesso.

É neste contexto que os blogs deixaram de ser diários e registros pessoais para se tornarem parte indissociável da cultura online.

blog

Se você entendeu a importância do blog e está pensando em aplicar essa estratégia inovadora, que vem cada vez mais rendendo resultados positivos às empresas, você precisa levar em conta alguns itens importantes:

Design:

Um ambiente agradável aos olhos é a chave para que os usuários permaneçam no seu blog,

passeando entre os artigos, gerando interesse pelo assunto e, consequentemente, se tornando um cliente.

O conteúdo é fator principal do seu blog, portanto, a leitura do mesmo não pode ser cansativa.

Negritos, sublinhados e itálicos também são ótimos artifícios para incrementar seu texto e dar atenção à algumas partes,

mas é sempre bom lembrar que todo excesso é uma falha.

Usabilidade:

Não adianta ter um site em perfeito funcionamento para desktop, mas quando as pessoas vão acessá-lo pelo smartphone ou tablet ele abrir todo torto.

Um design responsivo é essencial para a captação de futuros clientes!

blog
Conteúdo:

Esse é o fator principal do seu blog, que deve ser pensado e desenvolvido com muita atenção.

Precisa estar muito bem alinhado com o perfil da sua empresa, linguagem do seu público e informações pertinentes.

Despertar curiosidade e interesse nas pessoas que você pretende atingir,

por meio de textos comunicativos e informativos são pontos cruciais para o sucesso do seu blog.

blog

Tenha atenção a taxonomia e as tags/etiquetas:

Seu site estará melhor estruturado se você utilizar as ferramentas de taxonomia que o WordPress já oferece.

Você pode utilizar as categorias ou as tags/etiquetas.

Você as encontra no menu Post e a diferença entre elas é que as categorias funcionam de forma hierárquica e as tags/etiquetas de forma desestruturada.

Para as tags você pode dar um nome, mas elas não estão organizadas em camadas.

Ambas funcionam e é muito importante utilizá-las também para que o Google possa ler e indexar corretamente o seu site ou blog.

Títulos: 

Você está explorando ao máximo os títulos do seu site? Para isso, vamos dar uma dica simples e preciosa:

mantenha os títulos com menos de 60 caracteres, utilize uma ou duas palavras-chave e a sua marca/nome no fim.

Mantenha seu conteúdo limpo e organizado, não só para que seu site seja bem indexado e consiga um resultado orgânico legal nas buscas,

mas para que conforme o conteúdo vá crescendo, os assuntos passados, relevantes, não se percam.