Com novo formato de anúncio, Facebook expande seu marketing digital

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Com novo formato de anúncio, Facebook expande o marketing digital

22 de setembro de 2017
Designlab

Novo formato de anúncio do Facebook imita catálogos de compras

Novidade agita profissionais de marketing digital.

Mesmo caindo pela metade em 2016, grandes empresas de varejo americano gastam juntas estimados 21 bilhões de dólares por ano com catálogos que na maioria das vezes vão direto para o lixo sem se quer serem abertos.

O pesado investimento mostra que apesar de retrógrada, essa estratégia de marketing ainda tem alguma importância para as marcas.

Na última segunda-feira (11), a empresa divulgou nos Estados Unidos um novo tipo de anúncio que passará a aparecer nas timelines dos usuários, expandindo o marketing digital da empresa.

O Facebook resolveu levar essa estratégia de marketing digital para dentro dos smartphones. Mantendo a tradição, mas adaptando para o mundo dos anúncios mobile.

O novo formato ganhou o nome de “lifestyle templates” e funcionará como um catálogo online.

O fato é que qualquer anúncio já faz o que um catálogo (tecnicamente) faz: apresenta um produto e tenta vendê-lo.

Porém, o novo “lifestyle templates” vai apresentar imagens que tentarão replicar os catálogos de uma maneira mais original.

O formato só será incluído no Brasil nos próximos meses, segundo o Facebook Brasil.

Como funciona:

A primeira imagem aparecerá como um anúncio normal do Facebook. Clicando na imagem uma vez, aparecerá uma galeria horizontal com todos os outros anúncios daquela marca. Como as páginas de um catálogo.

Um quarto mobiliado, uma cozinha, a imagem de um banheiro decorado. Na imagem, cada item à venda ali terá uma marcação.

Quando o usuário clicar na cadeira que aparece na imagem, verá o anúncio específico da cadeira, com preço e detalhes. Se quiser, poderá fazer a compra ali mesmo, sem sair do site.

Segundo a marca em entrevista para o site Business Insider, os novos anúncios mantêm a característica única dos catálogos: o fator “storytelling”. Não são produtos anunciados separadamente. Há contexto, conjunto. De certa forma, desperta a imaginação e os sonhos de potenciais consumidores.

Diferenças:

Outro ponto fundamental do novo anúncio é que, diferente dos tradicionais, que querem apenas que o usuário clique e compre, o anúncio servirá mais como “fonte de inspiração”: ao folhear um catálogo, o consumidor se inspira e anota ideias para uma futura reforma na sala, uma futura redecoração da casa etc.